segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Em Itaporanga, secretário do Fic lamenta descaso da maioria das Prefeituras regionais com a cultura

Ele esteve na cidade participando de uma oficina sobre editais culturais


Por Redação da Folha – O Fundo de Incentivo à Cultura (Fic) Augusto dos Anjos, órgão ligado ao Governo do Estado, lançou três editais que vão disponibilizar mais de seis milhões de reais para o desenvolvimento de projetos artístico-culturais de artistas e entidades de fomento à cultura em todo o estado.

O secretário do Fic, Pedro Santos (foto), esteve em Itaporanga na manhã desse sábado, 20, ministrando uma oficina para artistas e produtores culturais sobre o preenchimento dos editais para concorrer aos recursos. Durante sua exposição, Pedro lamentou que a maior parte das Prefeituras regionais não tenha aderido ao Sistema Nacional de Cultura, o que prejudica os artistas e entidades culturais situados nesses municípios.

Entre as Prefeituras que não fizeram adesão figuram Piancó, Santana dos Garrotes, Pedra Branca, Santa Inês, Igaracy, Olho D’água, Caiana e Itaporanga, que é sede da 7ª Regional de Cultura do Estado. “Só com a Prefeitura de Itaporanga, nós contactamos cinco vezes, e não houve interesse, e a única coisa que o município iria gastar era tinta de caneta”, lamentou o secretário, ao propor uma grande mobilização dos artistas regionais para pressionar os municípios a fazerem o dever de casa.

Os artistas e produtores culturais que residem em cidades que não aderiram ao Sistema Nacional de Cultura não poderão apresentar projetos para o edital 02 e terão pouca chance no edital 01, que é aberto para todos os municípios, mas aquele que aderiu ao sistema já tem, ao menos, duas vagas certas. Por exemplo, se Itaporanga e Piancó tivessem feito a adesão, o custeio de dois projetos em cada uma das cidades já estaria garantido, mas, como não aderiram, os projetos locais terão que concorrer com propostas de todo o estado, diminuindo as chances de serem contemplados.

No Vale, os únicos municípios que aderiram ao Sistema foram Aguiar, Conceição e Serra Grande, que se desligou da Regional Cultural de Itaporanga pelas dificuldades que a regional apresenta e migrou para Cajazeiras.

Publicado pelo Folha do Vale em 21-12-2014


Itaporanga e Piancó não aderem ao Sistema Nacional de Cultura e prejudicam produtores e artistas

Eles ficam impossibilitados de concorrer em editais voltados a investimentos culturais


Por Redação da Folha – Até o final do mês passado, dois dos mais importantes municípios do Vale (Itaporanga e Piancó) ainda não tinham aderido ao Sistema Nacional de Cultura. A omissão dessas Prefeituras pode custar caro para artistas e produtores culturais dos dois municípios porque dependem da adesão para concorreram a editais que destinam recursos para atividades artísticas.

No começo deste mês, o Fundo de Incentivo à Cultura (Fic), que é vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, lançou o edital 002 que vai garantir dinheiro para microprojetos culturais, mas só poderão concorrer aos recursos propostas de artistas e entidades situadas em municípios aderidos ao Sistema Nacional de Cultura.

Como, até o lançamento do edital, as Prefeituras ainda não haviam feito sua adesão, os artistas e entidades culturais situados na ára territorial dos dois municípios ficarão de fora. O mais grave é que Itaporanga foi a única cidade sede de regional de cultura (7ª Regional) do estado que não aderiu ao sistema nacional.

Publicado pelo Folha do Vale em 15-12-2014

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More