sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Em Itaporanga é grande a diversidade de fé e doutrinas


Uma cidade com uma diversidade religiosa digna de admiração! É assim que, 44 anos depois de emancipada politicamente, a ‘Rainha do Vale’ se encontra definida. Sua multiplicidade espiritual está presente em todas as partes, como prova a variedade de templos religiosos existentes. Uma cidade, onde convivem harmoniosamente católicos, evangélicos, espíritas; e adeptos de outros segmentos religiosos, os quais ao seu modo e credo, formam uma sociedade livre e aberta aos diferentes pensamentos doutrinários. A dimensão religiosa deve ser respeitada porque o pluralismo religioso é uma característica do mundo moderno e da liberdade de escolha de todos os indivíduos. A diversidade de credos é imprescindível para o equilíbrio humano e um caminho para o desenvolvimento social. Afinal, considerar a crença das outras pessoas é uma forma de expressar amor ao próximo, o que consiste num dos principais mandamentos divinos. 

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, por exemplo, foi criada no dia 11 de julho de 1860, por decisão da Diocese de Olinda que tinha jurisdição sobre os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, sabendo-se que naquele ano houve um movimento mundial de consagração a Nossa senhora, daí a homenagem a Virgem da Conceição. O povoado, no entanto, desde de 1840 já possuía um templo, no caso a Igreja do Rosário, em tomo do qual o lugarejo nasceu e se desenvolveu, social e religiosamente, o que era bem próprio da época, quando a Igreja exercia um papel preponderante sobre as populações interioranas. 

O principal ensaios para a construção de um templo dedicado a Padroeira aconteceu ainda no século XIX, no mesmo local onde foi construída a majestosa e atual Matriz da Praça Monsenhor Sinfrônio de Assis Filho. Algumas paredes ainda foram levantadas, mas as obras não prosperaram e logo após o término da II Guerra Mundial, vindo da Alemanha, chega a Misericórdia o Frei Martinho, trazendo consigo o projeto arquitetônico da Igreja, concebido e projetado por engenheiros e arquitetos europeus. Frei Martinho conseguiu então convencer o Padre Joaquim Ludugero Diniz, vigário local, a assumir a construção da obra. Depois de muitos contatos conseguiu-se finalmente encontrar o homem capaz de erguer o templo. A escolha recaiu sobre Sebastião Muniz, um cearense que veio para o sertão comandar pedreiros e auxiliares na construção de obras do governo, e na construção contou com a eficiente colaboração de João Firmino e Luiz Guimarães. 

A obra se arrastou por muitos anos, sendo que grande parte dela foi inaugurada em novembro de 1923. Na década de 30 os trabalhos foram reiniciados e finalmente em 1942 a obra era totalmente concluída, com a construção da torre sob a responsabilidade do padre Manoel Firmino. Padre José Sinfrônio de Assis Filho, já vigário local, promoveu uma completa reforma no templo que ganhou novos vitrais nas laterais, um novo altar e nova sacristia, todos financiados por famílias e pessoas ilustres da cidade. A Igreja foi ampliada em 16 metros no seu cumprimento. Pela paróquia de Nossa Senhora da Conceição passaram os seguintes padres: Joaquim Formiga (assassinado em Conceição); Francisco da Chagas, Manuel Mota, Lourenço de Sousa, Joaquim Diniz e Manuel Firmino (todos eles estão sepultados em frente ao altar mor da Igreja do Rosário); Manoel Tomaz (sepultado no velho cemitério da cidade); Luiz Vieira (sepultado no cemitério Mãe de Misericórdia); Nicolau Leite, Francisco Lopes, Antônio Lisboa, José Maria, Luiz Gualberto, Francisco Sitônio, Valdomiro, Quirino, José Gomes, Trajano e padre Deusimar Gomes (atual pároco). Sem esquecer o memorável monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho (sepultado lá na Serra do Cantinho sob a Estátua do Cristo Rei), a quem podemos chamar de construtor de monumentos. 

Aliás, Itaporanga é o que se pode chamar de uma cidade de muita fé. A religiosidade do seu povo pode ser medida pela grandiosidade da imagem do Cristo Rei, erguida na Serra do Cantinho, de onde domina todo o Vale do Piancó. Além da estátua do Cristo Rei, da Igreja do Rosário, da Igreja Matriz, a cidade conta também com a Igreja de São José, no bairro da Bela Vista, a Capela do Colégio Padre Diniz, e um monumento dedicado ao Padre Cícero, na Avenida Deputado Soares Madruga, onde os romeiros fazem orações e saem em procissão pelas principais ruas de Itaporanga sempre no dia 20 de cada mês. Historicamente pode ser considerada uma das relíquia e prova documental que registra o entrosamento religioso de Padre Cícero com Itaporanga é uma carta datada de 06 de março de 1919, que registra o dialogo entre Padre Cícero e Padre Diniz. Na carta, o padre cearense fala do pagamento de uma dívida do Padre Diniz, de 300 contos de réis, para a concretização da construção da Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro. Relata, também, o aconselhamento ao Dr. Manoel Diniz, para seguir a carreira de médico e não de advogado, ainda, em bom estado de conservação, o documento se encontra sob a posse da professora Diolinda Diniz. 

