segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Revista "ITAPORANGA, 144 ANOS DE HISTÓRIA!"

 

ITAPORANGA, 144 ANOS DE HISTÓRIA!

Mensagem do Prefeito


Estimados amigos e amigas da nossa querida e bela Itaporanga, 

Trago em mim uma energia muito forte e positiva para comemorar com todas as famílias que fazem parte da história de Itaporanga mais um natalício de emancipação política, o centésimo quadragésimo quarto. Pois penso que, apesar de ainda não termos a cidade e o campo que sonhamos por conta de inúmeras mazelas há muito enraizadas, passos fundamentais serão dados concretamente daqui pra frente visando a instalação definitiva da luz do novo que brilha forte e nos guia para o caminho da prosperidade. 

Acredito com a mais firme convicção que, nos próximos tempos o nosso município irá recuperar e consolidar o seu destaque de origem, nas esferas estadual e nacional. Por onde passo e dialogando com os mais diversos grupos de pessoas, percebo um comentário quase unânime: Itaporanga deseja estar com uma cara e com um espírito novo. E isso, mesmo causando uma enorme felicidade, motivará sempre em nossa equipe uma postura de mais empenho e de superação, pois uma vertente que norteia o nosso trabalho recai justamente na consciência segundo a qual não basta simplesmente chegar a um patamar alto, é preciso se manter lá. E sendo assim, nada melhor do que a velha e boa companheira humildade para nos orientar no percurso. 

Por fim, para encerrar estas breves palavras em que o plano central é, sem sombra de dúvida, a festa de aniversário da nossa Itaporanga, quero congratular a todos os filhos e filhas desta terra e desejar muito sucesso para todos, e pedir que essa atmosfera sensacional de otimismo e elevada auto-estima continue sendo reafirmada dia-a-dia; pois somente assim chegaremos ao perfil em que verdadeiramente temos que nos adequar. 

Que a sementes da Paz e do Bem sejam lançadas nos terrenos dos nossos corações e os muros do atraso e da discórdia sejam substituídos pelas pontes da solidariedade. 

Djaci Farias Brasileiro 
Prefeito Municipal 



EDITORIAL

Itaporanga tem história para contar

No itaporanguense, o impulso espontâneo de fazer é mais rápido que a necessidade de ponderar. Fazer, produzir, criar, mudar incessantemente o que já existe para gerar novas coisas; este é o nosso carma, um carma que, se não foi imposto pelo destino, foi escolhido, proclamado por nós mesmos. É um impulso tão legítimo quanto o impulso oposto: o de contemplar, pensar, entender, discutir, examinar incessantemente, o que surge para decidir para que sirva. Quando Itaporanga consegue reunir estes dois impulsos encontra seus momentos de grandeza, que não são únicos, também não foram poucos. Itaporanga chega aos 144 anos trazendo consigo aquilo que a fez ‘Rainha’: a coragem do seu povo, o trabalho e a maneira peculiar e singular de superar dificuldades e adversidades. 

A classe política de Itaporanga tem uma responsabilidade maior no sentido de tirar a cidade do atraso e torná-la mais humana, bela, desenvolvida e atraente. Quando os políticos têm vontade e coragem para trabalhar, é possível implantar iniciativas simples e funcionais, mesmo em momentos de crise. Uma terra prometida. Assim Itaporanga é vista por milhares de pessoas que adotaram a cidade para morar, estudar, investir e se firmar profissionalmente. Para os nascidos na cidade, não poderia haver melhor berço. O itaporanguense é orgulhoso de sua terra, de sua gente, do seu clima e vocação para o desenvolvimento e vanguarda. Itaporanga é Rainha - a Rainha do Vale do Piancó. E como tal merece todas as honras. 

O espírito desenvolvimentista do novo prefeito, Djaci Brasileiro, com uma visão de mundo arrojada, contagiou a todos e Itaporanga passa a respirar um ar diferente, otimista, comprovado através das dezenas de empreendimentos e investimentos que surgirão a partir deste ano. A cidade de Itaporanga comemora hoje 144 anos de fundação orgulhosa de seu passado, contente com seu presente e esperançosa em relação ao seu futuro. Itaporanga é uma das cidades que mais cresce no Estado, fruto de iniciativas importantes no comércio, na indústria e no setor de serviços de uma maneira geral. A educação se destaca revelando cada vez mais potencialidade. A grande luta dos itaporanguenses no momento tem sido se mobilizar para conquistar um campus universitário. 

