terça-feira, 16 de dezembro de 2014

BATEDORES DE CARTEIRA


Desde que eu era criança e frequentava os bancos de escolas, todos os professores que tive me diziam garbosamente que nós vivemos em uma “Democracia” e completavam: “Este termo vem do latim e significa: Governo do Povo e para o Povo!” Eles só esqueceram de dizer, e depois de muito tempo foi que descobri! Os nossos políticos fazem um governo estritamente voltado para o Povo. O Povo deles, os de casa. 
Vejam bem, o Programa Bolsa Escola, do governo Federal, do qual faz parte a cidade de Itaporanga, diz o seguinte em um dos seus requisitos: 

A seleção das famílias que participarão do programa obedecerá aos seguintes critérios: 

apresentar renda familiar mensal per capita de até 1/2 salário mínimo. 

Em nossa cidade, tem muita, mais muita gente mesmo, que tem mais de um bom emprego público e seus filhos estão recebendo o dinheiro do Bolsa-Escola, a exemplo de professores que tem até o CEPES, bem como o vereador Severino Gerônimo Ricarte (Biu Ricarte), que além do salário de vereador que é por volta de oitocentos reais, sua esposa ainda tem emprego público municipal, e os seus três filhos (quantidade máxima permitida) foram contemplados e estão a receber o dinheiro do referido Programa. Isto em detrimento a pessoas realmente carentes que, não sabemos por que, foram excluídas do programa. 
A prefeitura tem que criar um conselho para supervisionar este Programa e deve tê-lo criado. O Conselho que deve ser formado por membros do Executivo, Legislativo, Judiciário, Conselho Tutelar da Criança, Escolas e Pais de Alunos e deveria acompanhar e fiscalizar a aplicação e o destino do dinheiro do Bolsa-Escola. Quem são e onde estão os membros deste conselho? 

E por que não estão atuando? 

Será que são farinha do mesmo saco? 

Havendo, e deve haver uma fiscalização por um órgão competente, Itaporanga com certeza perderá a condição de continuar no Programa, o que, em muito, prejudicaria muitas famílias decentes, embora pobres e carentes; que fazem todo o esforço para terem ou manterem seus filhos estudando. 


BATEDORES DE CARTEIRA II

Há quinze dias atrás foi denunciado nesta coluna, o abuso cometido no programa Bolsa-Escola, onde muita gente está recebendo o benefício por burlar o primeiro pré-requisito para participar do mesmo: 

apresentar renda familiar mensal per capita de até 1/2 salário mínimo. 

Talvez não tenha ficado bem claro para alguns, mas, isto quer dizer que: não pode participar nenhum aluno da rede pública, mesmo que esteja dentro da faixa etária, se os seus pais recebem um salário que dividido por todos os filhos, o pai e a mãe o resultado seja superior a R$90,00 mensais. Consultando a Secretária de Educação do Município, ela falou que preenchendo os requisitos de idade e matrícula na rede pública, a renda familiar declarada pela mãe (mesmo que falsa?) o aluno teria direito ao benefício e depois jogou a culpa no conselho que, ela mesma escolheu e creio eu, poucos sabem que fazem parte do mesmo. 
E qual será a desculpa deste conselho? Com a palavra, qualquer membro do mesmo. Será que eles depois da denúncia procuraram ao menos ver a lista dos beneficiários? Qual será a atitude tomada em relação a quem burlou o primeiro requisito do programa? Não me digam que estas pessoas irão continuar recebendo, quando por direito, esse dinheiro, recebido ilicitamente teria que ser devolvido! 
E a Câmara Municipal? Será que tomará alguma providência para coibir ao menos os que fazem parte da casa? A Matéria foi lida em plenário e como uma denúncia, terá que ser apurada. Afinal os vereadores representam ou não à vontade e os anseios do povo? Ou será que mais uma vez os nossos representantes vão praticar a zooerastia? 

 ***

Viva a Democracia

O Brasil é um dos poucos países no mundo em que você pode ter uma piscina dentro de casa e não tem porque não pode. 


BATEDORES DE CARTEIRA III

Que me perdoem se insisto neste tema, mas não sei ver os erros, desmandos e injustiças cometidas principalmente por quem tem a obrigação de não fazê-tos e ficar calado. Pode até não surtir efeito algum ou cair no vazio, mas continuarei falando o que penso, principalmente quando são verdades que nos envergonham. 

Esta semana houve pagamento do Bolsa Escola e os que foram aqui denunciados continuam a receber o benefício. Gente, os programas de ajuda do Governo Federal são sérios (ou pelo menos deviam ser tratados com seriedade). Há poucos anos, em um destes programas de emergência, aqui mesmo em Itaporanga houve até a intervenção da Policia Federal. Será que as nossas autoridades querem que nossos estudantes carentes percam a oportunidade de receberem esse dinheiro que é pouco, mas até os que não precisam estão a receber? 

