quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Uma Gigante em Nosso Meio


Por Jesus Fonseca

Parabéns a esta Jovem que chegou ao Vale do Piancó, há 36 anos, trazendo na bagagem, o AMOR, a ESPERANÇA, a Salvação e Redenção de muitas famílias que viviam aflitas, em desespero, vendo seus entes queridos sucumbirem sem esperança alguma, sem nenhuma perspectiva de retorno ao convívio familiar. Refiro-me a esta gigante Instituição intitulada de Alcoólicos Anônimos – AA, que luta bravamente em defesa dos mais desprotegidos da sorte, os filhos do vício, e o que é mais sublime, sem visar lucros, sem interesses maiores, a não ser a redenção de um Ser Humano.


Eu sei do que estou falando, pois já senti na pele, juntamente com minha Família, as agruras, os transtornos que esta doença causa no seio de um Lar. Nós somos uma irmandade muito unida porque assim nos criou nossos Pais, “Seu” Totinha e Dona Dazinha, principalmente Ela que ficou viúva muito cedo e chamou para si a responsabilidade de ser Pai e Mãe ao mesmo tempo, não medindo esforços em nos unir fraternalmente e nos educar. Assim, a alegria, a felicidade de um é a de todos Nós, igualmente, sua infelicidade, seu sofrimento, é repartido a Nós todos. Dentro deste parâmetro, passamos a sofrer quando dois de Nós foram contaminados pelo germe do álcool. Sabíamos, porque os conhecíamos, que eram pessoas inteligentes, responsáveis, amigos, queridos em nosso meio, mas que de uma hora para outra sofriam uma bruta transformação quando acometidos desse triste MAL, o alcoolismo.

Pois bem, inteligentes como eram e como são, sabiam que teriam de sair do vício e, não sei se a convite de alguém, se por iniciativa própria, ou se pelas rezas de Dona Dazinha ou se pelas três coisas juntas, encontraram a AA pelo caminho, na época ainda AAA. Lá a Associação, paulatinamente, foi lhes devolvendo a confiança, a mola mestra de que tanto necessitavam para pegarem o caminho de volta. Há quase 30 anos nossos queridos irmãos Edmilson e João Dehon Fonseca colheram a semente da sobriedade e voltaram brilhantes ao seio de nosso Lar.

Sentindo o benefício que alcançara, João Dehon partiu pelo Brasil afora plantando mudas e mais mudas desta Árvore Preciosa, a AA. Nunca mediu esforços em ajudar a quem necessitava, nesta jornada sublime de salvar seres humanos, roubando-lhes este vício maldito e corrosivo, fruto da degenerescência humana, e dando-lhes novo alento. Temos mais que nos congratularmos com os dois, não só pela conscientização do mal de que são possuidores, mas muito mais pelo exemplo de força de vontade que dão àqueles que ainda se sentem fracos na difícil caminhada de recuperação.

É do conhecimento de todos e já devidamente comprovado que a violência no País, principalmente no trânsito, é causada pela ingestão de álcool por parte de motoristas, geralmente com vítimas fatais. Por outro lado, o índice de morte através de armas de fogo ou de qualquer outro tipo, na maioria das vezes também é causado pela embriaguês, nas festas, nos fins de semana, principalmente. Os gastos com estes acidentados, vítimas do “trânsito alcoolizado” e/ou de armas manejadas “etilicamente”, são enormes por parte dos Governos dos três poderes, com utilização da rede hospitalar autorizada pelo SUS com custos bastante elevados com profissionais da Saúde e medicamento, etc.

Logo, aqueles Poderes deveriam olhar com mais carinho esta INSTITUIÇÂO, Alcoólicos Anônimos, pois ela é o antídoto para muitas daquelas mazelas de fins de semana. Quantas pessoas deixaram de provocar vítimas ou mesmo fazer parte da lista de sofrimentos destes acidentados, porque se conscientizaram através do AA de como devem se comportar no meio social? 


