sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Legislatura de: 1983 à 1988

15 de novembro de 1982 eleições municipais 

No dia 31 de janeiro de 1983, tomaram posse, para a legislatura de 1983/88, os seguintes Vereadores: José Inácio de Figueirêdo, Ademar Soares, Maria das Graças Abílio Barreiro, Ivanó Araújo, Rafael de Araújo Lima, Carlos Alberto Ferreira, Mozaniel Pinto, Osman Pereira de Sousa e José Caetano da Silva, sendo eleito presidente da Câmara, o vereador Ademar Soares. 

Prefeito: Dr. João Franco da Costa Vice-prefeito: José Barros de Sousa 

No dia 09 de abril de 1983, por proposição do vereador Carlos Alberto Ferreira, a Câmara aprovou Projeto de Lei, denominando de Rua Mãe Burrego, a via urbana que segue do prédio residencial de Antônio Femandes, em direção ao sul, até encostar na propriedade de Joaquim Salviano. Nessa mesma reunião, por iniciativa do vereador Osman Pereira de Sousa, a Câmara aprovou, novamente, a concessão do título de "Cidadão Itaporanguense" ao Dr. Djacir Farias Brasileiro. Digo, novamente, porque esse título já havia sido dado, por proposição do vereador José Felismino, na sessão do dia 09 de setembro de 1977. 
Também, a Câmara enviou ofício ao governador Wilson Braga, pedindo providências urgentes, para alargar o sangradouro do Açude de Cachoeira, que estava com a parede, na iminência de desabar, devido às fortes chuvas, caídas, no Município. Foi, também, nessa mesma reunião, que a Câmara autorizou o Prefeito, Dr. João Franco, a comprar da SUPLAN uma motoniveladora, ano 1976; uma pá carregadeira, modelo 930, ano 1976 e um trator de rodas, CBT, ano 1976, para a prefeitura, tendo o voto contrário do vereador Osman Pereira, que, justificando o seu voto, disse que o Prefeito devia comprar máquinas novas e não usadas. 

Talvez, preocupado com o desemprego e a ociosidade em que viviam os excluídos de nossa sociedade, o vereador Carlos Alberto Ferreira apresentou e a Câmara aprovou, na sessão do dia 14 de julho de 1983, Projeto de Lei em que autorizava o Prefeito a mandar confeccionar várias "caixas de engraxar", para doá-Ias aos engraxates da cidade. Na sessão do dia 06 de agosto de 1983, o vereador Ivanó Araújo requereu à Mesa da Câmara um minuto de silêncio, pela morte do Dr. João Espínola Neto, Juiz de Direito da Comarca de Itaporanga. O vereador José Caetano da Silva apresentou Projeto de Lei, na sessão do dia 13 de agosto de 1983, reconhecendo de utilidade pública, o "Centro Social de Promoção Humana" da Paróquia de Itaporanga e, numa iniciativa do vereador Ivanó Araújo, a Câmara aprovou, nessa mesma reunião, Projeto de Lei, denominando o Fórum da Comarca de Itaporanga de: "Fórum Juiz João Espínola Neto". 

No dia 27 de agosto, desse mesmo ano, foi aprovado, pela Câmara, Projeto de Lei do vereador Carlos Alberto Ferreira, dando o nome do 
ex-vereador Manoel Pereira Caiana a uma das ruas de nossa cidade. Na sessão do dia 10 de setembro de 1983, o vereador Ivanó Araújo apresentou e a Câmara aprovou o título de "Cidadão Itaporanguense" para o Dr, José Campos Cavalcante, agente administrativo da Previdência Social, em Itaporanga. O vereador Carlos Alberto Ferreira, também, apresentou Projeto de Lei, criando a "Feira", no Conjunto residencial Chagas Soares, no dia de "quarta-feira". Na sessão do dia 22 de outubro desse mesmo ano, o vereador Osman Pereira apresentou Projeto de Lei, dando o nome de Rua Antônio Virgolino Leite à rua de saída para Conceição, pela estrada de terra.