O Conselho Municipal continua omisso quando já deveria ter procurado fazer uma rigorosa fiscalização, benefício por benefício. Os membros desse conselho não ganham para participarem do mesmo. Pode ser esta, a causa do descaso. 

A Câmara Municipal, já está, ou está entrando em recesso (as férias dos parlamentares mirins). Creio eu que haverá apenas uma reunião para a entrega de mais um Título de Cidadão, um dos projetos de “interesse da comunidade” que mais tramitam na Casa de Adauto Araújo. Pena que cada vereador só pode ter um projeto deste por ano, pois se não fosse limitado, quanto não cresceria a nossa população em um ano. 
Alguns vereadores, por pressão de professores que desconfiam de desvio de recursos do FUNDEF, queriam e tentaram constituir uma CPI, onde falaram até em cassar o mandato do prefeito. E porque não uma para investigar o caso do Bolsa Escola, um programa também do Governo Federal, onde não existem suspeita, e sim, provas de irregularidades praticadas por quem de direito, é pago para inibi-Ias. 

Eu devo estar ficando velho e como todo idoso, sou também saudosista. Bons tempos aqueles em que podíamos confiar nos políticos! 

E por falar nisto. Um tio meu, João Inácio de Araújo Neves, foi por três legislaturas, vereador aqui em nossa cidade, deixando depois a vaga de representante dos Inácio para outro que não chegou a ir muito longe. No final da década de oitenta em um bate-papo com tio João, eu questionei:
Porque o senhor não quis mais ser vereador? 

No que ele me respondeu: 
“Rãnere”, você acredita em mim?

Quando lhe respondi: 
Claro que sim! 

Tive como retorno: 
Foi por isso! 

***

O HOSPITAL

É público e notório que neste nosocômio encontramos médicos capacitados, mas que o atendimento aos pacientes deixa muito a desejar. Não foi a morte desta infeliz mãe e seu filho a primeira denúncia feita. 

Toda pessoa que lida diretamente com o público e que ganha para isto tem a obrigação de tratar bem todas as pessoas sem distinção de raça ou posição social, principalmente os profissionais da área de saúde, pois quem os procura, muitas vezes está em total estado de desespero e merecem apoio e carinho e não chutes e patadas. 

A prefeitura municipal dispõe de duas ambulâncias que vivem direto na estrada carregando doentes, pois a única que existe no hospital, só serve para passear na cidade com o motorista e um funcionário e quando alguém a requisita a desculpa é que ela está quebrada. 

A Drª. que entrou no ar, no programa Rádió Vivo em defesa própria e do marido foi infeliz e antiética nas suas declarações. Que ela procurasse se defender é um direito dela, que defendesse o marido chega até a ser uma obrigação, mas atirar pedras nos colegas, chamá­los de incompetentes, falar do atendimento no outro hospital; isto é, no mínimo, falta de educação e ética. Mas o que esperar de quem em uma campanha política, em cima de um veículo, passava fazendo gestos obscenos para os adversários... 

***

Hospital - Infeliz daquele que procura, feliz aquele que encontra. 


BATEDORES DE CARTEIRA - Último Ato

Algumas pessoas me cobraram por não ter colocado outros nomes, além do vereador aqui citado. Para que se divulgue uma denúncia apontando nomes, precisamos ter provas e eu não posso me expor se infelizmente não as tenho. Caberia, no entanto, ao Conselho ou a Curadoria Pública ou a própria Câmara Municipal fazer a investigação e descobrir outros nomes. 

Agora sei que este caso terá solução. O Governo Federal está exigindo um novo Recadastramento Geral para que todas a famílias carentes se habilitem a participar dos seus programas assistenciais. 

O Secretário da Agricultura, o Sr. Alberlando Leite, que já demonstrou ser uma pessoa capacitada e séria (exemplo que deveria ser seguido por todos) é quem está à frente desse cadastramento e tenho absoluta certeza que não mais teremos que denunciar aberrações como as ocorridas no programa Bolsa Escola. 

***


VANDALISMO

“Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. 
Rui Barbosa 

A Prefeitura Municipal de Itaporanga, já pela segunda vez vem tentando arborizar a avenida Crizanto Pereira. Foram colocados vários jarros com plantas que, pouco tempo depois, foram destruídas. Agora, desta vez, além de matar algumas, já roubaram dezesseis destas mudas. Um dos moradores da avenida encontrou uma solução bem original par proteger as que ficam nas proximidades de sua residência: 

Colocou galhos de jurema preta em volta da mesma. Talvez coíba por alguns dias, sei não. Pode ser que estes vândalos fiquem com raiva e quando a ramagem estiver seca, ateiem fogo nela ou no próprio senhor que colocou a jurema. Meu Senhor Tenha Muito Cuidado! 

O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros. 
Confúcio 

Agnaro Pati

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More