terça-feira, 7 de outubro de 2014

Ademar Augusto


Ademar Augusto de Sousa  Carvalho

Ele se chamava ADEMAR AUGUSTO DE SOUSA CARVALHO, Jornalista,  filho mais velho do Escrivão de Polícia Civil ANTÔNIO AUGUSTO DE CARVALHO e  da dona de casa MARIA PERPÉTUA LEITE; teve como irmãos o Delegado de Polícia Civil JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO e a sua única irmã MARIA JOSÉ LEITE. 

Era Casado com a funcionária Estadual MARIA CABRAL NEVES CARVALHO, conhecida na cidade como NIZEUDA e teve como filhos o Oficial de Justiça REYNOLLDS AUGUSTO CABRAL, o mais velho; RONEYDE AUGUSTO CABRAL, a sua única filha;  e o caçula da família, que levou o seu nome, ADEMAR AUGUSTO DE SOUSA CARVALHO JÚNIOR, conhecido por todos na cidade  como “JUNINHO”. 

Nasceu em 15 de dezembro de 1945 e  desencarnou em 08 de  agosto do ano de 2005, com quase 63 anos de idade, vítima de complicações geradas pela diabetes,  doença de histórico familiar.Ademar, conhecido pelos íntimos como Babá, era jornalista e tinha graduação no curso de letras. Sempre atuou na comunicação e movimentou a política de Vale do Piancó, notadamente de Itaporanga. Era correspondente e funcionário do SISTEMA CORREIO DE COMUNICAÇÃO e mantinha um coluna semanal  que tinha o nome de “VALE DO PIANCÓ”, noticiando os acontecimentos sociais e políticos do Vale.

Escreveu, também, para o jornal o Norte, A Tribuna, Folha do Vale, O Progresso, Jornal da Paraíba e muitos outros periódicos do Estado. Mas tinha uma verve pela comunicação  radiofônica e foi um dos responsáveis pela implantação da Rádio Correio do Vale AM, da cidade. Ademar Augusto foi um desses homens que contribuiu para o progresso da cidade de Itaporanga e sempre esteve presente aos movimentos políticos, às campanhas Municipais e Estaduais, sempre atualizando os eventos.  Participava, ao vivo, de noticiários radiofônicos das Rádios Tabajara, CBN, notícias e do próprio Correio da Paraíba, em que passou a sua maior parte da vida, como profissional. 

Criou a sucursal do Jornal Correio da Paraíba, onde era o ponto de encontro de intelectuais da imprensa, jornalistas, escritores e amigos. Também fundou a Difusora Tabajara, com projetores de sons das antigas e que serviu de estímulo para formar locutores da cidade, espalhados pelo Brasil, em um tempo que a dificuldade era o carro chefe. Foi um dos primeiros a rodar com carros de sons na cidade, divulgando as campanhas políticas da época.

Ademar foi um homem de bem e sempre buscou o desenvolvimento da sua terra. Esteve presente aos movimentos cívicos da cidade de Itaporanga e se tornou o locutor oficial do dia 07 de setembro, onde rememorava, com ufanismo, a história do nosso descobrimento, focalizando os heróis da nação.
Ademar Augusto de Sousa Carvalho, natural de Itaporanga, um dos filhos que fez muito pelo desenvolvimento Rainha do Vale.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More