quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Praxedes Pitanga - 2º mandato


PRAXEDES DA SILVA PITANGA - Décimo prefeito de Misericórdia - 1951 a 1954 (segundo mandato)

Praxedes da Silva Pitanga foi o primeiro itaporanguense a governar sua terra natal por duas vezes, sendo que a primeira, foi nomeado por João Pessoa. Foi eleito pelo PTB, tendo como vice-prefeito o sr. Sebastião Rodrigues de Oliveira e a câmara era formada pelos edis: Severino Clementino de Carvalho (presidente), Luiz César Loureiro, José Pedro Cavalcanti, Adauto de Oliveira e Silva, José Vieira Barros, Severino Epaminondas de Sousa, Juvêncio Sérvulo de Sousa, Antônio Leite Cavalcanti e Antônio Bernardo Lopes.

Pitanga venceu nas urnas o empresário Omar Mangueira e agro pecuarista Chagas Soares, pai do saudoso deputado Soares Madruga, que por diversas vezes, como presidente da Assembleia Legislativa, assumiu o governo do estado, quando Wilson Leite Braga era o chefe do executivo paraibano.


Colocou energia elétrica nos sete distritos do município, hoje cidades, além de melhorar a iluminação urbana. Construiu os mercados públicos e barragens para o abastecimento de água em São José de Caiana e Serra Grande, Construí um cinema com fins educativos e um enorme mercado de 120m de comprimento por 88m de largura, ocupando um quarteirão, no centro da cidade; fez ainda várias estradas vicinais.

Renunciou ao cargo de prefeito para ser candidato a Deputado Federal pelo PTB, mas novamente não obteve êxito. Argemiro eleito Senador e Deputado Federal decidiu-se pelo Senado e Pitanga, finalmente, pode ir para o Congresso Nacional. De 1955 a 1958 destacou-se pelas matérias que apresentou, os discursos que pronunciou e as atitudes que adotou nos momentos mais difíceis da vida nacional, como a votação pelo impedimento de Café Filho e Carlos Luz, quando votou contra. Em 1962 tentou voltar à Câmara Federal, ficando numa suplência ao lado de Raimundo Asfora e Arnaldo Lafaiete. Depois deste insucesso revolveu abandonar a política o que fez em 1967, quando voltou à sua condição de Promotor de Justiça. Primeiro em Itaporanga depois de Campina Grande e finalmente, em João Pessoa.

Aposentou-se com as honras de Desembargador e com as vantagens financeiras compatíveis ao cargo. A partir daí foi para a sua banca de advocacia, voltando a ser aquele advogado irreverente, corajoso e inteligente que a Paraíba aprendeu a admirar e a respeitar. Praxedes da Silva Pitanga não foi apenas um advogado. Foi um dos melhores que a Paraíba produziu nos últimos 100 anos. Acusando ou defendendo sempre prendia a atenção dos jurados, plateia, juiz e demais integrantes da Corte. Sua inteligência brilhante e a sua sagacidade eram aplaudidas e reconhecidas por todos. Como político, sempre fazia valer o seu ponto de vista e foi o único itaporanguense a passar pela Prefeitura de Itaporanga, em duas oportunidades distintas, como interventor e como prefeito eleito, pela Assembléia Legislativa e pela Câmara dos Deputados. 

Pitanga era filho de Maximiano de Sousa Conserva e Porfíria Ilovina Conserva da Silva e nasceu no dia 02 de março de 1896, em Itaporanga. Casou-se com Maria Regina Guedes Pereira Pitanga e desta união nasceram Marcelo Maximiano, Frederico Augusto e Maria Alzira. Faleceu no dia 27 de março de 1991, em João Pessoa, e foi sepultado no Cemitério Senhor da Boa Sentença.

Praxedes Pitanga foi Candidato a "O Itaporanguense do Século", mas obteve apenas 74 votos (4,9%), ficando em quarto lugar.

______________________________________
Se alguém da família ou amigos discordar ou quiser acrescentar algo ao que foi escrito aqui, pode comentar e fazer o acréscimo ou correção e muito nos ajudaria se postassem fotos a época, ou se enviassem para o email: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More