domingo, 3 de maio de 2015

Daqui para Brasília, uma ilusão vendida como verdade


Por Sousa Neto - Os poderosos não têm interesse no crescimento intelectual do povo para que possa iludi-lo com qualquer coisa ou promessa em tempo de eleição ou em qualquer tempo, mas sempre visando o voto. Em vez de propor solução verdadeira para atacar a causa da violência, que está relacionada ao nosso precário sistema de ensino e a injustiça social, eles querem agora botar adolescentes na cadeia para dizer ao povo que estão trabalhando pela segurança, mas o que vão fazer é agravar ainda mais o problema da criminalidade.

Muitos dos nossos senadores e deputados são tão hipócritas que eles mesmos dizem que o sistema carcerário está falido e é uma fábrica de bandidos, mas querem botar dentro desse sistema meninos e meninas que foram tragados pelo mundo do crime exatamente porque o dinheiro público que seria para transformá-los em gente de bem, a gente do mal da política botou no bolso, e agora defende a prisão para suas próprias vítimas.

A maioria das crianças e adolescentes que delinquem vivem nas ruas ou em famílias degradadas pela miséria e o álcool, muitos abandonados pelos próprios pais ou por que fugiram de casa em função dos maus tratos. Em vez de trabalhar pela melhora da educação, da saúde pública mental, pela ampliação da moradia e pela construção de centros de acolhimento de crianças e adolescentes abandonados, o que os políticos mandatários querem é tratar problemas sociais com polícia e cadeia, e toda essa criminalização e opressão contra os pobres e negros, já mortos aos montes pela omissão e balas oficiais todos os dias, vão brutalizar ainda mais nossas crianças e jovens periféricos.

No último dia 16, fez três anos que o professor Paulo Freire foi declarado patrono da educação brasileira, e, em sua “pedagogia crítica”, defendia que somente pela via do questionamento é que se constrói uma educação transformadora e libertária. Mas quero me reportar ao pensamento de outro grande educador nacional, Anísio Teixeira. A ideia da escola em tempo integral proposta por ele 80 anos atrás continua atual e não vejo outro caminho se não esse para livrar este país de todos os seus males, inclusive da violência.

Se o projeto de Anísio tivesse sido implementado décadas atrás, hoje os nossos terríveis e temíveis políticos não estariam na iminência, como estão, de jogar meninos e meninas aos 16 anos dentro da grande escola do crime, que são os presídios deste país, para que saiam de lá criminosos bem formados e irrecuperáveis.

Se em cada periferia dos pequenos e grandes centros urbanos do Brasil nós tivermos uma escola em tempo integral, não existiria tanto tráfico de droga, tanto assassinato, tanto roubo, tanta violência. Mas o dinheiro da escola em tempo integral eles botam no bolso e, depois, iludem a sociedade dizendo que vão resolver o problema da criminalidade enchendo ainda mais as cadeias e condenando gente já condenada pela injustiça social resultado da corrupção. Por que eles, então, não aumentam a pena para quem desvia o dinheiro público? Não, isso eles não querem, o que querem é nos iludir, e muitos se iludem porque não querem ou não foram ensinados a pensar criticamente como propôs Freire.

Mas, na verdade, os políticos não estão preocupados em resolver o problema da segurança pública, o que querem, principalmente, é jogar para a torcida, é aparecer bem na mídia policialesca e alienante comandadas por figuras televisivas que vivem do sangue e das desgraças alheias como Datena, Rezende, Samuka e muitos outros.

É importante ressaltar que o Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê punições a partir dos 12 anos, mas os governos não melhoram nem ampliam os centros de recuperação e mentem para o povo dizendo que a cadeia resolve. Se resolvesse, 99,9% dos crimes mais graves que ocorrem neste país não seriam cometidos por maiores de 18 anos, ou seja, cadeia não impede a delinquência porque combate apenas os sintomas do mal, não suas causas. Se não houver mudança na estrutura social desta região e deste país, não haverá solução.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More