domingo, 27 de julho de 2014

Casa Adauto Antônio Araújo

Nos termos atuais, com as prerrogativas, os direitos e obrigações, a Câmara Municipal de Itaporanga começou a existir em 1947, com a redemocratização do país e a realização de eleições em todos os níveis. Anteriormente, inclusive na época do Império, existia um Conselho Municipal que era muito mais honorífico do que político, com atribuições fiscalizadoras. Os conselheiros recebiam o título das autoridades da Província como reconhecimento por algum serviço prestado.

Um incêndio acontecido na década em 60, nos arquivos do prédio da Prefeitura Municipal, onde funcionava também o Fórum e a Câmara, destruiu documentos importantes e levou consigo grande parte da memória e da história de Itaporanga. 

Adauto Araújo

Adauto Antônio de Araújo, o homem que emprestou o seu nome a Câmara Municipal de Itaporanga, nasceu no dia 03 de maio de 1901, no sitio Serra Branca município de Misericórdia, filho de Antônio Araújo da Fonseca e Maria Araújo da Fonseca. Homem de pouco estudos, casou em 1920 com Alexandria Bernardino, de cujo matrimonio nasceram seis filhos, entre eles a professora Laura Araújo (Tia Laura), que mais tarde tornou-se uma das precursoras da educação no município, cuja atividade perdurou até a primeira d´cada do século XXI. Ele dedicou a sua vida a pecuária e a agricultura, destacando-se também na comercialização de rapadura, mel, algodão, leite e gado de corte.

O agropecuarista viu e ajudou Itaporanga crescer, chegando ao polo regional que é hoje. Participou ativamente de sua vida social, religiosa e econômica. Foi Vereador de 1954 a 1958, numa época em que os edis não eram remunerados, e que. Por isso, somente uns poucos homens de boa índole e respeitáveis chegavam ao cargo. E essa oportunidade foi dada a ele. Se as atividades fizeram de Adauto Araújo um homem respeitável, a política fê-lo ilustre pelas suas determinações e posições definidas. Em 31 de janeiro de 1960. Um acidente automobilístico nas proximidades do antigo prédio da Assembléia Legislativa, na praça Aristides Lobo, em João Pessoa, o levou do convívio dos amigos e familiares. Pela contrição que ofereceu a vida itaporanguense. Adauto Araújo é hoje o nome da Casa que abriga o Poder Legislativo da cidade.

Hoje, a Casa de "Adauto Araújo" é integrada por 11 membros, sob a presidência do vereador Jackilino Porcino da Silva do PMDB e integrada pelos vereadores ...

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More