quinta-feira, 25 de setembro de 2014

HISTÓRIA DE VIDA DO SENHOR ADEMAR SOARES


Ademar Soares nasceu no Sítio Cantinho no município de Itaporanga, aos 05 dias do mês de março de 1928, sendo o 4° dos 08 filhos do Senhor Moisés lnácio de Araújo e Dona Maria Soares. Desde sua infância trabalhou na área da agricultura e ainda jovem chegou a trabalhar no alugado (como falava-se na época) prestando serviços também no plantio de fumo com o fazendeiro Belmiro Pinto. 

Casou-se com a senhora Ana Rodrigues Soares, construindo uma bela família onde teve 05 filhos, três homens: Leonardo, Ademarzinho e Lailton e duas mulheres: Lourdinha e Aninha. 

Como todo sertanejo acima de tudo é um forte, com Seu Ademar não seria diferente. Para sustentar essa família com dignidade, trabalhava na roça, ou seja, na agricultura durante a semana e aos sábados trabalhava de barbeiro, com o passar dos tempos foi observando que sendo barbeiro a sua renda melhorava cada vez mais, preferiu deixar o sitio e vir morar na rua, para dar uma condição de vida melhor aos seus filhos, a exemplo dos estudos, e assim o fez, vindo residir na Rua Marquês do Herval, hoje Manoel Medeiros Maia.

Dedicando mais ainda na profissão de barbeiro ao lado do seu irmão, Francisco, conhecido por Chico, trabalharam juntos por varias décadas na esquina do mercado público. Sempre dedicado ao trabalho conseguiu comprar algumas propriedades e imóveis na cidade, ficou conhecido por Ademar Barbeiro.

Fez parte da sociedade desta cidade, grande conselheiro, muito sério, porém, com um coração enorme e bondoso, umas das maiores reservas morais de Itaporanga, muitas pessoas o procuravam para seguir suas orientações e devido ser um homem bem visto pela população, era sempre procurado pelos políticos que por aqui passaram, sempre respeitado por qualquer lado político e em certo tempo se envolveu na política a pedido dos amigos, sendo eleito vereador por dois mandatos e Presidente da Casa Adauto Antonio de Araújo, junto com Carlos Alberto Ferreira e lvanó Araújo nos anos de 1983 a 1989.

Lembrando que no seu primeiro mandato, os vereadores não tinham subsídios seus pares na primeira legislatura foram: Valdomiro Araújo, José Zú Figueiredo, Djacir Sinfronio, José de Sousa, João lináceo de Araújo, Felinto Saturnino, Edval Figueiredo e Francisco Diassis Firmino, depois do segundo mandato ele se afastou da política, mas foi comandante de grupos políticos.

Foi também Presidente do Atlântida Esporte Clube e fundador do “Pocirão na época do Presidente Heleno Feitosa Costa. 

Seu Ademar, ajudou a aposentar muitos produtores e produtoras rurais em nosso município, sempre ofereceu o documentos aos mais necessitados como por exemplo os INCRAS de suas propriedades rurais, chegando até ser advertido pelo INSS e Padre Zé (in memoriam), porém, ele dizia que se fosse preso por ajudar a quem tem necessidades, correria esse risco, pois não iria preso sizinho; para tanto Padre Zé passou a lhe dar razão e acompanhar o seu raciocínio e nunca deixou de ajudar aos pequenos produtores como também nunca foi preso por fazer o bem. 

Ademar era tão ligado ao seu irmão Chico que quando o seu irmão morreu ele saiu daquele local e foi trabalhar em uma das suas casas na Avenida Getúlio Vargas, dividindo o espaço com seu filho Ademazinho até o seu último dia de trabalho. Ele perdeu sua esposa Dona Ana, a mãe dos seus filhos, no ano de 2006 e Deus observando aquele homem dedicado aos princípios da ética, da moral e dignidade religiosa, coloca em sua vida a Senhora Janete Araújo para ser sua esposa, amiga e anjo de guarda até o seu último suspiro de vida.

1 comentários:

Grande homem,
Será lembrado pra sempre guerreiro .

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More