domingo, 28 de setembro de 2014

Sinval Pinto


SINVAL PINTO BRANDÃO – Décimo Sexto Prefeito de Itaporanga – 1973 a 1977

Sinval Pinto assumiu a Prefeitura Municipal de Itaporanga no dia 31 de janeiro de 1973, ficando no cargo até o dia 31 de janeiro de 1977. No período contou com a colaboração efetiva de Sinval Mendonça Pinto como secretário geral, Antônio Pereira Leite na diretoria geral, Hilton Campos Leite na tesouraria e Maria Assimar Henriques respondendo pelo setor educacional. A época, a Câmara Municipal era integrada peIos vereadores: João João Barreiro Sobrinho, Francisco Bidô da Silva, Manoel Pereira Caiana, Joaquim Salviano da Silva, Francisco de Araújo Pedrosa, Antônio Nunes Guimarães e José Felismino.

Entre as obras executadas por Sinval Pinto consta a demolição do antigo mercado público e a construção de um novo centro de abastecimento na Avenida Getulio Vargas, que recebeu o nome de Belmiro Pinto Brandão, seu pai, local que também serviu de abrigo a um terminal rodoviário. Promoveu a ampliação do cemitério "Mãe de Misericórdia", além da construção das escolas de primeiro grau "Euclides da Cunha" e "Jacinta Chaves", este último no Alto das Neves. Escolas do mesmo nível também foram construídas nos sítios Paraná e Cochos.

Em parceria com o Governo do Estado implantou a rede de esgotamento sanitário, a estação elevatória inicial do esgotamento e a lagoa de estabilização e depuração dos dejetos da cidade. Recuperou as estradas vicinais do município, construindo diversos bueiros. Fez a construção de calçamento e meio fio nas ruas João Firmino Gomes (Rua da Várzea) e Marques do Herval. No setor educacional merecem destaque ainda a fundação da Biblioteca "Paulo Correia da Silva", a criação da Bandeira e do Escudo do município e a implantação da reforma do Ensino Fundamental.

Ainda na sua gestão, exatamente no ano de 1973, o Alto Comando do IV Exército, hoje Comando do Nordeste, instalou-se em Itaporanga, promovendo uma série de manobras. desfile de viaturas, operação de combate a guerrilha, recuperação de escolas, encontro com prefeitos do sertão e promoção de assistência médica e odontológica. As tropas ficara acampadas no sitio Altinho.


Sinval Pinto fez ainda doação de terreno para a construção da Companhia de Polícia Militar, arborizou as avenidas Getúlio Vargas, Pedro Américo hoje Deputado Soares Madruga, Horácio Gomes. Padre Lourenço e Rua Salomé Pedrosa. Além de adquirir uma nova repetidora de TV e implantar o pagamento do décimo-terceiro salário ao funcionalismo municipal. Sinval executou um amplo programa de assistência social e patrocinou a realização de muitas festas, contando sempre com colaboração da esposa Pulchéria Pinto Brandão (Quesa), de cuja união nasceram os seguintes filhos: Sinval Filho, Saulo. Samuel, Sávio e Sara. Filho de Belmiro Pinto Brandão e Antônia Pinto de Souza, Sinval nasceu no sitio Várzea da Cruz, hoje pertencente município de Boa Ventura, no dia 06 de janeiro de 1928.

Revista Itaporanga, janeiro de 2000
__________________________________________

Se porventura, existir algum fato não condizente com a verdade, desculpem-nos, pois, poucas são as fontes de consulta. Os familiares dos ex-prefeitos que quiserem colaborar conosco, com fotos ou documentos; favor entrar em contato com: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More