segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Cônego Manoel Firmino

Cônego Manoel Firmino: nosso eterno vigário

Manoel Firmino Pinheiro nasceu em 12 de dezembro de 1870 na cidade de Penedo - AL. Foi ordenado Padre em 01 de novembro de 1896 em Recife - PE.

No 01 de dezembro de 1935 o Padre Manoel Firmino tomou posse da Paróquia de Misericórdia - PB (Itaporanga); no dia 15 de Janeiro de 1940 assume as capelas de São Paulo (Diamante), São Boa Ventura, Bruscas (Curral Velho), Varzante, Pitombeira de Misericórdia, Nova Olinda e Santana dos Garrotes.

Pouco mais de cinco anos depois (6/10/1945) houve uma visita Pastoral de D. Henrique Gelain, acompanhado dos Franciscanos Frei Modesto e Frei Guilherme, a Paróquia de Misericórdia. Já em 26 de Agosto de 1949 foi realizada outra visita Pastoral, desta vez por D. Luís Mousinho, acompanhado pelo missionário Frei Bruno e Padre Nicolau Leite. Durante esta última visita Cônego Manoel Firmino estava doente há 3 meses e estava sendo auxiliado pelo carmelita Frei Cirilo Pereira de Araújo, do Carmelo de Princesa e pelo Padre Luís Gomes, cooperador de Pombal.

No 01 de Janeiro de 1950 provisão para o Padre Milton Arruda de Alencar, Vigário cooperador. Nova provisão em 15 de Fevereiro de 1951 do vigário cooperador e capelão da Comunidade das irmãs Carmelitas, o Padre Antonio Lisboa das Graças, tocador de acordeon, órgão e autor da música do hino da Padroeira cantado até hoje nas celebrações. Outra provisão em 22 de Fevereiro de 1952 do vigário cooperador o Padre Luiz Gualber Gonzaga da Nóbrega. E no dia 18 de março de 1952 capelão das Irmãs Carmelitas.

Santas Missões de 1954
De 30 de Maio a 22 de Junho houve as Santas Missões nesta Paróquia pregadas pelos religiosos franciscanos maiores Frei Crisólogo e Frei Evaristo. Os frades estiveram em todas as capelas da paróquia. Na cidade de 30 de Maio a 6 de Junho houve um grande movimento na Matriz. Enceram-se as missões com uma apoteótica procissão de Jesus Sacramento. Depois de realizadas as Santas Missões, os frades foram para a Paróquia de Santana dos Garrotes, que tinha como Vigário o Padre Luiz Gualberto.

Falecimento do Vigário Cônego Manoel Firmino
No dia 23 de Junho do ano de 1954 falecia na casa paroquial, cercado de seus filhos adotivos, perante o médico Dr. Balduíno de Carvalho, o Reverendíssimo Cônego Manoel Firmino Pinheiro. Que morreu de ataque cardíaco. Na véspera de sua morte tinha confessado, mas não recebeu a extrema unção e o viático.

O vigário cooperador encontrava-se na Capela de São João Batista de Pitombeira, município de Santana dos Garrotes, orientando os missionários. Por volta de 5h30 o vigário cooperador o Padre Luís Gualberto recebeu a triste notícia do falecimento do vigário através do fabriqueiro Luís Leite Guimarães e o jovem Eduardo Pereira.

Missa de corpo presente
A missa de corpo presente foi celebrada às 9 horas com a Matriz repleta de fiéis, após a missa o corpo continuou na Matriz até à hora do enterro. O enterro realizou-se pelas 17h e estiveram presentes o Bispo Diocesano Dom Zacarias Rolim de Moura, os Padres Manoel Pereira, Joaquim Ferreira de Assis, Manoel Otaviano, Márcio Rolim, João Cartaxo Rolim, Clérigo José Dias, Padre Francisco Sitonho e Padre Luís Laíres. Uma multidão incalculável de fiéis compareceu ao sepultamento. Veio também uma representação do Ginásio Diocesano de Patos. A Escola Normal Padre Diniz fez-se toda presente.

A Madre geral da congregação Carmelita Maria Bernadete de Jesus, quando chegou já estava no final do sepultamento, não conseguindo ver mais o corpo. Visita a cova do Cônego Manoel Firmino em 24 de Julho com as exéquias solenes e a oração fúnebre do pranteado e comungaram mais de 1.300 pessoas pelo repouso eterno do vigário.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More