sábado, 7 de março de 2015

Fundação vence prêmio nacional e lança cordel de poeta itaporanguense. Evento é nesta sexta

O Mundo em Frente e Verso é uma obra do cordelista J. Sousa e foi publicada pela fundação José Francisco de Sousa com o apoio do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, conquistado em concurso nacional

Por Sousa Neto/Folha do Vale - A noite desta sexta-feira, 21, será especial para o poeta J. Sousa e, principalmente, para a cultura popular regional, que tem na literatura de cordel uma de suas mais fortes e ricas expressões.

O cordel O Mundo em Frente e Verso, que reúne alguns dos principais poemas do cordelista, será lançado na sede da fundação, localizada na Av. Padre Lourenço, em Itaporanga, a partir das 20 horas, e depois vai ganhar as prateleiras das escolas e bibliotecas de todo o Vale. Mais de 2 mil exemplares serão distribuídos gratuitamente na região. O evento também marca o Dia do Poeta, 20 de outubro.

A obra nasceu do projeto Cordel na Escola, da Fundação José Francisco de Sousa, que foi contemplado com o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 Patativa do Assaré, e o objetivo é resgatar e difundir a literatura de cordel no Vale, alcançado principalmente estudantes e jovens em geral.

Ter acesso à literatura de sua própria terra, reconhecendo nela seu cotidiano e sua realidade, é fortalecer no habitante regional o sentimento de identidade e pertencimento cultural à comunidade onde está inserido.

Além dos milhares de exemplares que serão disponibilizados gratuitamente para estudantes e público em geral em Itaporanga e em todo o Vale, igual número de folhetos será entregue ao poeta J. Sousa para que ele repasse comercialmente a obra à comunidade e obtenha alguma renda com o seu trabalho.

O Mundo em Frente e Verso é um cordel-livro, tem 74 páginas e belos poemas sobre os mais diversos temas da realidade. Realismo, imaginação e bom humor são ingredientes da literatura de cordel, temperos que dão sabor especial à obra de J., cuja capa é de autoria do chargista Kadinho.

A qualidade da obra do poeta e o projeto elaborado pela fundação foram fundamentais para que a entidade vencesse a concorrência nacional. O edital do Mais Cultura de Literatura de Cordel, lançado o ano passado, disponibilizou apenas 80 prêmios para a publicação do folheto e, apesar de concorrer com milhares de projetos de todo o país, a fundação José Francisco de Sousa saiu vitoriosa, derrubando projetos de estados poderosos como São Paulo, Pernambuco, Ceará, Bahia e outros.

Essa é a segunda grande obra publicada pela fundação. O ano passado a entidade lançou o livro Vale: rimas e reflexões, uma coletânea de poetas populares regionais, que foi distribuído gratuitamente em escolas e bibliotecas de toda a região.

Este ano, além da obra de J. Sousa, a fundação também publicou o cordel a Chegada de Padre Zé ao Céu, uma homenagem à memória do monsenhor Sinfrônio, falecido há cinco anos.

A fundação é uma entidade humanitária e também voltada ao desenvolvimento cultural de Itaporanga e do Vale. A instituição é mantida pelo jornal Folha do Vale e tem diversas atividades nos campos da cultura, educação, assistência jurídica e social. 

Foto (www.folhadovali.com.br): imagem parcial da capa do cordel O Mundo em Frente e Verso.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More