segunda-feira, 24 de novembro de 2014

José Antônio da Silva


José Antônio da Silva – Zuquinha

José Antônio era conhecido como Zuquinha, nasceu na cidade de Misericórdia, que depois tornou-se Itaporanga, em 15 de fevereiro de 1924, filho de Romualdo da Silva e Dona Maria Constância da Silva.

Zuquinha era filho de agricultor e como todo menino pobre, brincava e estudava, sendo ele um menino bom, adorado pelos pais, fazia suas tarefas de casa, do roçado e da criação de gado. Ainda jovem tornou-se um pequeno comerciante no ramo de padaria, época em que conheceu a jovem Terezinha Enedias (Terza de Zuqinha), com quem se casou..

Com suas economias comprou um caminhão Chevrolet, adaptando-o para  o tranporte de passageiros, o conhecido Pau-de-arara, viajava para Brasília, levando famílias inteiras, que iam com seu trabalho, construir a capital federal.

Dirigindo por mais de dez anos, tornou-se o pioneiro do transporte coletivo de Itaporanga a Brasília, quando ficou conhecido por Zuquinha, apelido que o acompanhou até hoje. 

Com o passar dos tempos ele mudou de ramo, passou do tranporte de passageiros, par o comércio de estivas em atacado, ao mesmo tempo em que adquiriu um caminha Scânis e fazia suas viagens do Rio Grande do Nirte para Minas Gerais.

Por conta desse trabalho sacrificado, ele como todos os caminhoneiros, vivia mais na estrada do que, junto da família, mais nunca deixou de um bom esposo, bom pai e bom amigo da sociedade, sendo um homem honrado, cumpridor de seus deveres e queridos pelos amigos.

Ao partir desse mundo, deixou a esposa Tereza e nove filhos. Por todos esses motivos, Zuquinha fez sua última viagem, mas tornou-se lembrado e histórico, em sua cidade natal.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More