sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Exclusivo: Risco de desabamento obriga secretária de saúde a desativar o serviço 192 do Samu de Itaporanga


O prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Itaporanga - SAMU, obra construída a menos de dois anos, pela construtora Linear, do dr Carlos Brasileiro, apresenta sérios problemas estruturais e corre risco iminente de desabamento. 

Desde que assumiu a secretaria municipal de saúde, a drª Aparecida Alves Conserva, notou que havia alguma coisa errada na laje da garagem das ambulâncias do Samu; erro não apenas de projeto, pois o mesmo foi tão mal elaborado, que fica uma ambulância atrás da outra e não lado a lado, como seria o correto; mais havia também problemas estruturais.

Aparecida solicitou que uma equipe de engenheiros fizesse uma avaliação do prédio, o que aconteceu no dia 04 de março próximo passado (ver matéria Em Itaporanga SAMU é obrigado a mudar de endereço) e os engenheiros constataram que havia risco de desabamento da laje, com consequências imprevisíveis.

A secretária de saúde, Aparecida e Douglas, o coordenador do Samu

O responsável pela construção, já que a obra ainda esta na vigência da garantia, foi acionado e se prontificou a fazer os reparos necessários, ou seja, a demolição e reconstrução da referida laje, e providenciou um escoramento, (muito mal feito, por sinal), enquanto o Samu seria transferido para outro local, para o início das obras.

Como a prefeitura não conseguiu até o momento um novo prédio capaz de abrigar, pessoal. equipamentos e principalmente as ambulâncias, que não podem ficar relento; na noite desta sexta-feira (05), por volta das 22h40, as equipes de plantão ouviram estalos na laje e o aumento de rachaduras nas paredes e imediatamente comunicaram o fato a secretária que ás pressas chamou o dr. Arlington Qureiroz Araruna para fazer uma avaliação.

Na delegacia, o coordenador do Samu, a secretária e o assessor jurídico da secretaria de saúde

O engenheiro depois de uma minuciosa vistoria pediu a secretária que mandasse evacuar o local imediatamente, pois o prédio poderia vir abaixo a qualquer momento, o laudo técnico foi seguido e as ambulâncias foram guardadas no pátio do Hospital Dia (hospital infantil), as equipes dispensadas por não ter outro local para acomodá-las e o rádio desligado, cessando então, a partir das 23h30 os recebimento de chamadas da central de regulação 192, para Itaporanga.

Para se resguardar de possíveis transtornos, a secretária se dirigiu a 6ª Delegacia de Policia Civil, onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência (BO). O serviço deverá voltar ao normal na manhã deste sábado (06), pois enquanto o problema não for resolvido, o atendimento será coberto pelo Samu de Piancó e de Conceição.
www.portaldovale.net

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More