terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Mais de 37% da população do Vale ainda vivem na zona rural

Entre os problemas enfrentados pela população regional do campo estão a falta d’água, a falência da agricultura e ruína da pecuária, resultado das omissões governamentais e irregularidades e escassez das chuvas...


Uma expressiva parcela da população regional ainda vive no campo, representando 37,05% do quantitativo de habitantes do Vale, o que significa 57.335 pessoas vivendo na zona rural, conforme o censo demográfico 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

São cerca de 1.800 comunidades rurais nos vinte municípios regionais, mas apenas quatro deles têm população rural maior que a urbana: Santa Inês (59,59%), Santana de Mangueira (58,14%); Caiana (54,59%); e Aguiar (51,16%). Entre os problemas enfrentados pela população regional do campo estão a falta d’água, a falência da agricultura e ruína da pecuária, resultado das omissões governamentais e irregularidades e escassez das chuvas, a exemplo do que ocorreu este ano, quando choveu bem abaixo da média histórica.

Mas a maioria dos municípios regionais tem uma população predominantemente urbana, entre eles Itaporanga, onde 76,02% dos seus 23.195 moradores vivem na cidade. É o maior e mais urbanizado município regional, seguido por Piancó (72,93%).

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More