sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – Marleno Barros


Filho do ex-prefeito José Barros Sobrinho e de Marina Vieira Barros, Marleno nasceu no dia 27 de maio de 1939, em Itaporanga, onde aprendeu o primeiro. Fez o ginásio no Colégio Diocesano de Patos e o clássico no Liceu Paraibano. Terminou o curso de direito na Faculdade de Direito de Caruaru, em Pernanbuco, após ter cursado parte dele na Universidade Federal da Paraíba. No período de 1959 a 1962, Marleno foi secretário-geral da Prefeitura de Itaporanga e secretário da junta do Serviço Militar. Exerceu o cargo de prefeito de Itaporanga de janeiro de 1977 a maio de 1982, quando renunciou em favor do vice Moacir Pinto. 

Foi também presidente da Associação dos Municípios do Vale do Piancó, conselheiro da OAB e juiz não togado do Juizado Especial Criminal da Comarca de Campina Grande. Como funcionário de carreira do Banco do Brasil trabalhou naquela instituição financeira de 27 de fevereiro de 1962 a 27 de fevereiro de 1992, exercendo as funções de Fiscal da Carteira Agrícola nas agências de Patos e Piancó até o ano de 1973, quando foi nomeado advogado do BB, passando a prestar serviços nas cidades de Imperatriz (MA), Patos, João Pessoa e Campina Grande, aposentando-se como Chefe da Assistência Jurídica do BB. 

Como prefeito de Itaporanga, Manoel Marleno Barros colocou modernas luminárias nas avenidas Getúlio Vargas, Deputado Soares Madruga, Irineu Rodrigues (antiga Osvaldo Cruz), Horácio Gomes, Manoel Medeiros Maia e Padre Lourenço; iluminou as Praças Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho (antes Centenário), Frei Martinho e João Pessoa; construiu a Praça Deputado Balduíno de Carvalho; calçou e iluminou a Rua Maria Medeiros de Carvalho (dona Liquinha); pavimentou a Rua 13 de Maio e todas aquelas que dão acesso a Rua São José; Calçou a Rua Dandão Severino e Manoel Medeiros Maia; indenizou e demoliu a casa residencial de dona Maura Ventura permitindo o alargamento da Rua Padre Luiz Vieira, no início da Deputado Soares Madruga, e construiu 256 metros de calçamento e galerias, acabando com o lamaçal das Ruas 13 de Maio, São José e Santo Antônio. 

Ele iluminou ainda o bairro Monsenhor Sitonho (antigo Bela Vista), o Alto das Neves e o Alto do Ginásio; construiu o Estádio “José Barros Sobrinho” com murada (90%), vestiário, túnel, alambrado, iluminação e quadra de esportes; adquiriu e doou os terrenos para a construção do Hotel Pedra Bonita, da Coletoria Estadual, do Colégio Adalgisa Téodulo da Fonseca e do BNB-Clube. Na sua gestão foi instalada a Delegacia do Serviço Militar e criadas as agências do BB, CEF e Bradesco; construiu, ainda, uma unidade sanitária anexa ao Hospital Distrital “Dr. José Gomes da Silva”; Marleno Barros, ainda, Levou esgoto a dezenas de residências e recuperou todos os grupos escolares do município, além de implantar duas escolas nos sítios Lagoinha e São João, e abrir várias estradas vicinais; modernizou a administração municipal e valorizou os seus funcionários, pagando os seus vencimentos e o l3º; executou uma consistente política de assistência aos mais carentes e construiu o pedestal onde foi colocada a estátua de Padre Cícero Romão Batista, na Av. Soares Madruga. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de História"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More