quarta-feira, 23 de julho de 2014

O porquê.


A ideia de criar um espaço que servisse de fonte de pesquisas para quem visse a precisar de nossa história e pensando no resgate e preservação da mesma, leva ao século passado, e quando o primeiro prefeito deste século assumiu, eu, a duras penas criei o site oficial (da prefeitura) de Itaporanga, este sonho durou poços meses.

Quando em 204, o prefeito seguinte assumiu, tente novamente por o site no ar, o que, para frustração minha, permaneceu pouco tempo no ar; mas eu sou brasileiro e não desisto nunca, então resolvi, para comemora o sesquicentenário da emancipação política de nossa terra, já que os políticos fazem pouco ou nenhum caso com nosso passado, resolvi, com a colaboração de alguns amigos, criar um blog que suprisse essa falha.

Este espaço virtual nos é fornecido gratuitamente, não sendo preciso compra nenhum domínio, nem gastar com hospedagem dos arquivos, o que acontecia com o site Itaporanga.com, que para ser mais barato, decidimos registra um domínio internacional (.com) que precisou, na época, ser pago em dólares; nem tampouco é preciso pagar a um provedor da web, pelos serviços de hospedagem das páginas.

Itaporanga não preserva sua história passada, é tanto, só como exemplo disso, temos o Cemitério Mãe de Misericórdia, criado na Administração de Sebastião Gomes, no inicío dos anos 30 e a consequente desativação do antigo Campo Santo, que data dos primórdios da fundação da cidade e onde estava enterrada parte da nossa história e cultura; com o passar dos tempos, foi invadido por particulares que fizeram suas casa ou aumentaram seus terrenos a custa do bem público e em detrimento do que era mais sagrado, pois lá estavam nossos antepassados, que simplesmente foram banidos da nossa memória.



Essa necrópole era próximo ao centro de nossa urbe, era delimitado pelas ruas Pedro Américo e Rua da Gaveta, limitando-se pelos muros das residências da Praça em frente a Igreja Matriz, até a casa onde morou Tertú e seu acesso principal era nas imediações da cãs que pertenceu a João Inácio.

Cabe a você, que se interessa por esta preservação colaborar para o enriquecimento desta que será um biblioteca e uma fonte de pesquisas para as gerações vindouras. Você pode colabora enviando material para o email itaporanga150@gmail.com ou nos procurando pessoalmente. Itaporanga, penhoradamente, lhe agradece!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More