quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Zu Silvino

JOSÉ SILVINO DA FONSECA


Não são apenas os detentores do poder que promovem o desenvolvimento de uma comunidade, o bem estar de um povo. Muitas pessoas agindo nos bastidores tem oferecido contribuições valiosas ao progresso de Itaporanga, desde que a cidade se chamava Misericórdia, ainda no inicio do século.

Nesta época, exatamente no dia 24 de junho de 1903, nascia na Várzea do Saco, nos arredores da cidade um desses homens. Seu nome: José Silvino da Fonseca, conhecido por Zu Silvino por todos os seus conterrâneos. Era filho de Silvino Soares dos Santos e Ana Silvino da Fonseca. Zú Silvino foi um homem inteiramente voltado para a vida comunitária, presente em todos os acontecimentos da cidade, seja no campo político, na administração, nos meios jurídicos, sociais, ou como urna pessoa de vasto conhecimento, como autodidata em que se transformou ao longo de anos de muita leitura e estudos permanente, sempre às voltas de autores de renome nacional e internacional.

Zu Silvino fez o seu curso primário na Escola de Professor Francelino de Alencar Neves, que foi a base de todo o seu conhecimento. Não pôde continuar os seus estudos por conta das dificuldades próprias da época, quando as escolas de graus mais elevados ficavam em .João Pessoa, Recife, Salvador ou Rio de Janeiro e São Paulo. Na juventude trabalhou no campo, ajudando a família em suas atividades agrícolas e pecuárias. E com pouco mais de 20 anos, já residindo na cidade, foi nomeado agente de estatística em Itaporanga e, logo depois, secretário da Prefeitura Municipal na administração de Brunet Ramalho, a quem ajudou a desenvolver um padrão administrativo bastante ousado para a época, quando a cidade recebeu os primeiros empreendimentos para torná-la mais próspera e desenvolvida. Foi ainda comerciante de tecidos até se tornar tabelião público e escrivão do Primeiro Oficio da Comarca de Itaporanga, quando se aposentou após dezenas de anos de excelentes serviços prestados a Justiça de sua terra e da Paraíba como um todo.

Pelo seu senso de justiça e reconhecida capacidade intelectual, Zu Silvino foi também conselheiro e confidente de muitos políticos, especialmente do médico José Gomes da Silva, seu cunhado e amigo de todas as horas, que procurava ouvir sempre a sua opinião nos momentos de dificuldades e que carecia de soluções sábias e práticas, já que por muitos anos Itaporanga viveu clima de profunda intranquilidade por conta de inimizades políticas, e Zu Silvino, com seu espírito pacificador, aliás, próprio da família Fonseca, aconselhava sempre que se agisse com prudência, o que sempre resultou no encaminhamento de soluções adequada para o problema surgido.

José Silvino da Fonseca foi uma cativante personalidade que se caracterizava pela honradez e firmeza de caráter. Além desses atributos era dotado de urna inteligência brilhante. Gostava de escrever versos, especialmente em forma de glosa. Chegou a publicar um livro de poesias, que agradou a todos. Na época de estudante editava um jornaIzinho que era distribuído com os colegas. Pela sua inteligência e pelo seu contato permanente com juizes, promotores e advogados, Zu Silvino, enquanto viveu em Itaporanga, tornou-se urna espécie de consultor jurídico da cidade.

Dotado de um espírito sensível, tratava com atenção e carinho as pessoas que o procuravam a qualquer hora na busca de soluções para inúmeros problemas, especialmente relacionados com a sua atividade profissional. E pelo muito que fez, Zu Silvino, que faleceu no dia 19 de maio de 1990, em João Pessoa, deixou um exemplo de dignidade que precisa ser conhecido pela juventude e demais pessoas que com ele conviveram e pelas gerações futuras, como representante de uma época da maior importância para Itaporanga. O corpo de Zu Silvino está sepultado no Cemitério "Mãe de Misericórdia' na cidade que o viu nascer. Ele era casado com Ana Gomes Silvino, de cujo enlace nasceram Maria Bernadete, Maria da Paz e Maria Natividade Gomes Silvino
.
Zu Silvino foi oitavo colocado na eleição que escolheu "O Itaporanguense do Século", obtendo apenas 37 votos, ou seja, 2,47% dos votos válidos

                                                                                 Revista "O Itaporanguense do Século", junho de 2001
__________________________________________

Se porventura, existir algum fato não condizente com a verdade, desculpem-nos, pois, poucas são as fontes de consulta. Os familiares dos ex-prefeitos que quiserem colaborar conosco, com fotos ou documentos; favor entrar em contato com: itaporanga150@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More