sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Oito anos sem o nosso querido Padre Zé

O Criador contempla a Criatura
Era próximo ao meio-dia, os sonos dobravam e a população de Itaporanga, desconfiada, sem querer acreditar; confirmava a que jamais queriam ter certeza. Vitima de um câncer nos pulmões, morria em João Pessoa, o Inesquecível Padre Zé!

O itaporanguense nestes mais de cinquenta anos, aprendeu a admirar, muito até venerar aquele seminarista, recém saído do seminário de Cajazeiras e designado Pároco de Itaporanga, pela morte do Padre Firmino, em uma véspera de noite de São João.

O que pouca gente talvez saiba é que outro filho adotivo de nossa cidade, o também admirado Fernão Dias, mais conhecido como Seu Fernão, Homem impressionantemente inteligente, espírita por convicção, aui primeiro desembarcou, como que a preparar a vinda do padre, de quem gozou por toda vida uma estranha, para muitos, mais uma sólida amizade, apesar de religiões, à época, bastante antagônicas.

Poucos meses se passaram desde a chega de um, para avinda do outro, ambos muito fizeram pelo desenvolvimento da nossa comunidade e dela, em retribuição ganharam respeito e admiração, ambos nos deixaram, fatidicamente no mesmo ano; com poços meses de diferença, vitimadas pela mesma doença; Só que Fernão muito contribui para isso, pois fumou por longos anos enquanto Padre Zé nunca chegou a experimentar o gosto deste vício. Desígnios de Deus.

Exéquias de Padre Zé
O desenvolvimento de Itaporanga em muito deve as iniciativas desse Padre que não só se preocupava a pregar a palavra de Deus, queria ver seu rebanho bem. Para os que são ainda jovens vale lembra que entre outras obras, vale apenas citar a reforma e ampliação de uma das mais belas igrejas do Brasil, a nossa Igreja Matriz; foi ele o idealizador do hoje Colégio Diocesano Dom João da Mata, que além de educação, tem dado civismo e preparado para a vida, muita gerações de itaporanguenses; Criador e mantenedor por mais de quatro décadas, daquela que era a menina doa seus olhos, a Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino, que durante esses quase cinquenta anos de existência, tem revelado ao Brasil e ao mundo, grandes talentos como é o caso de Radegundes e muitos outros.

Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino
Foi o responsável pela criação da Sic-Vale, a segunda empresa de telefonia, quando há Paraíba só existiam duas empresas deste ramo, ela e a também extinta Telingra (Telecomunicações de Campina Grande); muito contribuiu para a instalação do INPS, atual INSS, criou a “Gráfica do Ginásio” ou a “Gráfica do Padre”, que além de impressos, tem formado mão de obra especializada e aquela que é considerada sua maior obra, a Estátua do Cristo Rei, que a época de sua inauguração era o terceiro maior monumento do país
.
É por essa e outras razões que partilho com aqueles a ideia de que hoje é mais do que merecido ser feriado em memória do seu nome, feriado este trocados pelo ponto facultativo, pelos nosso vereadores na legislatura de 2008 a 2012, a pedido do Clube de Diretora Legistas (CDL) local, que afirmava ter um feriado sobrando, em nosso calendário. 

Paulo Rainério Brasilino

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More