domingo, 14 de setembro de 2014

Sinval Mendonça


SINVAL MENDONÇA PINTO – Décimo quanto prefeito de Itaporanga - 1964 a 1969


Sinval Mendonça Pinto candidatou-se e venceu a campanha política derrotando o ex-deputado Praxedes da Silva Pitanga, com o apoio do deputado Balduino Minerviino de Carvalho, sendo o seu vice o comerciante Paulo Costa Lima. O seu mandato durou seis anos, já que foi prorrogado por mais um, estendendo-se te 1964 a 1969. 

As suas principais realizações foram a construção de mais de 30 mil metros quadrados de calçamento, aquisição de um trator e carroções para o transporte do lixo, manutenção do sistema de abastecimento d’água que era administrado pelo município, manutenção do serviço de energia elétrica, também sob responsabilidade da prefeitura, doação de terreno a CEHAP, no Alto do Santo Antônio, para a construção de casas para os mais carentes, doação de uma ambulância ao Lions Clube de Itaporanga, doação de terreno ao DNOCS para a construção da subestação de energia, além da manutenção de um eficiente serviço de assistência aos mais pobres.

A sua época a Câmara Municipal de Itaporanga tinha a seguinte composição: Ademar Soares, Djaci Sinfrônio da Silva, Edval Figueiredo, Francisco Assis Firmino, Felinto Saturnino da Silva, José Zú Figueiredo, José Manoel de Souza, João Inácio de Araújo Neves e Valdomiro Araújo Lima. Sinval Mendonça tinha três auxiliares diretamente ligados ao seu gabinete: Áurea Gomes Nunes — tesoureira, José Augusto de Carvalho — secretário-geral, e Antônio Pereira Alves — secretário das Finanças. 

Filho do casal Joaquim Mendonça da Costa e Maria Elita Mendonça Pinto, era natural da cidade de Serraria - PB, no Brejo paraibano, onde nasceu no dia 03 de dezembro de 1924. Iniciou seus estudos em Campina Grande, mas como seu pai, agente fiscal do estado, era constantemente transferido, estudou também em Sousa e Soledade, cidade onde com a pouca idade que tinha, trabalhou vendendo cereais em uma pequena mercearia, que era própria. Estudou ainda no seminário paraibano, sendo colega do Monsenhor José Sinfrônio, deixou o seminário e voltou a estudar em Campina. Sinval trabalhou como garimpeiro e desfibrador de agave. Aos dezoito anos, foi servir as Forças Armadas em João Pessoa, no auge da 2ª Guerra Mundial, onde chegou ao posto de Cabo do Exército. Mesmo sendo sempre aconselhado por oficiais a  manter-se incorporado e seguir a carreira militar, achando rígido o regimento da caserna, pediu baixa do Exército e foi trabalhar na SANBRA, como funcionário da Sociedade Algodoeira Nordestina BRAsileira, morou temporariamente em Patos, Picuí.e Teixeira, vindo finalmente a fixar residência em Itaporanga no ano de 1948, onde chegou a ser gerente da algodoeira. Em 1961, para ser candidato a prefeito de nossa cidade, pediu demissão da SANBRA, passando a gerência da mesma a seu compadre e colega de trabalho, José Will Rodrigues

Casou-se com Maria VaIdenir Pinto Mendonça com quem teve os seguintes filhos: Maria do Carmo, Onildo e Homero. Sinval adotou Itaporanga como a sua terra e dela nunca mais afastou-se. Exerceu inúmeros outros cargos de relevância no município. Faleceu aos 73 anos de idade, no dia 27 de agosto de 1998.

Sinval Mendonça, foi o primeiro prefeito de Itaporanga, nascido fora do Vale do Piancó (nasceu em Serraria - PB, no Brejo paraibano) e era administrador quando a cidade completava seu centenário, embora não tenha havido comemorações especiais.

__________________________________________

Se porventura, existir algum fato não condizente com a verdade, desculpem-nos, pois, poucas são as fontes de consulta. Os familiares dos ex-prefeitos que quiserem colaborar conosco, com fotos ou documentos; favor entrar em contato com: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More