sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Fernando Lélis

Lélis: o cantor itaporanguense de maior sucesso nacional
Fernando Lélis: um itaporanguense de sucessos

Titi ti e Um par de alianças. Músicas surgidas em décadas diferentes, e mesmo com idades e estilos nada parecidos, conseguiram alcançar o sucesso e projetar um homem simples do interior da Paraíba para o estrelato nacional.

João Lélis Pinto, depois batizado artisticamente de Fernando Lélis, saiu de Itaporanga ainda na adolescência. Migrou para João Pessoa e, de lá, para o Rio de Janeiro, de onde conquistou o país inteiro através da música.

Lélis é a fusão de duas famílias bem conhecidas de Itaporanga: Os Pinto, do Jenipapo; e
os Vicente, do sítio Cantinho, berço de alguns dos grandes nomes da música regional, entre os quais Dedé, Zé Badú, Francimar Araújo e o maestro Geraldo de Mazinho.

Foi na década de 70 que Fernando Lélis começou profissionalmente na música, gravando um compacto em vinil com duas faixas. Esse primeiro trabalho não repercutiu nacionalmente, mas em um cantinho da cidade de Itaporanga foi sucesso disparado: a Casa Rádio, antiga loja do saudoso João Vicente Neto, primo do cantor. Mas, quatro anos depois, o filho de Luiz Pinto (Lula) e Luzia Alves Pinto encontrou o caminho do sucesso com o LP “Amor que coisa linda”, gravado pela CBS, hoje Sony. Entre as 12 composições, Um par de alianças, composição de Bartô Galeno, Edmundo Viana e Walter Costa.

E vieram muitos outros sucessos: Jesus e Madalena, Pecadora e Cadeira Vazia, este de Lupicínio Rodrigues, e Os Apaixonados, música feita exclusivamente para Lélis pelo compositor Adelino Moreira, o homem que projetou Nelson Gonçalves para o sucesso. Fernando Lélis conquista o rádio, a TV e um grande público por todo o Brasil. Suas interpretações apaixonadas lhe rendem o apelido de O Apaixonado.

O compositor
O ano de 1984 marca a entrada de Lélis no mercado musical com suas próprias composições. Pela gravadora Continental, o itaporanguense lança o disco “Ta chovendo mulher”. É uma gravação que rompe com o romantismo melódico, até então a marca principal do artista, ao trazer estilos mais rítmicos e diversificados: merengue, frevo, boleros. Mas é com uma letra popular e bem humorada que Lélis reconquista o sucesso nacional.

Tititi, uma de suas parcerias com Jacinto José, tocou no país inteiro e fez tanto sucesso que foi regravada por diversos nomes da música brasileira, entre os quais Fafá de Belém. A última vez que o cantor visitou Itaporanga foi em 1975. Veio rever os familiares, mas não poderia regressar ao Rio sem presentear seus conterrâneos com um grande show.A festa foi no Atlântida Esporte Clube e reuniu centenas de itaporanguenses.

Lélis hoje
Hoje, aos 75 anos e esquecido pela mídia, como alguns dos grandes nomes da música popular brasileira, Fernando Lélis continua no Rio de Janeiro e em atividade. Para o pesquisador musical, Inácio Farias, Lélis é o artista itaporanguense de maior projeção nacional de todos os tempos.

Publicado pelo Jornal Folha do Vale em 15/11 a 05/12/2007

18 comentários:

BOM SERIA CANTAR NO PROGRAMA DE RATINHO ÁS QUARTAS-FEIRAS !!!

SOU FÃ DESSE CANTOR E NO MEU TEMPO DE INFÂNCIA O DISCO QUE MEU PAI,DONA MARIA,SR.ARNALDO,AMBOS FALECIDOS É O DE 1977 (FERNANDO LELIS 1977),MÚSICAS INESQUECÍVEIS.GOSTARIA QUE AS GRAVADORAS REGRAVASSEM AS MÚSICAS DESSE CANTOR ESQUECIDO PELA MÍDIA E PRINCIPALMENTE A DO ANO 1977,COM MÚSICAS DE :MADALENA,AQUELE CEGUINHO ETC.GRATO! Edmilson dos Santos Guedes.

Eu sou fã desse artista pois suas músicas são lindas parabéns Fernando lelis

O conheci hoje no metrô de Ipanema, por acaso e ele me contou todas estas coisas que estão no blog. Um senhor de 85 anos bem disposto e muito simpático, humilde e educado. Uma grata surpresa.

O conheci hoje no metrô de Ipanema, por acaso e ele me contou todas estas coisas que estão no blog. Um senhor de 85 anos bem disposto e muito simpático, humilde e educado. Uma grata surpresa.

Gostaria de saber notícias de Fernando
Lelis é bom relembrar não deixar cair
No esquecimento.

O cantor maravilhoso, meu pai é fã, e eu também adoro.

Via sempre ele no Méier,vendendo seus disco.

Fernando Lelis cantor onde encontrar

Cadê o programa do ratinho que não chama o Fernando Lelis para matar á nossa saldade de ouvir uma música Boa, música de verdade?

Fernando Lelis ainda é vivo ?

Nossa vc teve a felicidade de conhece_lo , eu moro muito longe em minas gerais e se torna tão difícil conhecer aí .Sempre adorei as músicas de Fernando Lélis porque meu pai era apaixonado pelas músicas dele..Hoje Aki eu tão triste em pleno dia dos pais curtindo as músicas desse cantor..Queria conhecer ele .. Cantei demais as músicas dele.... Abraços

Quem tem o contato do Fernando Lélis ?

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More