sábado, 26 de julho de 2014

Politia e Politcos


A vide política em Itaporanga, desde os seus primórdios, sempre foi agitada, com facções bem definidas, lideradas por políticos carismáticos e de grande apelo popular. Foi o médico José Gomes da Silva a primeira grande personalidade da política da cidade, confrontando-se a época com o advogado Praxedes da Silva Pitanga, um jurista irreverente, de muitos fatos, de muitos casos e de muitas estórias. José Gomes foi também o primeiro itaporanguense, quando a cidade ainda era Misericórdia, a ocupar o Governo da Paraíba, na qualidade de interventor federal. Afastado da política, o seu espaço foi ocupado por outro médico, o Dr. Balduíno Minervino de Carvalho, também opositor de Pitanga

A presença de médicos na política de Itaporanga sempre foi uma constante. A Prefeitura. por exemplo, num passado não muito distante, foi ocupada pelos doutores Francisco Clementino de Carvalho e Adailton Teodulo, que realizaram boas administrações, sendo que o primeiro é o responsável pela melhoria da qualidade de vida dos habitantes da cidade, no inicio da década de 60, com a implantação dos serviços de abastecimento d'água e saneamento básico, e a eletrificação urbana da sede do município, com energia fornecida pela hidroelétritica de Coremas. O segundo conseguiu com o governador João Agripino Filho a abertura e funcionamento do Hospital Distrital "José Gomes da Silva", beneficio que a população de Itaporanga esperava há mais de vinte anos. 

Depois de José Gomes, Praxedes Pitanga e Balduíno de Carvalho, que foi deputado estadual por seis Legislaturas, o político itaporanguense de maior expressão e prestigio estadual foi o jornalista José Soares Madruga deputado, secretário de Estado, presidente da Assembleia Legislativa, cargo que o levou a assumir o cargo de Governador. Foi ele o principal responsável pelo grau de desenvolvimento que Itaporanga ostenta na atualidade, abrigando na cidade os principais órgãos regionais do Governo do Estado. Hoje, a política de Itaporanga tem no deputado Djaci Brasileiro a sua estrela maior, levando-se em consideração a sua densidade eleitoral no município e a liderança que exerce em todo o Vale, estendendo-se de Piancó a Conceição.

A galeria dos Prefeitos, inaugurada no salão de entrada  da Prefeitura Municipal de Itaporanga, representa uma significativa homenagem da prefeita Kátia Pinto Brasileiro àqueles que dirigiram os destinos do município nos últimos oitenta anos. A galeria não mais existe na prefeitura, desde o governo Porcino.
Apesar de ter conquistado a sua emancipação política em 1863, Misericórdia continuou dependendo administrativamente dos poderosos de Piancó, que manobravam com toda a vida do novo município, tanto que somente no final da década de 19, com a eleição de Álvaro Alvim da Silva para o comando administrativo da cidade é que os naturais de Itaporanga assumiam efetivamente o poder, o que foi reforçado pela chegada de José Brunet Ramalho a chefia do Executivo, em 1921. A partir daí e até o final da ditadura de Vargas, o município foi governado por José Gomes da Silva, Sebastião Gomes da Silva, Praxedes da Silva Pitanga.,Irineu Rodrigues da Silva, Antonio Vital Gomes e Marcolino (Sínhozinho) Farias e Hormisda Teodulo da Silva.

Após a redemocratização do Brasil, na década de 40, passaram pela Prefeitura de Itaporanga vários políticos de larga visão administrativa, como José Barros Sobrinho, Praxedes Pitanga, Sebastião Rodrigues, Abraão  Diniz,  Francisco Clementino de Carvalho  (Dr. Paizinho),  Sinval Mendonça,  Adailton Teodulo,  Sival Pinto, Marleno Barros, Moacir Pinto, João Franco da Costa, Murilo Bernardo, Will Rodrigues, José Silvrno Sobronho, Kátia Lúcia Fonseca, a primeira mulher a administrar a cidade, Antonio Porcino Sobrinho, Djaci Farias Brasileiro e Audiberg Alves de Carvalho (até 2016). Cada um dos nossos interventores, prefeitos eleitos e líderes maiores, ao longo dos anos realizaram obras fundamentais para o progresso do município. 

Revista Itaporanga, Janeiro de 2000

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More