terça-feira, 10 de março de 2015

Militares do Exército ocupam ruas de Itaporanga: desfile atraiu uma multidão

Homens e equipamentos do 16° RCMec desfilaram pelo centro da cidade 


Por Sousa Neto/Folha do Vale  - O 16° Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec) do Exército encerrou o treinamento de defesa externa, realizado durante uma semana na região, com um desfile no centro de Itaporanga no final da tarde desta quinta-feira, 13.

Centenas de militares e equipamentos de guerra, entre os quais tanques e caminhões de transporte de tropa, desfilaram pela Avenida Getúlio Vargas e Pedro Pereira de Sousa.

A tropa, composta por 300 homens, e toda a frota militar deixarão Itaporanga nesta sexta-feira, 14, oito dias depois de se instalarem na cidade. Durante a última semana, os militares, sob o comando do coronel Antônio Almério Ferreira Diniz Filho, fizeram exercício de defesa externa no Vale, treinamento que tem sido realizado em todas as microrregiões do estado, segundo o subtenente Roque, em contato com a Folha (www.folhadovali.com.br). O objetivo é preparar a tropa para rechaçar o inimigo externo na hipótese de algum dia o estado ser invadida por uma força estrangeira e também promover uma integração entre militares e povo. A presença do Exército leva a população ao sentimento de proteção, pertencimento nacional e valorização de nossas forças armadas.

O 16° RCMec, que tem sede em Bayeux, trouxe para Itaporanga grande parte de sua estrutura, e encantou o público local. Centenas de pessoas aglomeraram-se por toda a extensão da Getúlio Vargas para acompanhar o desfile militar, que foi puxado pela banda do 13° Batalhão de Polícia Militar e filarmônica Cônego Manoel Firmino.

Foi a primeira vez que Itaporanga viu, de perto, equipamentos de guerra, mas não foi a primeira visita do Exército à cidade: a passagem inicial da tropa por aqui ocorreu há mais de 20 anos.  Fotos: homens e carros do Exército durante passagem pelo centro de Itaporanga.

Publicado em outubro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More