segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Personalidades que construíram Itaporanga – Djaci Brasileiro


Djaci Farias Brasileiro já exerceu quatro mandatos de deputado estadual (1990-1994/1994-1998/1999-2003/2003-2007). Até o mês de abril de 2008 exercia a cargo de Secretário Estadual do Desenvolvimento Humano, recebendo do governador Cássio Cunha Lima a confiança e uma determinação: melhorar os índices da área social do Estado da Paraíba, principalmente, com diminuição dos índices de Pobreza no estado. O que Djaci fez com muita competência e eficiência, haja vista, ser ele um grande benfeitor e aliado das pessoas mais necessitadas. 

A política de Itaporanga sempre foi marcada pela presença de grandes lideranças. Cinco delas, ao longo dos últimos oitenta anos, tiveram posições destacadas porque ultrapassaram as fronteiras municipais e alcançaram posições de destaque na vida pública estadual. São eles: Djaci Farias Brasileiro, atual prefeito de Itaporanga, ao lado de José Gomes, ex-deputado e ex­governador da Paraíba, Praxedes Pitanga, ex­prefeito e ex-deputadp federal, Balduíno Minervino de Carvalho, ex-deputado, e Soares Madruga, ex-deputado e ex-governador. 

Filho de Raimundo Nonato Brasileiro e Odete Farias Brasileiro, Djaci nasceu no Sítio Saco, em Igaracy, no dia 09 de julho de 1947. Estudou o primário em Aguiar, o secundário em Campina Grande e concluiu o curso de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1975. Exerceu a profissão inicialmente em Piancó, depois em Igaracy e Itaporanga. Em 1977, já morando em Itaporanga casou-se com a jovem Kátia Lúcia Fonseca Pinto, ex­prefeita de Itaporanga, de cujo matrimônio nasceram os fihos: Djaci Júnior, Vanessa e Karina. Djaci ingressou na política em 1982 quando se elegeu Prefeito de Igaracy, ficando no cargo até 1988. Em 1990 elegeu-se pela primeira vez para a Assembléia Legislativa da Paraíba, reelegendo-se outras três em 1994, 1998 e em 2002, com votações sempre crescentes. 

Djaci Brasileiro sempre tem se destacado como um incansável batalhador e um intransigente defensor dois projetos de interesse de Itaporanga e do Vale do Piancó. A preocupação com sua gente não se manifestaram apenas nos bastidores e microfones da Assembléia Legislativa, nas ante-salas e gabinetes oficiais em João Pessoa e Brasília. Djaci é um médico competente fez de sua profissão um sacerdócio, atende à todos a qualquer hora, tanto é assim que tomou um profissional respeitado, amado e reconhecido por toda a sociedade itaporanguense, merecendo igual carinho de muitas outras pessoas dos municípios do Vale do Piancó. 

Foi responsável pela execução de diversas obras em Itaporanga durante todos os seus mandatos de deputado, indo desde aprovação e execução de vários projetos de eletrificação rural, ginásio de esportes, casas populares, passando também pelas áreas de saúde e educação. No campo da saúde, destaque para a ampliação e instalação modernos equipamentos médicos no Hospital Distrital “Dr, José Gomes da Silva”, um dos maiores e mais importantes da região e que recebeu, sob sua orientação parlamentar a implantação de um Hemocentro, serviço de maior importância para a melhoria das condições de saúde dos pacientes da região 

Como secretário estadual Desenvolvimento Humano, Djaci Brasileiro ampliou em 25% os investimentos do programa “Leite da Paraíba”, o que possibilitou a elevação de 120 para 150 litros de leite/dia. Este é um dos programas de maior alcance social que beneficia centena de produtores rurais, com a compra do leite para ser distribuído com as crianças de baixa renda. Outra ação importante desenvolvida por Djaci Brasileiro, quando secretário estadual, foi a construção de 6.166 Cisternas de Placas, construídas nas áreas do estado onde a seca mais castiga os nordestinos. Na verdade, uma solução prática e rápida para que as famílias carentes possam sobreviver com a seca. Djaci é assim, um amigo e defensor da Pobreza. 

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More