domingo, 5 de outubro de 2014

Paróquia de Itaporanga: 153 anos de instalação


A paróquia de Itaporanga está completando neste dia 11 de julho seus 153 anos de instalação. A história da Cidade de Itaporanga se confunde com a história da Paróquia, que foi instalada cinco anos antes da emancipação política do Município. Naquela época, um dos requisitos para a emancipação política era a instalação de uma Paróquia.
O povoado de Misericórdia, hoje Itaporanga, nasceu à beira do rio Piancó, a partir da chegada de um desbravador português, chamdo Antonio Vilela de Carvalho, que adquiriu junto à Casa da Torre, na Bahia, em 28 de julho de 1765, as terras que mais tarde deram origem ao município.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
A ocupação definitiva das terras aconteceu anos depois com a chegada de Joaquim Fonseca (conhecido por Joaquim Carnaúba), João Madeiro, Padre Lourenço e Alexandre Gomes da Silva, que iniciaram a ocupação do lugar, começando pela construção de uma capela que consagraram a Nossa Senhora do Rosário (atual Igreja do Rosário) e que contava apenas da parte que hoje é a capela-mor.

Papa Pio IX
A capela pertencia à Paróquia de Pombal e, alguns anos depois, passou a pertencer à Paróquia de Piancó. Em torno dela, começaram a surgir as primeiras moradias.
A vila era chamada Misericórdia, posto que a imagem de Nossa Senhora do Rosário que havia sido entronizada na Capela tinha vindo da Santa Casa de Misericórdia, em Lisboa, Portugal.

A vila prosperou de tal modo que, no dia 02 de agosto de 1859, era lido na Assembleia Provincial da Parahyba do Norte o ofício do Bispo de Olinda, Dom João da Purificação Marques Perdigão, comunicando o seu assentimento em elevar a capela de Misericórdia ao termo de Matriz, o que deu ensejo ao presidente da província, Luiz Antonio da Silva Nunes, em sancionar, no dia 11 de julho de 1860, a lei nº 05, que criava a paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Misericórdia. Àquela época, reinava como Sumo Pontífice o Santo Padre o Papa Pio IX.

Juntou-se ao esforço da Igreja, tendo à frente o Padre Lourenço, pároco da Paróquia de Santo Antônio em Piancó, a dedicação do povo de Deus e as pessoas influentes da vila, a fim de conseguirem a criação da paróquia. Para se ter uma ideia, Cajazeiras, atual sede do Bispado, a cuja jurisdição está vinculada a Paróquia de Itaporanga, mesmo com a influência que tinha, por ser a terra do Padre Rolim, ao ponto de ser vista como o centro da cultura paraibana naquela época, tornou-se paróquia apenas um ano antes de Itaporanga. Percebe-se, pois, que o Padre Lourenço tinha certa influência dada pelo povo naquela época, de modo a viabilizar tamanho acontecimento. Foi como que um reconhecimento do muito que ele fez.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Como capela, tínhamos como padroeira Nossa Senhora do Rosário, que era a grande devoção naquela época à Santa Mãe de Deus. Em 1860, ano da instalação da Paróquia, uma outra devoção a Nossa Senhora ganhava corpo: se espalhava por todo o mundo Católico o Dogma da Imaculada Conceição de Maria, proclamado em 1850 pelo Papa Pio IX.

Imagem da Padroeira de Itaporanga
Com a instalação da Paróquia, em 11 de julho de 1860, a devoção à Imaculada Conceição foi levada à Matriz, que passou a ser Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. A imagem da padroeira, detalhada com folhas de ouro e esculpida de madeira maciça, tem valor sentimental incalculável e está exposta no Altar da Igreja Matriz.
Em 27 de abril de 1892, foi criada a Diocese da Parahyba, desvinculando-a da Diocese de Olinda, de modo que a Paróquia de Misericórdia ficou sob essa nova jurisdição eclesiástica. Era Sumo Pontífice o Papa Leão XIII.
No dia 06 de fevereiro de 1914, o Papa São Pio X elevou a Diocese da Parahyba à dignidade de Arquidiocese e criou a Diocese de Cajazeiras, sob cuja jurisdição eclesiástica ficou pertencendo a Paróquia de Misericórdia.



Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho
Papa João XXIII
Em 1960, o Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, então Pároco, celebrou com muita festividade o Centenário da Paróquia. As celebrações foram abertas no dia 11 de julho de 1960 e somente foi encerrada no dia 08 de dezembro daquele mesmo ano. Era Bispo de Cajazeiras Dom Zacarias Rolim de Moura e reinava como Sumo Pontífice o Santo Padre o Papa João XXIII.

Dom Zacarias Rolim de Moura
Administrador Paroquial
Papa Bento XVI
Já em 2010, o Padre Claudio Barros Praxedes, atual Pároco de Itaporanga, também com grande solenidade, celebrou a festa do Sesquicentenário Paroquial. As festividades foram precedidas de peregrinação da Imagem da Padroeira pelas Paróquias criadas a partir da Paróquia de Itaporanga, além novenário festivo, para cujas celebrações foram convidados os Párocos de Pombal e Piancó, paróquias-mãe da Paróquia de Itaporanga. Nesse tempo, estava (como ainda está) à frente da Diocese de Cajazeiras o Senhor Bispo Dom José Gonzalez Alonso, e como Sumo Pontífice o Santo Padre o Papa Bento XVI.

Dom José Gonzalez Alonso

1 comentários:

Lindo a história da paróquia de itaporanga

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More