sexta-feira, 25 de julho de 2014

PORQUE ITAPORANGA

PORQUE ITAPORANGA
Jesus Fonseca

Este artigo eu escrevi tempos atrás fazendo um adendo à matéria, “Porque o nome Itaporanga”, de um nosso grande historiador, conterrâneo Lourival Inácio Filho.

Parabéns ao historiador Lourival Inácio Filho que, demonstrando bastante conhecimentos sobre nossa querida Itaporanga, soube, com sapiência, narrar a razão da passagem do nome de Misericórdia para Itaporanga. Realmente, os fatos aconteceram como foram, pelo historiador, expostos . No entanto, pequenos detalhes, por sinal, bastante interessantes, talvez por se tratarem, digamos assim, de assunto caseiro, deixaram de fazer parte da crônica do ilustre escriba.

Ábdon Leite da Costa Guimarães, Major da Guarda Nacional, homem culto e estudioso, conhecedor do Latim e do Francês, o que de certa forma dava a ele um determinado destaque naqueles rincões sertanejos, era possuidor do único cartório da cidade, (cartório este que, em razão de sua aposentadoria, anos mais tarde, fora desmembrado em três, passados, um para Hormisdas Teódulo que por sua vez, também ao se aposentar, transferira para Maria Ivete da Fonseca Pinto, um segundo para Irineu Rodrigues da Silva, tendo como proprietário atual, Irineu Rodrigues Júnior e um terceiro para José Barros Sobrinho, cuja propriedade, hoje em dia, é de Beto Barros) e, justamente, em função deste “status” tinha por costume receber em sua casa juiz, promotor público, rábulas e professores, entre eles, professor Pedro Neves, um dos precursores do ensino em nossa cidade, para bate-papo nos fins de tarde, onde eram debatidos assuntos diversos que giravam, principalmente em torno da política do Estado.

Um jovem estudante, muito admirado pelo Major Ábdon por sua inteligência, de quem recebia muitos incentivos, inclusive, cognominado por ele de futuro bacharel de Misericórdia, se fazia presente àquelas cavaqueiras, (roda de conversas amigáveis, termo muito usado na época) em razão do alto teor da palestra. Era o moço Praxedes Conserva da Silva que, já, nestas ocasiões, demonstrava seu repúdio pelo nome Misericódia, taxando-o como atraso para uma cidade. Misericórdia de que? Expressava-se com ênfase, misericórdia de nossa inexpressiva pequenez?

Quero, aqui, frisar que naqueles tempos, alguns jovens entusiasmados com ilustres personagens da época ou, ainda, admiradores da natureza, costumavam acrescentar, aos seus nomes, sobrenomes daqueles que eram alvos de sua admiração. Assim, como citação, vamos encontrar um Abdias de Sousa, jovem inteligente da Sociedade Misericordiense, juntando ao seu nome, Rosa e Silva, em homenagem ao político e escritor da época. Ao acadêmico Praxedes, também não faltou esta inspiração pela mãe natureza.

A pitangueira é muito rica em gêneros e espécies da flora brasileira, desconhecida completamente, na época, naquelas paragens, fazendo parte das dicotiledôneas, tendo como fruto a pitanga. Porém, menos do que a homenagem ao pequeno mas, opulento fruto, o vaidoso mancebo optou pelo nome PITANGA por se tratar de um termo que no tupi entra na formação de várias palavras dando a ideia do eterno menino. Segundo, palavras de Major Ábdon, o agora Praxedes Conserva da Silva Pitanga costumava dizer: “Minha matéria poderá envelhecer, minha essência, jamais”.

Assim, chegamos aos idos de 30. Aquele jovem vaidoso, continuava o sendo, já se fazia presente na política local. Sua ojeriza pelo nome Misericórdia sempre o acompanhou. É bem verdade, como cita o historiador Lourival Inácio, em sua crônica neste SITE – PORQUE O NOME ITAPORANGA, os amigos políticos de Pitanga gostavam de fazer desfrute pela alcunha do município – “eles têm misericórdia dos que matam!” – Aquelas brincadeiras deixavam o seu íntimo muito magoado.

Horácio, grande escritor latino, dizia: Ab ovo usque ad mala, isto é, Desde o ovo até às maçãs. Com efeito, o dia das “maçãs” para Pitanga era chegado. Através do decreto-lei 1164, legislado na Câmara Estadual da Paraíba, datado de 15 de novembro de 1938, Pitanga foge de Misericórdia para entrar glorioso em Itaporanga. Entretanto, pão de pobre parece que não é assado em forno quente! E Praxedes Pitanga, 5 anos após, era pobre, politicamente, naqueles idos de 1943. Seu adversário e parente, o médico Dr. José Gomes da Silva, que tinha como correligionário, na ocasião, um jovem doutorando em medicina, vindo de Piancó, mais precisamente, do distrito de Olho D’água, Balduino Minervino de Carvalho, conseguiu anular o DC-1164, com outro, o de número 520, tirando Pitanga de Itaporanga e o colocando novamente em Misericórdia.

