segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Itaporanga é empreendedora e destemida


A administração que se inicia, do atual prefeito Djaci Brasileiro, resgatará o papel de que Itaporanga sempre esteve em busca de seu progresso e de ser um dos municípios mais promissores economicamente, no Estado, para fins de atração de investidores de qualquer parte do País, para viabilizar os três setores econômicos, seja na produção agrícola, no fomento de itens e produtos industriais ou agilização dos segmentos de serviços em geral. O chefe do Executivo Municipal está ciente das ações que precisa executar para contribuir com o desenvolvimento de todo o município não deixando faltar uma só localidade sem a atuação de órgãos vinculados à sua gestão, focando o bem-estar de toda população, além do mais, serão ações que resultem na geração de empregos e renda, representada por pacotes de benefícios que contemplem vários segmentos. 

A cidade dará estimulo necessário para que empresas se instalem no município e que os empreendimentos que já estão instalados possam ter investimentos na ampliação dos seus segmentos, a fim de aumentar a índice da produção local, além de gerar mais emprego e renda. Por isso, Djaci Brasileiro recomenda a constante preocupação para dotar em toda a cidade a infra-estrutura necessária a fim de viabilizar a economia Vale ressaltar também que esta gestão terá atenção especial na área do saneamento básico para ser referência regional de destaque na aplicação de investimentos na área do esgotamento sanitário. Na verdade, uma cabeça não pode viver sem o corpo. Na economia, como na administração, a lógica é a mesma. 

Hoje, Itaporanga faz 144 anos de sua *emancipação política. Um bom pretexto para que façamos uma reflexão sobre o verdadeiro aproveitamento de nossas potencialidades e, para isto, se faz necessário explicar alguns fatos demonstrativos do que éramos e do que somos. Para uma melhor compreensão, vale dizer que não decrescemos, porém, as outras cidades cresceram mais, passaram à frente, muitas até não obtiveram progresso, mas, incharam, explodiram demograficamente o que não explica propriamente o progresso. Uma cidade de vida própria, que tem personalidade, é viva, pujante, um polo geográfico, um polo em desenvolvimento. O pioneirismo desta cidade é uma marca indelével. A cidade não pára, não cansa, é um centro urbano em constante ritmo de crescimento. E neste momento existem vários motivos para que o seu natalício seja comemorado efusivamente. As perspectivas econômicas que são extremamente animadoras. Em pouco mais de uma década Itaporanga tem mostrado a sua força e pujança, quando registra a implantação e o funcionamento de empresas e grandes empreendimentos que leva ao desenvolvimento de importante polo têxtil no interior paraibano. 

Na abertura da 'Feira de Negócios em plena Avenida Getúlio Vargas, foi lançado o ‘Pacto do Vale do Piancó’ pela direção do Sebrae-PB e pelo presidente da FCDL, Rosil Ney Camilo. Na foto, entre outros empresários: Aldo (Sebrae), Carlo: Jean, José Joaquim, Domingos Dantas Júnior e Ricardo Pereira. 

Para entender Itaporanga é preciso conhecer sua história e dela tirar lições sobre uma cidade que fez da generosidade a grande força de atração de tantos destinos da gente do Nordeste. Privilegiado entroncamento dos caminhos de região, Itaporanga desde o seu alvorecer fez da atividade econômica, da criatividade de sua gente e dos avanços os fatores determinantes de sua liderança. No comércio, por exemplo, não podemos abordá-lo sem citar, no contexto atual, a grande contribuição dada para o seu desenvolvimento por comerciantes, como: Cícero Carneiro e Madalena (Novo Mundo Center), Geraldo Ferreira (Eletromóveis), Assis Ferreira (Mafecil), Paulo Pinto (Armazém São Paulo), Francisco Pinto Filho (com a antiga distribuidora Antártica Ltda), e tantos outros que ao emergir seus empreendimentos colocaram a cidade na fatia maior do mercado, atraindo grandes conglomerados que possibilitaram mais empregos e maior fluxo de capital, tais como: Armazém Paraíba, Lojão Rio do Peixe, Paraíba Calçados, Freitas Tecidos, Tim, Claro, Frigotil, entre outras que viram o desenvolvimento do comércio local como oportunidade de grandes negócios, apostando assim no nosso potencial. 

Para se chegar a esse patamar foi necessário o trabalho de campo, persistência, astúcia e muita determinação de dois grandes propulsores do nível em que se encontra o comércio local, na sua formatação e novo jeito de relação com a sociedade. Carlos Jean Tolentino e Domingos Dantas Júnior (Júnior de Vanise) foram fundamentais para Itaporanga fazer parte de uma nova postura no setor em nível de Paraíba, no caso com o advento das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs). A CDL local teve seu momento ímpar sob o comando destes dois 'desbravadores'.

Como fundadores eles foram responsáveis pela CDL lutar, anos atrás: pela elaboração do Projeto Itaporanga 100 Anos, apresentado ao PPA (do Governo do Estado) e entregue aos secretários Fernando Catão e Marta Malheiros; lutou junto a Cinep pedindo a implantação do Distrito Industrial de Itaporanga, tendo boa receptividade do governador que designou o Superintende da Cinep (Jurandir Xavier) para fazer visitas a diversos estabelecimentos industriais de Itaporanga; lutou junto à Setras-PB e ao Ideme-PB por apoio para a construção da Casa do Menor “São Domingos Sávio”; lutaram junto à diversas autoridades estaduais e nacionais, entre elas o governador e o presidente da CEF, solicitando a abertura da Caixa Econômica Federal em Itaporanga; lutaram junta à TIM, inclusive com recursos de potencialidades locais, para a sua instalação em Itaporanga; Em parceria com o SEBRAE-PB, conseguiram: ajuda para a realização do “São Pedro de Rua”, de responsabilidade da Prefeitura; realizou em torno de 9 palestras de motivação para o comércio local; a inclusão de Itaporanga no Roteiro de Revitalizações através do lançamento do “Pacto do Vale”; inclusão de Itaporanga no programa Empretec; implantação da Internet em Itaporanga; doação de um terreno junto a Prefeitura para a Casa do Menor; lutaram pela implantação de uma Faculdade em Itaporanga através da Diocese de Cajazeiras, entre outros. Devido às lutas e batalhas como estas, o fundador e então presidente da CDL local Carlos Jean Tolentino foi nomeado Diretor Distrital da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCD L- PB). 

Na indústria a cidade de Itaporanga está conseguindo sem alardes um grande impulso para o fortalecimento de um importante polo têxtil no interior paraibano. Com a instalação de empresas que geram mais de mil empregos diretos e indiretos, a cidade é rota permanente de veículos pesados vindos de todas as partes do País. Os produtos fabricados em Itaporanga são destinados até para exportação. A ‘Rainha do Vale’ se orgulhe imensamente desta contribuição dada ao seu crescimento pelas indústrias aqui instaladas e que não mediram esforços, diante das dificuldades e adversidades. Empresas como a Itatex, Dantex, JC Lacerda textil, Limpotex entre outras, têm levado o nome de Itaporanga aos outros cantos do País. 

* Não é emancipação política e sim instalação do município.

Fonte: Revista "Itaporanga, 144 anos de história

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More