quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Lá vem a Banda do Padre Zé


Em sete de setembro de 1965 o então padre José Sinfrônio de Assis Filho criou, no Colégio Diocesano Dom João da Mata, a Filarmônica Cônego Manoel Firmino, uma de suas mais importantes realizações. A banda que continua emocionando os itaporanguenses com os seus dobrados afinados, completou mais de quatro décadas de existência, persistência, dificuldades e muitas notas musicais que durante este tempo formou a juventude local através da música. 

Durante os últimos quarenta anos, a Filarmônica esteve presentes nos mais importantes eventos de Itaporanga. Sua passagem pelas ruas da cidade atrai multidões para as calçadas. É impossível ficar dentro de asa e não ver a banda passar. E muitos foram s que passaram pela banda do monsenhor. E muitos foram os que contribuíram para o seu engrandecimento. “A banda foi a única instituição que conseguiu projetar itaporanguenses para uma carreira internacional”, comenta o Dr, em trombone e professor da UFPB, Radegundis Feitosa. 


Inicialmente, o monsenhor Sinfrônio pensava colocar o nome da banda filarmônica ICM (Iniciação à Cultura Musical), mas, quando soube que esta sigla coincidia com um tipo de imposto, desistiu da idéia. “Aí eu vi que aqui em Itaporanga não tinha nada em homenagem ao Cônego Manoel Firmino, que foi pároco da cidade durante 18 anos, e resolvi homenageá-lo", disse ele. 

O primeiro maestro foi o Sargento Antônio Benedito, que assumiu as aulas em fevereiro de 1965, mas não foi muito além por motivo de saúde. Em 1966, o Sargento Severino Guedes (in memória) foi quem comandou a primeira formação da banda Cônego Manoel Firmino, composta por cerca de de 25 músicos. Conforme o monsenhor dizia, a filarmônica sempre passou por dificuldades financeiras. O instrumental foi adquirido pelo esforço do senhor Sinval Mendonça. O que estava em condições precárias, na Prefeitura, do tempo da filarmônica criada por Abraão Diniz, com a aprovação da Câmara Municipal, o Prefeito fez a doação. O instrumental foi recondicionado em Recife no “Clarim Pemanbucano”. No dia 07 de setembro de 1966, em frente à casa paroquial, o Padre José Sinfrônio de Assis Filho benzeu os instrumentos. O prefeito Sinval Mendonça entregou a batuta ao maestro que regeu o dobrado “Dois Corações”, que terminou com os aplausos da multidão. Os músicos fundadores foram os seguintes: Vicente de Paulo Rodrigues, Geraldo Araújo, Domingos Bernardino, Eduardo Olegário, Ariosvaldo Alves de Almeida, Aderson Henriques Chaves, Vicente de Paula Ferreira, Luiz Gonzaga Leite, José Olegário Filho, Francisco Gomes, Ariosvalêlo Epaminondas Valdomiro Juvito, José Edval Lemos, Ademar Augusto de Sousa, José Batista dos Santos, Vicente de Paula Bezerra, Pedro Rodrigues, Francisco Ribeiro Neto, Antônio Neto, João Barreiro dos Santos, Francisco Neto Bezerra e José Domício Leite. 


A banda ainda é mantida por meio de doações. Grande parte dos músicos que foram revelados por ela, optaram em seguir na carreira musical, e fazem atualmente sucesso pelo Brasil afora, em quartetos, quintetos, sextetos, etc. Até na “Dragões da Independência”, banda oficial da Presidência da República, em Brasília, tem ex­-componentes (dois) da banda. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

3 comentários:

Obrigado Brasil tenho orgulho de ver eu e nossos colegas alguns já falecido mas Graças a Deus todos eles fizeram a parte nossa homenagem aos amigos com saudades da minha querida cidade ao alto sertáo paraibano muito orgulho, gostaria de ve-los um por um reve-los com um grande abraço a todos em vida valeu amigos pra sempre

Obrigado Brasil tenho orgulho de ver eu e nossos colegas alguns já falecido mas Graças a Deus todos eles fizeram a parte nossa homenagem aos amigos com saudades da minha querida cidade ao alto sertáo paraibano muito orgulho, gostaria de ve-los um por um reve-los com um grande abraço a todos em vida valeu amigos pra sempre

Esse editorial eivado de erros principalmente no nome dos componentes fundadores,uma vez que Geraldo Araújo é Ademar Augusto de Souza,não foram fundadores na Filarmônica,faltaram colocar o nome dos findadores:Francisco Averaldo Lopes,Vandrickjonas, JOSINO Epaminondas é Neto Porfirio.esses sim foram fundadores.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More