O Poder Público Municipal, a partir de agora, promoverá fortes investimentos em infra-estrutura, saúde, educação e urbanismo, para garantir a todos uma cidade preparada para o desenvolvimento e saudável para se morar. Itaporanga, será a parti de agora, uma das cidade que oferecerá mais oportunidades de empregos no sertão, com a mais intensa movimentação cultural e espaços para quem quer crescer e viver bem. Por tudo isso, Itaporanga tem hoje muitos motivos para comemorar. Maior potência da economia regional, onde o mercado consumidor polariza mais de 60 mil pessoas. Localizada no Vale do Piancó, a cidade de Itaporanga é considerada de médio porte e comanda o desenvolvimento da progressista região do Vale. Cidade com grandes potencialidades, Itaporanga abrange um mercado consumidor enorme de habitantes, formado pelos 20 municípios que integram o Vale. 

Itaporanga tem história para contar. A cidade de Itaporanga responde por um processo civilizatório exemplar e invejável, com sua história riquíssima de brilhantes realizações e conquistas, Itaporanga desponta, hoje, aos 144 anos, como o mais promissor centro de desenvolvimento econômico do Estado da Paraíba. Isto porque a nossa cidade foi contemplada, pela natureza, com riquezas invejáveis a qualquer povo. Itaporanga tem água, tem terras férteis e tem o mais importante, Itaporanga tem um povo trabalhador, ordeiro e que aposta no crescimento da cidade, o que nos enche de orgulho, tem um povo que herdou uma saga de heróis e mártires; de desbravadores e empreendedores; de anônimos e notáveis; movida pela paixão e pelo sentimento telúrico. 
Itaporanga também tem história para contar; tem projetos a realizar; tem sonhos a concretizar; tem empregos a gerar; e riquezas a explorar. 


Expediente 

Prefeito Constitucional
Djaci Farias Brasileiro

Vice-Prefeita Constitucional
Wilza Rodrigues Villarim

Secretário de Administração e Finanças
José Joaquim Salviano da Silva

Secretário de Planejamento e Gestão
Kátia Lúcia Fonseca Pinto Brasileiro

Secretário Chefe de Gabinete
Ricardo Rangel Pinto

Procuradoria-Geral
Antônio Remígio da Silva Júnior

Secretário de Infra-Estrututura e Urbanismo
Domingos Marques Neto

Secretário da Saúde
Gaudêncio Mendes de Sousa

Secretário da Educação
Josias Tolentino

Secretário Agricultura e Meio.Ambiente
Sebastião Rodrigues Lemos

Secretário da Assistência Social
Erivaldo Rufino de Sousa

Secretário de Esportes., Cultura e Turismo
Domingos S. Rodrigues Procópio

Secretário do Trabalho e DesenvolvimentoEconômico
Manoel Ferreira de Caldas Neto

Ouvidoria Municipal
Thiago Thaynner C. Campina

Secretaria Executiva
Cirame Pinto Feitosa

Tesouraria
Ademar Pereira Brasileiro

Chefe da Gerência do Cerimonial e Comunicação Institucional
Ricardo Pereira da Silva

Revista
"Itaporanga, uma Pedra Bonita!"
Responsável
Ricardo Pereira da Silva

Fontes de Pesquisa:
Jornal da Paraíba; O Semanário; Folha do Vale; Revista Itaporanga, sua História, sua Gente (Damião Lucena); Livro Terceiro Neto-Dorgival = Gente de ontem, histórias de sempre; Carta de Maria Correia Filha, Artigos de Lourival Inácio Filho, 3ª. Cia/PM de Itaporanga. 
Colaboradores:
Antônio Bandeira de Figueiredo, Eriogenil Alves, Agápio Sertão, Júlio Nitão, Nazaré Lima, João Pereira Filho, Rainério Brasilino, Nilton Mendes, Laura Araújo.


Itaporanga hoje: Um Novo Governo, Uma Nova Realidade! “Naturalmente, não interpreto esse tento administrativo com motivo de vaidade, mas com a tranquilidade de quem está contribuindo com essa terra há décadas” * Prefeito Djaci Brasileiro


O município de Itaporanga, hoje administrado pelo prefeito Djaci Brasileiro, se destacará no cenário paraibano pela perseverança de seu povo em sempre buscar o crescimento. A Prefeitura fará sua parte com relação a esse desenvolvimento. Principalmente porque o governo municipal irá investir de forma maciça na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. 

A gestão que se inicia irá investir em setores como saúde, lazer, esporte, cultura, turismo, educação, ação social, agricultura, meio ambiente, urbanismo, infra-estrutura e promoção do ser humano. A cidade comemora 144 anos de emancipação política e o prefeito Djaci Brasileiro se diz bastante entusiasmado com as diretrizes que o seu governo começa a imprimir em favor dos itaporanguenses. O município, segundo o próprio prefeito, tem a primazia de sob o comando da atual gestão, observando-se do ângulo administrativo, conseguirá superar as dificuldades do passado porque, a partir de agora, existe planejamento para o futuro.