Imagine, então, se a verba gasta para tanto sofrimento, fosse empregada naquela INSTITUIÇÃO, através da criação de Locais Apropriados ao difícil trabalho de recuperar vítimas do alcoolismo, como FAZENDAS com as devidas Infra-Estrutura apropriadas ao mister? É um caso a se pensar com carinho e ousadia. Seguindo o modelo da AA, muitas outras Associações já foram criadas pelo Mundo afora para recuperação de Gastadores Compulsivos, de viciados em jogos de azar, viciados em sexo, como foi o caso do Ator Michael Douglas, usuários de drogas pesadas, como Heroína, Morfina, Cocaína, “Crac” e diversos outros tipos de mazelas sociais.

Verificando o Símbolo da AA vi estampados, em seu desenho, o Sol que nos dá uma idéia de liberdade, de translucidez, e bem dentro do seu núcleo o triângulo com fundo azul, ladeado pelas palavras: UNIDADE SERVIÇO e RECUPERAÇÃO, mostrando-nos as etapas a serem seguidas em sua árdua, porém, bela empreitada e finalmente centralizando todo o simbolismo deste trabalho a sigla AA, que nos passa a idéia de sua Majestade.

Entretanto, ante o grandioso trabalho e empenho da Instituição na busca gloriosa e perene na salvação de inditosos do vício, achei que o simbolismo já está com uma representação aquém daquilo que a AA realmente expressa, nos dias de hoje! Por isso, entusiasticamente, tomei a liberdade de acrescentar o que sinto, a representação que vejo na hercúlea labuta em busca do melhor Àquele Ser Humano em decadência. Assim, utilizando as ferramentas que o PAINT nos oferece, na informática, e me aproveitando da bela Representação Simbólica atual, ousei criar um outro simbolismo, acrescentando ao já existente outra forma de expressão.

Ao invés do triângulo, superpondo outro ao já existente, idealizei um HEXAGRAMA acrescentando mais três palavras representativas, AMOR, ESPERANÇA e REALIDADE, conservando, entretanto, as três já existentes, UNIDADE, SERVIÇO e RECUPERAÇÃO, procurando expressar a evolução da ALCÓOLICOS ANÔNIMOS na atualidade.

O simbolismo UNIDADE nos dá conta de que, na verdade, há uma Instituição sem interesses comerciais composta de uma irmandade que quer levar o alento àquele que procura suas portas.

Fiz questão de colocar AMOR no topo do Hexagrama, uma vez que adentrado ao seio da Irmandade, o indivíduo vai encontrar ali aquilo que supunha não mais existir, o Carinho, o Afeto, palavras de ânimo, sentimentos vários de amor que irão inspirar no Iniciante a vontade máxima de se recuperar.

O próximo passo, SERVIÇO, simboliza o começo da luta através das palestras, da desinibição da pessoa, antes complexada perante o meio em que vivia, um dos sentimentos infames auto-imposto pela crueldade da doença. 

Sentindo-se tratado como um Ser humano naquele meio amigável, voltam-lhe a ESPERANÇA de um dia voltar ao convívio dos Seus, de fazer parte com orgulho de uma Sociedade que o verá com admiração e com respeito.

O processo, então, de RECUPERAÇÃO é sentido e todas as suas forças são testadas, toda sua Fortaleza começa a dar mostra que Ele, indivíduo, já tem vontade própria, começa a domar seus sentimentos, vislumbrando aqueles que lhe podem ser maléficos e extirpá-los de dentro de Si.

Finalmente, a glória total, sua luta foi coroada de êxito, a REALIDADE do sonho tão almejado foi alcançada. Ele está pronto para retornar com muitos louros ao seio de seu querido Lar, ao convívio da Sociedade e como filho pródigo Ele retorna glorioso aos braços de seus familiares, de seus amigos, agora mais cônscio da responsabilidade adquirida naquela Irmandade que lhe acolheu de braços abertos proporcionando-lhe todo este seu Renascimento.

Parabéns e Obrigado ALCÓOLICOS ANÕNIMOS pela majestosa Obra que Vocês desempenham no seio das Nações espalhadas pelo mundo afora!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More