quinta-feira, 31 de julho de 2014

Legislatura de: 1951/55

Este meu registro histórico poderia referir-se a um passado mais distante, mas, pelos motivos retromencionados, ele começa da década de 1951, quando Itaporanga tinha o Dr. Praxedes da Silva Pitanga, como o seu Prefeito; o Sr. Sebastião Rodrigues de Oliveira, como Vice-prefeito e, como Vereadores, os Senhores: Severino Clementino de Carvalho (Presidente da Câmara), Luiz César Loureiro, José Pedro Cavalcanti, Adauto de Oliveira e Silva, José Vieira Barros, Severino Epaminondas de Sousa, Juvêncio Sérvulo de Sousa, Antônio Leite Cavalcanti e Antônio Bernardo Lopes. 

Em dezembro de 1954, o vereador Severino Clementino de Carvalho pediu "licença" do cargo, por seis meses, assumindo o seu lugar, o Suplente Manoel José de Sousa, conhecido por "Manoel Vigó". A Presidência da Câmara passou a ser exercida, pelo vereador José Pedro Cavalcanti. 

É pena não ter encontrado subsídios, para registro dos primeiros anos dessa legislatura, mas o pouco, que encontrei, deu para sentir a seriedade e o espírito público desses bravos cidadãos, que chegaram a discutir e votar projetos de relevante interesse para a Comunidade, tais como, empréstimo para estudo do abastecimento d'água, na Cidade; subvenção para a Escola de Comércio Euclides da Cunha e a aquisição de um Motor elétrico para a Vila de Serra Grande (Timbauba). 

Um fato curioso, nessa legislatura, me chamou à atenção. É que, em dezembro de 1954, o vereador Antônio Bernardo Lopes apresentou, durante sessão da Câmara, uma "moção de regozijo" pela eleição do Dr, Pitanga para a Câmara Federal. Nessa mesma ocasião, o Suplente, no exercício do cargo, Manoel José de Sousa, fiel escudeiro do Dr. Pitanga, apresentou, também, uma "moção de apoio" à Administração Municipal e de "irrestrita solidariedade política" ao Dr. Pitanga. Ao ser colocada, a "moção", para votação do plenário, os Vereadores Adauto Oliveira e Silva, José Vieira Barros e Antônio Leite Cavalcanti pediram a retirada da palavra "política". Isto nos leva a crer que os citados Vereadores não faziam parte do esquema político do Dr, Pitanga, que acabara de ser eleito Deputado Federal. Se votassem a moção, como fora apresentada, estariam se comprometendo e comprometendo, também, a coerência ideológica e a fidelidade partidária. Vejamos que, há cinqüenta anos, os homens públicos eram muito mais fiéis às suas ideologias políticas e partidárias do que muitos políticos da atualidade. 

Depois que o Dr. Praxedes da Silva Pitanga assumiu a Câmara dos Deputados, Itaporanga passou a ser governada, pelo Vice-prefeito, Sr. Sebastião Rodrigues de Oliveira, no segundo semestre de 1955. 

Demir Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More