A cidade também dispõe de mais de uma dezena de templos evangélicos, petencostais e neopetencostais, o que atesta o grau de devoção religiosa do povo itaporanguense. Além destes, há na cidade dois templos espíritas e duas lojas maçônicas. Uma das mais antigas e importantes instituições filantrópicas fincada em Itaporanga há mais de 30 anos é a Loja Maçônica Eddeus Feitosa Leite, que foi fundada com o nome de Estrela do Vale, mas que em 1981 ganhou a denominação que mantém até hoje, em homenagem a um dos seus fundadores. Além de Eddeus, outros cidadãos locais se destacaram na fundação da Loja, entre os quais: Antônio Virgolino Leite, Francisco Nitão, Antônio Remígio e Femão Dias de Sá. Durante esses mais de 30 anos a a Loja Maçônica Eddeus Feitosa prestou relevantes serviços ao município, atuando de maneira silenciosa e anônima no debate e solução dos problemas locais. Foi também Eddeus que deu origem as lojas maçônicas de Piancó e Conceição. Quanto aos templos espíritas há um Kardecista e outro do Vale do Amanhecer. 
Já em relação aos evangélicos, em tempo de um absoluto predomínio católico a Itaporanga, então Misericórdia, um homem chamado Albert Eduard Mundy e sua esposa, de nome Dora, ambos ingleses, vindos da Inglaterra para o Brasil. O pastor Eduard e a missionária Dora trouxeram consigo a missão de expandir o evangelho pelo sertão nordestino, através da Igreja Petencostal Ação de Fé, posteriormente denominada de Igreja Evangélica (Acev). Foi exatamente no dia 30 de maio de 1945. Um dos fatores mais marcantes da resistência da Acev, em Itaporanga, aconteceu na década de 50, período em que apareceram os primeiros cristãos convertidos à Igreja, quando um culto realizado na casa de um de seus membros, Antônio Pirambeba (ln memória), que era responsável pela missão no município, uma pedra foi atirada para dentro da residência do crente e atingiu, em cheio, a cabeça da sua filha, que veio a falecer em conseqüência do forte Impacto. No entanto, em meio às perseguições naquele período, os primeiros protestantes de Itaporanga permaneceram resistindo e a Igreja foi crescendo em número de adeptos ao evangelho. 


As Igrejas Evangélicas existentes em Itaporanga são as seguintes:
1ª Igreja Batista, situada a Avenida Manoel Madeiros Maia;
Assembléia de Deus, situada a Rua 13 de maio (com doas congregações);
Assembléia de Deus Betesta, situada no Bairro Alto das Neves;
Assembléia de Deus Ministério de Madureira, situada na Avenida Getúlio Vargas;
Assembléia de Deus, situada no Conjunto Chagas Soares.
Assembléia de Deus, situada na Vila Mocó;
Congregação Cristã do Brasil, situada na rua João Firmino Gomes;
Igreja Ação Evangélica, situada na Rua Rozendo Madeiro;
Igreja Cenáculo da Fé, situada no Conjunto Chagas Soares;
Igreja Universal do Reino de Deus, situada na Av. Deputado Soares Madruga;
Igreja Internacional da Graça, situada na Avenida Irineu Rodrigues;
Igreja Presbiteriana do Brasil, situada no Bairro Xique-Xique;
Igreja Pentecostal Deus é Vida, situada no Alto das Neves
Igreja Evangélica do Sétimo Dia.

Existem, ainda, as Testemunhas de Jeová, que tem seu templo situado no Loteamento Salviano, vizinho ao Prédio sede da 13ª Vara do Trabalho, com vários membros que transmitem as boas novas, na cidade e na zona rural. Os missionários das Testemunhas de Jeová chegaram a Itaporanga, por volta de 1977.

O primeiro templo oficial da Acev localizava-se em uma casa na Rua Dandão Severino, mas o primeiro prédio próprio da Igreja foi construído na década de 60, na Rua Rosendo de Araújo. 

Há em Itaporanga, ainda, o Centro de Treinamento de Líderes (CLT) que é um Seminário Evangélico, administrado pelos pastores Pedro e Sueni, foi fundado pela Missionária Dunalva Coelho, que está atualmente em missão no Timor Leste. A 1ª Igreja Batista de Itaporanga há muito anos desenvolve valorosos trabalhos em Itaporanga, sendo o Pator Cirino Refosco o que mais tempo passou à frente dos trabalhos do templo, como e das ações sociais representadas em ênfase por um educandário. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More