quarta-feira, 4 de março de 2015

Padre Zé, apenas saudade!

João Dehon

A passagem do Pe. Zé para a casa do Pai deixou-nos um grande vazio e uma grande tristeza. A ele devemos uma enorme gratidão pelo seu exemplo, simplicidade, conhecimento espírito de serviço à Igreja e à sociedade. Nasceu a 24 de Maio 1924 e seguiu sua vida enveredando pelo mundo do sacerdócio, tendo chegado em Itaporanga em 1955 para chefiar a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. 

Foi um grande vigário e passou muitos anos da sua vida dedicados à nossa Itaporanga, que palmilhou de uma ponta a outra. Conhecia melhor que ninguém a nossa cidade,em todos os níveis e principalmente em nível cultural e educacional. À sua sabedoria e conhecimento se devem à dedicação que sempre teve a causa de Itaporanga. Foi por isso, durante a sua vida toda a população gostava de homenageá-lo e isto ninguém pode negar.. Por esse fato, muitas das vezes, quando o encontrava dizia: Grande mestre, você é a própria Itaporanga. Ele na sua simplicidade, apenas baixava a cabeça, envergava o pescoço para a direita e dizia: “Você continua irreverente.”Isto demonstrava a sua humildade, simplicidade de encarar e viver a vida.

Além do seu amor pela Igreja, amava a sua e nossa terra. Ninguém como ele conhecia e estudava tão bem os seus discípulos, conhecia a cada um e tinha na cabeça uma lista dos filhos ilustres de Itaporanga que passaram por sua mão. Despertava nos seus interlocutores um interesse pelas história do centenário de Itaporanga, passando pela reconstrução da Igreja Nossa Senhora da Conceição, Fundação da Escola Paroquial São Domingos Sávio, do Ginásio Diocesano Dom João da Mata, pela Fundação da Filarmônica Cônego Manoel Firmino e pela construção do Cristo Redentor que hoje guarda os seus restos mortais. Como benfeitor ele tinha argumentos para discutir com os peritos da engenharia as plantas ideais para suas obras.Quem com ele caminhava conhecia seus trilhos, onde ele rebuscava as histórias das famílias itaporanguenses, como uma maneira de incentivar os que ele seguiam. Fazia ver essa histórica dos antepassados que modelaram, esculpiram e formaram as nossas vidas.

Pela sua caminhada na vida terrena ficamos conscientes do valor desse patrimônio humano que perdemos a uma ano. Que a sua memória e sua fé fique presente nas nossas caminhadas. Que a sua obra nunca morra. Que lá do Cristo na Serra do Cantinho ele nunca nos deixe de abençoar e que nós, cá de baixo, nunca deixe de ver o quanto grande ele foi para Itaporanga. 

A VIDA EXEMPLAR DO PADRE ZÉ PERMANECERÁ SEMPRE VIVA NO NOSSO CORAÇÃO

Publicado em 22/09/2007

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More