Prefeitura De Itaporanga Reabre Em Caráter Provisório O Matadouro Público Do Município
Após três anos fechados, o prefeito Audiberg Alves entregou o Matadouro Público de Itaporanga que foi reaberto nesta sexta-feira (11), às 13h00min. A reabertura será apenas por oito meses e após esse período o prefeito Audiberg Alves entregará o novo matadouro para a população Itaporanguense, que seguirá todas as exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura. O novo Matadouro dará melhores condições para o abate de animais, processamento de carnes e sua comercialização e contará com profissionais capacitados, e primará por uma rigorosa qualidade de higiene, e possuirá todos os equipamentos necessários, adotando um modelo de alto padrão. Com uma estrutura moderna, o matadouro será composto de galpão principal, bloco administrativo, vestiários, currais, estação de tratamento de efluentes, além de necrotério e um crematório.
Na tarde de ontem (10), o prefeito Audiberg Alves juntamente com o Procurador do Ministério Público Reinaldo Cerpa, o procurador do município José Valeriano e o veterinário responsável pelo Matadouro Antônio Freitas de Farias, realizaram uma palestra, na qual a pauta principal foi as regras a serem seguidas no matadouro, agora que o mesmo será desinterditado.
O procurador do Ministério Público relatou sobre a situação em que se encontrava com o fechamento do Matadouro e fala sobre o acordo feito entre o Ministério e a Prefeitura: “Esse levantamento da interdição é temporário, é uma espécie de acordo entre o Ministério Público e a Prefeitura, a gente reconhece que o matadouro sofreu um passivo de alguns anos de descaso, e nós do Ministério Público, quanto representantes da sociedade, de você, das famílias de Itaporanga, entendemos que o Matadouro fechado seria mais prejudicial do que a situação atual, o pessoal noticiava abatimento a beira do rio, em locais impróprios e insalubres, o que contaminava a carne para o consumo humano. Ciente disso tudo, nós fizemos um acordo para que o Matadouro Público de Itaporanga após algumas medidas que foram atendidas, para voltar a funcionar no prazo de oito meses, que é o prazo estipulado para que o novo Matadouro seja construído pela Prefeitura Municipal de Itaporanga”, concluiu Reinaldo.
A obra está orçada no valor de R$ 653.287,90, este grande investimento realizado pelo próprio município, o prefeito Audiberg Alves adiantou que o dinheiro para a construção já se encontra na conta da prefeitura e que o reabrimento seguirá todas as normas feitas pelo Ministério Público. “Não estava nos nossos planosreabrir o antigo Matadouro, nosso interesse era de imediato seguir para a construção do novo Matadouro, mas aconteceu esse problema, o meu compromisso é com Itaporanga, sofri várias críticas por estar reabrindo o Matadouro, não vim pra prefeitura para fazer política, esse não é meu interesse, eu vim na verdade pra prestar serviço para a população, e é isso que estou fazendo. (…) Fizemos uma audiência pública, politicamente isso não rende nada, mas fui pra dá uma satisfação para a população, porque eu acho que as coisas têm que serem conversadas, e eu quero que vocês vejam o maior esforço que a gente teve para atender essa necessidade da população, eu estou satisfeito em partes, só vou estar satisfeito mesmo quando vocês estiverem inaugurando o Matadouro Público, isso é um compromisso meu com a população, quero dizer a vocês que venho economizando e que esse dinheiro já está depositado em conta.Gostaria de pedir humildemente a vocês que façam do Matadouro uma extensão da casa de vocês, pois nós temos compromisso com o pessoal que mora naquela localidade”, concluiu.
E foi no começo da tarde dessa Sexta-feira, 11, que o prefeito Audiberg juntamente com a primeira-dama Naura Ney e alguns secretários visitaram o Matadouro em seu primeiro dia de funcionamento.
Reunião no ministério público
Visita às instalações
Cortadores de carne
Sala de escaldamento
Prefeito Audiberg Alves e Dr. Farias diretor do matadouro
inclusão da Sala administrativa
ASCOM
Publicado pelo itaporangaonline em 12 de abril de 2014
0 comentários:
Postar um comentário