Dr. José Gomes da Silva, eleito Deputado Federal pela vontade do povo, nas urnas, com o voto da população, na ocasião era pródigo em prestígio, esbanjava-se de poderes políticos, inclusive, já fora nomeado Interventor da Paraíba, no impedimento do governador do Estado. Mas, a ciranda política é uma verdadeira roda-gigante, hora uma cadeira está em cima, outra, em baixo. Em 1949 com a pujança da União Democrata Nacional, a UDN, desfraldando sua bandeira vitoriosa, no País com a eleição vitoriosa 4 anos atrás, do General Eurico Gaspar Dutra para Presidente da República, e na Paraíba, com Osvaldo Trigueiro, para Governador, a cadeira de Pitanga, na roda-gigante misericordiense, era a mais alta. E lá de cima, ele, glorioso, sopra Misericórdia aos ventos, tira Itaporanga do seu coração e a coloca no lugar de onde havia sido extirpada.

Porque Pitanga venerava tanto o termo Itaporanga? Seria pelo belo significado em tupi, Lindo Rochedo, Pedra Bonita? Inquirido, certa vez e por muitas outras, conhecedor de Praxedes da Silva Pitanga, a quem recebera e aconselhara, muitas vezes, em sua casa, Major Ábdon costumava nos responder, pondo a verdade à tona: “Eu conheço por demais, Pitanga! Ele, sempre foi muito vaidoso, até na formação do seu nome extra. A escolha de Itaporanga, surgiu, porque este termo contem as letras da palavra Pitanga. Eu não sei, por que, inteligente como o é, não tenha criado o refrão que eu acho mais preciso – Ora Pitanga por Misericórdia, pois juntando e fazendo alguma transposição nos fonemas das duas primeiras palavras da oração, iremos Ter – Itaporanga por Misericórdia”. Realmente, observe o vocábulo ITAP(ORA)NGA, transpondo a letra P para o início da Palavra e fazendo uma síncope do termo ORA iremos ter aquela pequena oração. Ábdon leite, realmente era muito perspicaz. Ele conseguiu ver muito mais, no termo ITAPORANGA, que o próprio Pitanga que, certa vez, sabedor do trocadilho silábico, sorriu e disse: “Realmente, o Major não só é um homem inteligente e culto como merece todo nosso respeito, apreço e admiração, é um meu grande amigo e foi, outrora, meu conselheiro, apesar da diferença de nossas idades”. Na verdade, o Major Ábdon Leite era mais velho que Praxedes Pitanga, 26 anos, nascera em 1870.

De um fato na escrita do historiador Lourival Inácio, eu não tinha conhecimento. A barganha com os doces para quem chamasse Itaporanga ao invés de Misericórdia. A história da Salve-Rainha eu conheço de outro modo e, novamente, volto a ressaltar que talvez não seja do conhecimento do nosso escriba, por se tratar, como já relatei, lá pelo começo desta matéria, de estórias mais íntimas de nossa cidade.

Sula, um filho de Misericórdia, casado com a irmã de Pitanga, Teódula de quem nasceu o, hoje, Dr José Benjamim da Silva, carinhosamente conhecido por todos nós como Zelito, era muito amigo e seguidor político, claro, de seu ilustre cunhado. A oração, que os devotos a Nossa Senhora conhecem, é: – Salve Rainha, mãe de Misericórdia, vida doçura, Esperança nossa, salve……etc.

Ora, os seguidores políticos de Dr. José Gomes da Silva, logo, puseram suas mentes imaginativas em ação – Salve Rainha mãe de Itaporanga, a vida de Sula é venerar Pitanga. Há ainda outras loas, de adversários políticos de Praxedes Pitanga, porem, eu me eximo expô-las, pois em suas interpretações poderá haver o deslumbre de sentimentos preconceituosos.

Outro fato interessante, e merece menção, é que, apesar do nome oficial, nos registros em cartório, nas placas de automóvel, Misericórdia, ainda teimava na boca do povo até fins da década de 60 e começo da, de 70. Em meados desta década, talvez, em virtude da geração nascida e registrada em Itaporanga é que o nome começou a ganhar a preferência da população mais jovem. Com efeito, atravessamos então os anos oitenta já com o grosso da população, desconhecendo completamente Misericórdia. Hoje em dia, há, ainda, muita gente na faixa dos setenta que, na maioria das vezes, prefere Misericórdia a Itaporanga. Muitos de minha geração acharam, por bastante tempo, esquisita a nova denominação. Algo no cérebro, quando nos referíamos a nosso torrão natal, rejeitava o epíteto ITAPORANGA. Eu me lembro, muito criança ainda, ter perguntado a minha mãe: – ‘Mãe por que Misericórdia num tem carro?’

- ‘Mas, Misericórdia tem carro, sim! Poucos, mas tem!’ – ‘Não, os carro daqui, as placa é tudo de Itaporanga.’ (o linguajar era esse mesmo). Foi então que minha mãe entendeu a confusão e me explicou o fato e tudo aquilo que meu bondoso avô, Ábdon Leite da Costa Guimarães, de saudosa memória, expunha àqueles que o argüisse sobre o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More