quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Agnaro Pati


Estamos Digitalizando o livro "Agnaro Pati", ou seja, Itaporanga às avessa, de paulo Rainério Brasilino, a trabalho é basicamente a compilação de artigos ecrito para o jornal Folha do Vale e alguns textos interessante garimpados na internet.

Breve iremos disponibiliza-lo no site em forma de e-book, enquanto isso iremos publicando, sempre que possível, trechos do livro. Confira!


AGNARO PATI 

Quando fui convidado para ser colunista no jornal Folha do Vale, pensei que queriam que falasse sobre informática e, quando perguntei qual seria a temática da coluna, responderam-me que eu poderia falar sobre o que quisesse. Embora já tendo escrito semanalmente no Diário da Borborema, de Campina Grande, sobre Aquarofilismo, não tinha a menor idéia sobre o que escrever, mas mesmo assim resolvi aceitar mais este desafio. 

Sem maiores pretensões, comecei a escrever e os leitores gostaram. O tempo foi passando e além dos elogios recebidos, recebi muitos incentivos para que, em um livro, eu publicasse a coletânea das minhas "crônicas". Mais uma vez, resolvi encapar a provocação e eis que vos apresento, a minha primeira cria. 

O porquê do nome? Considerado corajoso por alguns e polêmico por muitos, sempre procurei me pautar na verdade em tudo que coloquei no papel, nunca procurei sensacionalismo para prender a atenção dos leitores, pelo contrario procurei sempre ser fiel a realidade dos fatos e do cotidiano de nossa terra. 

AGNARO PATI nada mais é que Itaporanga ao avesso, o que significa em bom português, como diriam as lavadeiras de fato, "sabes se a tripa esta limpa, quando às avessas". O nome composto; parece o nome de um índio, mas na realidade os dois nomes existem, embora não tão próximos: 

Agnaro - pequena localidade próxima ao subúrbio napolitano de Bagnoli, na Itália. E por coincidência faz parte da nossa história, pois foi em um bosque existente na cratera do extinto vulcão Astroni em Agnaro, que o primeiro escalão da tropa brasileira enviada a Itália e chefiada pelo General Mascarenhas de Morais, acampou; para daí seguir para uma área de treinamento, o que tornaria possível o melhor adestramento da tropa. 

Pati - Vale do Pati, fica situado no município de Andaraí, na Chapada Diamantina - na Bahia. Rico pela fauna, flora e minerais, que dão uma beleza fora do comum dentro do contexto natureza. Pati é o novo ponto de encontro entre ufólogos e 'alienlqenas', segundo o grupo SEULF da Bahia. "Naves aparecem na área ao leve piscar dos faróis de carro". Os discos voadores não vêm do espaço, dizem os pesquisadores. Mas de portais de dimensão. Eles viajariam no tempo. O vale seria um dos sete portais do planeta. 

Itaporanga, maio de 2004 


AGRADECIMENTOS 

A Deus por permitira minha estada aqui e me darcondições de preparar a minha ida. "Um homem só está pronto para morrer quando tem um filho, planta uma árvore e escreve um livro!" 
A meus pais por terem "me tido". Principalmente a minha mãe, que a exemplo da mãe de Einstein, a de Ghandi, a de Airton Senna e de muitos outros, não praticaram o aborto. No mínimo, o mundo seria diferente. 
Ao amigo, Francisco de Assis Alves (Chico da Morumbi, de Ana Paula, da Kazon e da FIP) Professor de Português por ter tido a paciência de me revisar. 
A todos que de forma direta ou indireta tornaram possível à realização desta "Obra". 
E a você leitor, que além de ter gastado seu tempo lendo as colunas no jornal, gasta agora o dinheiro, para lê-Ias novamente. 

Paulo Rainério Brasilino


DEDICATÓRIA 

Não poderia, em hipótese, alguma ser diferente. Dedico todo 
este trabalho, ao mais recente presente, que recebi do Criador. Milha 
filha, Paula Rayssa. Um pedacinho de gente que me trouxe enorme 
alegria. 
Faltam-me palavras, para dizer-Ihes da minha felicidade. Ela é indiscritível. A ponto de ficrr radiante quando me chamam de "pai babão", "pai coruja" e outros, para mim, excelentes elogios. 

Itaporanga, 15 de junho de 2004 

Paulo Rainério Brasilino 

COPYLEFT® 2001-2004 Paulo Rainério Brasilino 

Todo conteúdo deste livro e do CD pode ser utilizado para qualquer fim. Peço apenas que ao fazê-Io, lembre-se de dar os devidos créditos aos autores. 

Atualmente há grande polêmica e discussões sobre Direitos Autorais. De um lado, grandes empresas defendem que os direitos autorais são fundamentais para suas sobrevivências. De outro lado, os autores, desenvolvedores independentes e algumas empresas, defendem a proliferação da informação. O famoso: Código Livre. 

A questão básica e que devemos refletir é a EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE. Não devemos perder nosso tempo para criar algo que alguém já criou, seria muito mais interessante melhorar o que já foi criado por outras pessoas. Imaginem quanto tempo poderia ser poupado e/ou aplicado em outras tarefas se todos parassem de desenvolver softwares ou criar o que já existe. 

Acredito que, se todos agissem desta maneira hoje estaríamos muito mais evoluídos. O próprio capitalismo nos leva ao egoísmo e deixamos de pensar no bem comum. Não sou contra o capitalismo, mas devemos tomar cuidado com a maneira com que ele nos leva a pensar e agir. Na minha humilde opinião, toda a forma de conhecimento e informação deve serde domínio público, para o bem e a cultura de toda a humanidade. 

Um bom exemplo disto é a Internet. Na grande rede mundial de computadores, todas as páginas e scripts possuem código fonte aberto, e nem por isso as empresas deixam de contratar e pagar outras empresas para construir seus web-sites. O mundo está repleto de 
empresas que constroem páginas, e, o fato do código fonte ser aberto só fez com que, a internet evoluísse mais rápido. Basta lembrar como eram as páginas da Web no início da explosão da internet, em torno de 1995. De lá para cá a cada dia uma pessoa inventa uma nova maneira de exibir um site, assim, uma outra pessoa vê como aquele site foi construído, copia a idéia e aprimorá-a, contribuindo para a evolução da Rede. O resultado disso aí está, temos páginas muito mais bonitas e fáceis de navegar. 

Portanto, todos podem copiar e até melhorar, todo o conteúdo deste trabalho. Vamos divulgar! 

*** 
Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliara descobrir por si mesmo. 
Galileu Galilei 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More