domingo, 30 de novembro de 2014

Natureza enlouquecida: rio Piancó cheio e barragem arrombada em pleno outubro

A cheia do rio Piancó nessa quarta-feira, 27, surpreendeu até...


A cheia do rio Piancó nessa quarta-feira, 27, surpreendeu até os mais velhos. “Rio de barreira a barreira”, como diz o agricultor, em pleno outubro, um mês tradicionalmente seco, é um fato natural inusitado para o Vale.

A cheia do rio foi resultado do rompimento de um açude no sítio Cana, município de Conceição, da terça para amanhecer a quarta-feira. Uma chuva que chegou aos 80 milímetros em algumas áreas rurais conceiçoenses e de Santana de Mangueira precipitou o rompimento da barragem, causando a morte de vários animais e destruição de cercas.

A cheia do rio atraiu dezenas de curiosos ao longo das cidades que margeiam o seu curso. Em Itaporanga, centenas de pessoas concentraram-se sobre a principal ponte do município. Este ano, mesmo no período de chuva, o rio ainda não havia tomado tanta água.

Do último dia 22 para cá, choveu fortemente em toda a região. A maior precipitação ocorreu em Coremas, onde foram registrados 129 milímetros de chuva dia 23. Em Itaporanga a maior chuva ocorreu na mesma data e foram 69 milímetros. Já Piancó foi banhado por duas boas chuvas: no dia 22 foram 52 milímetros e no dia seguinte 42 mm. Foto do rio na manhã desta quinta-feira, quando o nível do Piancó já havia baixado consideravelmente.

Publicado pelo Folha do Vale em 28-10-2010

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More