quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ITAPORANGA É CONTEMPLADA COM UM CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR


A Prefeitura Municipal de Itaporanga, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente cadastrou no SICONV e apresentou ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), um projeto/proposta para a construção de um Centro de Comercialização para os Agricultores Familiares de Itaporanga e das demais cidades do vale. Sendo Itaporanga a cidade polo, ela abrange e contempla aos municípios que compõem o Território Rural do Vale do Piancó, o projeto já foi aprovado e será construído com recursos do MDA com contrapartida e manutenção do município, e tem o valor global de R$ 378.000,00 (Trezentos e setenta e oito mil reais).


De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Francisco Lemos, "esse Centro de Comercialização tem o funcionamento nos moldes dos agro-centros: de Patos, Campina Grande e João Pessoa, também conhecidos como CEASA, será construído em terreno doado pela prefeitura que fica nas proximidades do campo de futebol "O Zezão", a infraestrutura é composta por boxes para exposição e comercialização dos produtos, banheiros, estacionamento e área para embarque e desembarque da produção agropecuária familiar. A importância da construção de um Centro desse porte surgiu da necessidade de se ter um local apropriado para que os agricultores familiares possam comercializar seus produtos. Destacando ainda a oportunidade impar de se impulsionar a agricultura familiar incentivando a produção, isso terá um reflexo direto sobre a situação sócio econômica do município, uma vez que a produção familiar gera emprego e renda, e com um maior poder aquisitivo os agricultores passarão a ter uma melhoria na qualidade de vida", concluiu.


A importância de se construir o centro de comercialização dos produtos da agricultura familiar no município de Itaporanga também estimula os agricultores familiares a se organizarem, a fim de que o comércio aconteça de forma efetiva e sequenciada; almeja-se que esses pequenos agricultores tenham condições favoráveis para realizar suas atividades, pois necessitam, vivem e sobrevivem da terra. Nesse sentido, vale ressaltar que à construção de uma obra como essa, incentiva o homem do campo a produzir mais e melhor, garantindo através da comercialização direta a geração de renda e a oferta de produtos de qualidade a toda população de Itaporanga e região.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaporanga

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More