terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Taxa de iluminação pública de Itaporanga é uma das mais abusivas da Paraíba

Dinheiro arrecadado vai para a conta da Prefeitura e é destinado ao pagamento da iluminação urbana


Ao olhar o item Demonstrativo em sua conta de luz, o consumidor de Itaporanga, mesmo o de baixa renda, pode ver o tamanho do abuso contra seu bolso: há oito anos, a Prefeitura repassou aos cidadãos locais a responsabilidade pelo pagamento da iluminação pública, e o que é pior: a taxa vem sofrendo aumentos abusivos e criminosos nos últimos tempos, conforme apurou o www.folhadovali.com.br.

Um reajuste proposto pela Prefeitura e aprovado pela Câmara de Itaporanga entrou em vigor no ano passado e acarretou um aumento, em alguns casos, de 600% na taxa de iluminação pública.

Em uma conta onde o fornecimento de energia custa 30 reais, por exemplo, o consumidor passou a pagar mais de 16% de iluminação pública, aumentando drasticamente sua despesa com luz. E há residências que pagam taxas ainda mais salgadas.

E além da taxa exorbitante, uma outra irregularidade é a cobrança de iluminação pública onde o benefício não existe, ou seja, na zona rural.

Os mais prejudicados com esse abuso é o consumidor de baixa renda, o rural e urbano, que precisa sacrificar a própria família para pagar a conta em dia e não ter a sua energia cortada. Foto: uma conta de luz onde 16% do valor correspondem à taxa de iluminação pública

Publicado no Fola do Vale em 26-05-2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More