quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

DURA LEX, SEDE LEX


“Como o homem é burro. Inventa milhões e milhões de Leis apenas para se fazerem cumprir os 10 mandamentos!’ 

Concordo em gênero número e grau com esta máxima. Alguns culpam o Capitalismo dito “Selvagem”, outros já atribuem a Globalização pelo caos e a violência do mundo moderno. Creio que seria bem mais simples a nossa convivência cotidiana se respeitássemos, usássemos e praticássemos o 1º e o 2º dos mandamentos de Deus. Quem ama ao Criador e ama a se próprio, por consequência irá amar a todas as criaturas e principalmente aos seus semelhantes. Hoje, o egocentrismo e o individualismo, falam mais alto, a maioria das pessoas vêem o outro como um competidor, como um adversário; cada um que queira ser o melhor, o maior, sem pensar ao menos que o vizinho, o colega de trabalho em vez de ser um inimigo, ele pode e talvez tenha mais vontade de ser um aliado. 

Bons tempos aqueles, em que ao se cruzar com alguém nas ruas, fosse conhecido ou não, se ouvia uma pequena frase, tão simples de pronunciar: “Bom Dia!”. Uma pequena formula mágica que produz mais efeito ainda quando é acompanhada de um sorriso. Outra forma de cumprimento que também caiu em desuso foi: “Olá. Como Vai?” E o pior, antigamente se usava esta frase, para se certificar que “tudo ia bem” com o outro e não como se faz hoje em dia, quando muitos procuram querer saber como o outro está para sair falando, denegrindo e às vezes até levantado falso testemunha sobre alguém que às vezes por pura antipatia não gostamos. 

Não me julgo superior a alguém nem tampouco inferior a ninguém. Devido a trabalhar em funções que são ligadas diretamente ao público sempre procuro tratar a todos como eu gosto que me tratem. Todo funcionário tem seu superior e deve cumprir as determinações oriundas de seus Chefes. Não estou inventando Lei nem “moda”! Existe desde setembro de 1997 a lei de nº 9.503, mais conhecida como CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO, que é válida para todo Brasil, inclusive para Itaporanga. Esta Lei, normatiza tudo o que diz respeito à utilização das vias públicas, por pedestre e veículos, visando o bem comum e o respeito à vida. 

Não só o DETRAN-PB, órgão que coordena todas as CIRETRANs do estado, bem como todas as Curadorias, estão querendo apenas que esta lei seja cumprida, para que a nossa Paraíba, um estado pequeno e pobre deixe de ter um índice tão alto de violência e acidentes de trânsito. A maior prioridade para os dois órgão é justamente a segurança das pessoas. O motoqueiro é obrigado a usar capacete, para a sua própria segurança. O condutor de qualquer veículo tem que ser habilitado para aquela categoria, para a segurança de todos e a sua própria. O menor de idade não pode tirar a CNH por não ser responsável perante a lei, portanto é imputada ao pai ou responsável qualquer infração cometida pelo mesmo no uso de veículos motores igual ou acima de 100 cilindradas. 

Muita gente acha ruim, mas quando acontece um acidente e a vítima é alguém de casa, geralmente muda de idéia. Eu mesmo sou uma destas vítimas: Meu pai, tentando manter a saúde, fazia seu Cooper diário quando foi brutalmente assassinado por uma menor, e os irresponsáveis que deram a filha a arma do crime, nem ao menos socorreram a vítima. 
A lei é para todos, sem distinção. Prova disto é que Everaldo (funcionário e ex-chefe da CIRETRAN) apreendeu e multou o seu próprio filho. Precisa-se dizer mais! 

***

Sexo frágil??? 

Um homem e uma mulher se envolvem num grave acidente de grandes proporções. Os carros são inteiramente destruídos, mas, por sorte, nenhum dos dois fica ferido. Depois de conseguirem sair do que sobrou dos carros, a mulher diz: - Olha só! Você, um homem, e eu, uma mulher, saímos ilesos de um acidente desses! Só pode ser um sinal de Deus! Ele está nos dando uma oportunidade para nos conhecermos e ficarmos em paz para o resto da vida! 
- Concordo - responde o homem - Isso deve ser um sinal divino! 
A mulher continua: - E olha só, um outro milagre: meu carro ficou totalmente destruído, mas essa garrafa de whisky não quebrou! Deve ser outro sinal. Vamos beber e comemorar esta sorte. 
E ela entrega a garrafa ao homem. Ele concorda, abre a garrafa e toma alguns goles diretamente do gargalo. E devolve a garrafa a mulher. Ela a pega, coloca a tampa de volta e a devolve ao homem. 
Ele não entende e pergunta: - Você não vai tomar? 
- Não. Eu vou esperar a polícia chegar com o bafômetro... 
E ainda, há quem afirme que: mulher é o sexo frágil... 

ESTA TERRA CHAMADA BRAZILES


“Este não é um país sério!” - Frase atribuída a Charles de Gaulle (desculpem se o nome não estiver certo) ex-presidente francês. Ele negou, mas, como diria o saudoso Odorico Paraguaçu, “se ele não disse; deveria ter dito!” 

O nosso presidente Luís Inácio Lula da Silva está a provar do próprio veneno. Quando estava do outro lado do poder, na militância política ou sindical, Lula participou de todas as greves a que teve direito e apoiou todos os movimentos dos Sem (Terra, Teto e etc....) que deviam todoss se juntar e fazer um movimento só: Os Sem Vergonha! Lulinha apoiava, participava e achava justos, isto antes de subir a rampa, trocar de lado e tanto mudar de ideias. 

O Brasil já viveu clima de muita revolta de classes, mas os fatos agora em questão são no mínimo inusitados: O Funcionalismo fazer greve é uma prática comum, os prestadores de serviços essências pararem suas atividades é questionável, mas, o que dizer da ameaça de paralisação do Judiciário? E quanto à greve dos prefeitos? Sei que a situação de muitas prefeituras não é das melhores, no entanto, os “pobrezinhos”, daqui a poucos meses, que têm direito a reeleição estarão novamente em palanque, buscando a sua continuação no poder. É de não se acreditar! Bom, mais isto é Brasil! 

Só nos falta agora, qualquer dia assistirmos no noticiário da televisão: “O Presidente da República e seus Ministros entrarão em greve a partir de amanhã, por tempo indeterminado”. Não! Isso jamais o Lulinha Paz e Amor faria. Primeiro, ele lutou tanto para mudar de endereço e não valeria a pena. Depois, se ele pensasse em praticar ato tão tresloucado, os “verdinhos” o tirariam de lá. 

***

Curtas

O PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Está com o pagamento atrasado em quase cinco meses porque a Câmara Municipal de Itaporanga deixou de entregar a CND em tempo hábil, tornando assim inadimplente o município e prejudicando as crianças que tanto necessitam deste mísero dinheirinho. E eles são chamados de: “Representantes do Povo”! 
Até que enfim. A terra do Tio Sam entrou para o Terceiro Mundo. Vocês viram o tamanho do “Apagão”. 

Do livro: Agnaro Pati

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More