domingo, 28 de setembro de 2014

Os 63 anos da presença e da obra Missionária Carmelita em Itaporanga

Frei Casanova e Madre Carmelita, fundadores da Congregação
O colégio Padre Diniz é um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais de Itaporanga. Uma das sementes plantadas aqui pela Congregação Missionária Carmelita, que chegou à cidade em 1946 e cuja origem é Princesa Isabel, onde foi criada em 25 de março do ano de 38 do século passado pelo frei espanhol José Maria Casanova Magret e a madre Carmelita de Jesus.

A obra cristã e educacional das irmãs missionárias carmelitas em Itaporanga é importantíssima. Nas últimas seis décadas, milhares de estudantes passaram pelo Padre Diniz, onde também se formaram as primeiras turmas de professoras do município, na década de 50. Anexadas à escola estão a capela e a Casa de Formação, que já encaminhou para a vida religiosa centenas de moças do Vale e de outras partes do país.

A Casa de Formação de Itaporanga é uma das 14 instituições preparatórias que a Congregação mantém no país, especialmente no Norte e Nordeste, e onde vivem atualmente três freiras (irmãs Célia, Luzia e Regina, que é a coordenadora) e duas aspirantes (Maria Nayane, de Coremas; e Marcela da Cruz Cardoso, do Pará), que dão os primeiros passos para alcançar os votos perpétuos, ao todo são nove anos de caminhada, ou seja, estudo, preparação e oração.

Outras jovens regionais têm buscado o mesmo caminho, e a porta de entrada para a vida
missionária são os encontros vocacionais, eventos que a Casa realiza para atrair meninas com tendência religiosa, e entre as futuras moradoras da residência Missionária Carmelita podem estar duas moças de Aguiar, duas de Coremas e uma de Itaporanga. “A razão de nossa vida é o encantamento que temos por Jesus e pelo o evangelho”, diz a irmã Maria Célia Romão Batista. A pedrabranquense é freira há vinte anos e explica que a Casa de Formação sobrevive graças ao apoio da Congregação e ao trabalho e aposentadoria das irmãs residentes.

Missionárias Carmelitas em Festa Esta semana as missionárias carmelitas estão em festa. De 13 a 16 de julho elas celebram Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Congregação. Durante estes três dias ocorrem missas na capela a partir das 19h, concelebrada pelo pároco local e o frei Geraldo Bezerra, e na quinta-feira, além da celebração, também haverá quermesse. “As irmãs missionárias carmelitas de todo país estão celebrando Nossa Senhora do Carmo, nossa padroeira”, comenta irmã Célia.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More