segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Legislatura de 1964 à 1968

No dia 30 de novembro de 1963, tomaram posse, os Vereadores, eleitos, nas eleições de 11 de agosto de 1963, para a legislatura de 1964/68: João Inácio de Araújo Neves, Francisco Assis Firmino, José Zú de Figueirêdo, Valdomiro Araújo Lima, José Manoel de Sousa, Petronilo Epaminondas de Sousa, Edval Figueirêbo da Silva, Felinto Saturnino da Silva e Ademar Soares, tendo, como presidente da Câmara, o vereador Valdomiro Araújo Lima. 

Prefeito: Sinval Mendonça Pinto Vice-prefeito: Paulo Costa Lima 

Na sessão de posse dos Vereadores, no dia: 1°, de dezembro de 1963, o Presidente eleito, Valdomiro Araújo Lima, leu uma "moção de condolências" à viúva Jacqueline Kennedy, pela morte de seu marido, o Presidente Kennedy, mandando que fosse observado um minuto de silêncio em sua homenagem. Vejam que os nossos Vereadores viviam em dia com as notícias do mundo! 

Na sessão do dia 21 de dezembro de 1963, o vereador Felinto Saturnino da Silva apresentou o Projeto de Lei nº. 1/63, criando o salário-família dos empregados municipais, no valor de mil cruzeiros, por cada filho, para quem tinha até três e de quinhentos cruzeiros para quem tivesse mais de três filhos. Apresentou, também, o Projeto de Lei n°. 2/63, criando o décimo-terceiro salário para os empregados da prefeitura, para o Prefeito e para os Vereadores e o Regimento Interno da Câmara, reformado e atualizado. Nessa mesma reunião, o Prefeito, Sinval Mendonça Pinto, esteve presente, para comunicar à Câmara que mandou construir uma "carroça de tração animal", para remover o lixo da cidade. Como o tempo muda e se evolui! Hoje, a prefeitura dispõe de caminhões, carroções puxados a trator e caçambas, coletando o lixo e, no entanto, esse é um problema que continua tirando o sono dos Prefeitos. 

No dia 02 de abril de 1964, numa sessão extraordinária, o vereador Felinto Saturnino da Silva (Quinzim) apresentou uma "moção de confiança e solidariedade" às Forças Armadas, especialmente, aos Generais Olímpio Mourão Filho, Humberto de Alencar Castelo Branco, Amauri Kruel, Pena Bôtto, Jústino Alves e aos governadores Carlos Lacerda (Guanabara), José Magalhães Pinto (Minas Gerais), Ademar de Barros (São Paulo), Ildo Menegheti (R.G.do Sul) e Ney Braga (Paraná), pela vitória do dia "31 de março de 1964", que deteve a subversão comunista, desencadeada, pelo ex-presidente João Goulart. 

Consta, nos anais da Câmara, que o entusiasmo dos Vereadores era tão grande que, na sessão, eles gritavam: "viva a liberdade, viva a democracia". Consta, também, que, depois da sessão, o presidente, Valdomiro Araújo, convidou todos os Vereadores para um coquetel (cocktail), na sorveteria Taça de Ouro, onde comemoraram, festivamente, a vitória da revolução. 

Por falar em sorveteria Taça de Ouro, abro um parêntese, para registrar um fato curioso que acontecia em Itaporanga e que era típico da cidade e dos jovens itaporanguense da época. De frente dessa sorveteria, todas as noites e, mais acentuadamente, nos fins de semana, os jovens se reuniam, formando um corredor de adolescentes e rapazes. Dentro desse corredor humano, as jovens, moças e, até mesmo, as coroas, andavam pra cima e pra baixo. Nesse movi mento, pra lá e pra cá, os olhares se entrelaçavam e, daí, surgia o namoro, terminando, muitas das vezes, em casamento. Era o famoso "passeio". 

Posso, até, estar enganado, mas acredito que a Câmara Municipal de Itaporanga tenha sido a única do Brasil a comemorar, efusivamente, a "Revolução de 31 de Março de 64", Revolução, que prendeu e tirou do nosso País muitos brasileiros, dentre os quais, o jornalista Paulo Conserva, um dos mais ilustres e inteligentes moradores de Itaporanga, embora injustiçado e não reconhecido. 

No dia 18 de maio de 1964, a Câmara aprovou a venda de um motor com gerador de energia e a compra de um transformador de grande potência para a iluminação da cidade. No dia 24 de junho desse mesmo ano, o vereador Petronilo Epaminondas de Sousa afastou-se do cargo, assumindo o seu lugar, o Suplente Djacir Sinfrônio. 

Nessa Legislatura de 1964/68, o vereador Felinto Saturnino da Silva, conhecido por Quinzim, apareceu como o parlamentar mais atuante, pois, além dos requerimentos e projetos, já citados, destacaram-se, também, os seguintes: apelo ao Ministro da Saúde, para fazer funcionar o Hospital Regional, porque, em termos de saúde, Itaporanga tinha, apenas, um Posto de Saúde e um Gabinete dentário; pedido de uma subvenção de vinte e cinco mil cruzeiros para a Associação Cultural e Recreativa dos Estudantes de Itaporanga-ACREI; projeto de lei, autorizando o Prefeito a firmar contrato de concessão e exploração do serviço telefônico urbano, com a SIC-VALE (Serviço InterMunicipal de Comunicação do Vale do Piancó), pelo prazo de 25 anos; propôs o título de "Cidadão Itaporanguense" para o Pe. José Sinfrônio de Assis e de "Cidadã Itaporanguense" para a professora Francinete de Alencar Soares Leite, apesar de esses títulos já terem sido dados, por proposição do Suplente de vereador, no exercício do cargo, Raimundo Nonato de Sousa, na reunião da Câmara, realizada, no dia 01 de agosto de 1960. 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More