O vereador Mozaniel Pinto da Silva apresentou o título de "Cidadão Itaporanguense" para José Ramalho Felipe, gerente do Banco do Nordeste, agência de Itaporanga, na época. Na sessão do dia 30 de novembro de 1983, o vereador Osman Pereira apresentou e a Câmara aprovou Projeto de Lei, mudando o nome da Avenida Padre Lourenço (também conhecida popularmente por Rua do Rosário) para Rua Luiz Loureiro. (Livro de atas n'', 03-págs. 181 v/182). Embora a Câmara tenha mudado o nome da rua, a população não a chama pelo nome atual e a avenida continuou sendo chamada pelo nome anterior, Padre Lourenço.

Em abril de 1984, a Câmara aprovou os seguintes nomes de ruas: Manoel Franco da Costa, Severino Neves (Seresteiro), Deocleciano Pereira Neves (Deó), professor e maestro da banda musical do Município. No dia 02 de junho de 1984, por proposição do vereador Ivanó Araújo, foram aprovados os seguintes nomes de ruas: Cônego Manoel Firmino para a rua projetada, localizada, no Alto das Neves; Pedro Gomes de Lima para a travessa da Bela Vista; Antônio Teixeira de Araújo para rua projetada, no bairro Bela Vista; Severino Vieira Diniz para travessa da Bela Vista; Manoel S. de Araújo Neves; e Paulo Costa Lima, no Alto das Neves. 

Em julho de 1984, o vereador Rafael Araújo apresentou Projeto de Lei, colocando o nome de José Antônio de Araújo (o antigo Beco das Pedras), numa rua, no Alto das Neves. Também, nesse mesmo mês, foi apresentado aos Vereadores o Estatuto da Associação dos Vereadores e Suplentes do Vale do Piancó, ocasião em que o seu presidente, Francisco de Sales Lima (atual Prefeito de Piancó), convocou todos, para discutirem sobre a associação, numa reunião, no dia 06 de julho, na sede do Atlântida Esporte Clube. Ao que parece, não houve a reunião nem a idéia vingou, porque não consta, nos anais da Câmara, nenhum fato que comprovasse a sua criação e o seu funcionamento. 

No dia 01 de agosto de 1984, o vereador Carlos Alberto Ferreira propôs e a Câmara aprovou a concessão do título de "Cidadã Itaporanguense" à Sr. Maria Aíla Rodrigues, uma cearense, casada com Zé Rodrigues, filho de Seu Lourival Rodrigues e Dona Edite Fonseca. A Zé Rodrigues, que já não mais está entre nós, registro minha homenagem, pelo amigo e bom companheiro, que ele foi, nas peladas de futebol e na Cruzada, um grupo católico, criado, pelo Padre Zé Sinfrônio e do qual ele era o General. 

Na sessão do dia, 21 de agosto de 1984, o vereador José Inácio de Figueirêdo apresentou Projeto de Lei, dando o nome de "José Figueiredo da Silva à Rua São José (esta lei não “pegou” e a população continua até os dias atuais a chamá-la de Rua São José) e de Augusto Nunes da Silva (Farmacêutico) à rua, aberta, por Projeto de Lei de iniciativa do mesmo vereador, a pedido dos herdeiros do Sr. Sebastião Rodrigues. (livro de atas n°. 04-págs. 007v/0(8). 

No dia 13 de outubro de 1984, a Liga Desportiva de Itaporanga - LDI foi reconhecida de Utilidade Pública, pela Câmara, através do Projeto de Lei apresentado, pelo vereador José Inácio de Figueiredo. No dia 20 de outubro desse mesmo ano, o Prefeito mandou e a Câmara aprovou o Projeto de Lei n°. 25/84, criando, oficialmente, o "Hino da Cidade de Itaporanga", com letra do conterrâneo e poeta Vicente Cassimiro e música de Moacir Geraldo Maciel. 

Com Demir Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More