quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A Triste Notícia


MORRE EM SP O CANTOR RAVEL


O cantor e compositor Eduardo Gomes de Faria, o Ravel, da dupla Dom e Ravel, morreu nesta quinta-feira (16) em São Paulo, aos 64 anos. Segundo informações do Cemitério do Araçá, na Zona Oeste, para onde o corpo foi levado, Ravel teve um infarto.

O corpo do artista chegou ao local por volta das 2h desta sexta-feira (17). O velório ocorrerá durante a manhã e será sepultado às 12h, segundo o cemitério.

Segundo familiares, Ravel passou mal quando tomava banho em sua residência. Os bombeiros ainda foram acionados, mas o ataque cardíaco foi fulminante. Ravel deixa a esposa Rejane, com quem estava casado há 37 anos, e uma única filha, Priscila. Eustáquio Gomes de Farias, o Dom, faleceu em dezembro de 2000, vítima de um câncer de estômago.

Sucesso na década de 1970


Os irmãos nasceram em Itaiçaba (CE) e mudaram-se ainda pequenos para São Paulo, na década de 1950. Eduardo foi apelidado de Ravel por um professor de música, por causa de sua aptidão para a arte. Ingressando na carreira artística por volta do início dos anos 1960, a dupla, já como Dom & Ravel, lançou em 1969 o primeiro LP, "Terra boa", que trazia a canção "Você também é responsável", transformada, dois anos depois, pelo ex-ministro da Educação, Jarbas Passarinho, no hino do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral).

Mas seria na virada dos anos 1970 que dupla atingiria seu maior sucesso, através de sua composição "Eu te amo meu Brasil", gravada pelo conjunto Os Incríveis. Entre os outros sucessos, estão "Animais irracionais", "Só o amor constrói" e "Obrigado ao Homem do Campo"

Aqui em Itaporanga, Ravel tinha e tem paraentes a exemplo de Chico e Fernando "Barata" e "Zé de Tachim" (in Memoriam).

Meu Pensamento sobre a notícia

Imensa Perda

Há pessoas que vivem pra que saibamos aprender vendo a história por eles vivida...Ravel foi uma destas pessoas..... Um injustiçado pelos que clamavam pela democracia..... foi feito, juntamente com seu irmão Dom, bode expiatório pelos que decantavam a liberdade de expressão.... excomungados pelos que negavam a excomunhão...desrespeitados pelos que exigiam respeito.... Dom e Ravel morreram muitas vezes nessa vida.... assassinados pelos que exigiam complacência.....

Essa dupla decantou uma pátria que aprenderam a amar.... uma pátria que não era dos militares...uma pátria que não era dos que se diziam revolucionários..... decantaram uma pátria que não era da direita - extremamente dura em seu regime militar; e nem da esquerda - ainda mais dura que os militares quando se tratava de recriminar os que não liam a cartilha que eles imaginavam única....

Choro a perca desse grande da nossa música............. solidarizo-me com esposa e filha..........mas os gritos de amor que eles espalharam em forma de sussuro pela nossa música popular brasileira não deixarão que sejam esquecidos pelo povo....

Ravel que Deus te permita ficar ao lado Dele....olhando este mundo de Animais Irracionais, dos quais, somos todos meio...... ou, quem sabe, Animais Irracionais, dos quais, somos todos, totalmente.

Vai em paz, irmão.
Portaldovale.net com Idelfonso Teixeira

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More