Para um filho de Itaporanga, identificar e exaltar as qualidades da cidade é algo extremamente simples. E, quando se tem a oportunidade de, por quatro vezes, representar uma das mais importantes cidades da Paraíba, na Assembléia Legislativa, e agora como seu administrador, a dimensão do reconhecimento dessas virtudes se ampliarem ainda mais. No momento em que completa 144 anos de emancipação, Itaporanga permite aos seus filhos uma alegria ainda maior: a oportunidade de ter um prefeito comprometido com os anseios da coletividade e que consolidará o maior programa de investimentos da Prefeitura Municipal, em todas as áreas. 

“Naturalmente, não interpreto esse tento administrativo como motivo de vaidade, mas com a tranquilidade de quem está contribuindo com esta terra há mais de vinte anos. Estarei, a partir de agora, apenas cumprindo com meu dever um papel histórico como administrador público em trabalhar e dar o melhor de mim em prol de uma cidade que polariza outros 19 municípios e que já me deu tantas alegrias, a começar pela família que tenho”,  afirma o prefeito Djaci Brasileiro. O gestor confirma que irá priorizar em sua gestão a geração de emprego e renda, através de muitas ações em todas as áreas. “Investir em Itaporanga é exercitar o senso do dever cumprido”, diz. 

Itaporanga chega aos 144 anos trazendo consigo àquilo que a fez Rainha: a coragem de seu povo, o trabalho e a maneira peculiar e singular de suportar turbulências. E é com esse espírito que a atual gestão plantará, nos próximos quatro anos, todas as ações da Prefeitura Municipal, encontrada num quadro de fraca institucionalidade e parcos recursos. Ciente de tantas dificuldades e diante do enfrentamento de enormes e urgentes desafios, a atual gestão terá de reconstruir e impulsionar a Itaporanga que queremos e desejamos, de modo a atender e priorizar a prestação de serviços básicos à comunidade. Daí porque foram definidos, pelo atual governo, ações estratégicas de curto, médio e longo prazos, estruturadas em várias ações e programas intersetoriais que busquem romper com o imobilismo e criar alternativas para modernizar a máquina, impulsionar o desenvolvimento urbano, promover a cidadania e estimular a geração de emprego e renda. No plano administrativo além de uma nova formatação no modelo de gestão orçamentário-financeiro, estabelecendo o controle rígido das despesas e o diálogo permanente com a sociedade para definição de prioridades, será iniciada as ações de urbanização e uniformização das diversas secretarias, objetivando a otimização do processo de tomada de decisões e da prestação de serviços à comunidade. 

Na área de Infra-Estrutura Urbana, executadas as seguintes ações: Permanente e intensiva limpeza pública da Cidade; completa sinalização dos logradouros e numeração de todas as residências da cidade, facilitando assim a localização exata por parte dos Correios e Telégrafos, haja vista, que atualmente há uma dificuldade imensa para que os carteiros desenvolvam a contento o seu trabalho; cadastramento de todos os feirantes instalados hoje na Avenida Getúlio Vargas e realocando-os em um local apropriado e digno para a comercialização dos seus produtos; vamos realizar uma parceria com o Banco do Nordeste e com a Caixa Econômica Federal visando um ampla reforma e recuperação de toda a estrutura do Mercado Público e, principalmente, do Açougue para assim possa destinar uma melhor higiene aos clientes que por ali passam; vamos executar uma reforma completa no Terminal Rodoviário “Lourival Rodrigues”; adquirir uma nova frota de maquinário para a Seinfra e recuperar a já existente, o que sobrou dela; vamos  executar um completo revestimento do asfalto existente nas principais avenidas da cidade. Como também, a pavimentação em paralelepípedos de diversas artérias urbanas, em particular do Conjunto Chagas Soares, do Loteamento Balduíno de Carvalho e da Vila Mocó, por fim, vamos melhorar o paisagismo da cidade, contratando uma empresa especializada para mudar o visual de nossas praças e jardins, dotando-os de um moderno conceito de ajardinamento. 

No setor educacional a atual administração destinará atenção especial para a sua melhor eficiência e um melhor desempenho corno: Uma completa recuperação de todas as escolas das zonas urbana e rural, com realocação de alunos para retomar a estudar em suas comunidades de origem; Faremos uma parceria importante com o Governo do Estado para colocar um Transporte Escolar Misto, dotando de veículos cobertos e adequados para nossas crianças e jovens; quanto ao transporte de universitários para a cidade de Patos destinaremos e asseguraremos ônibus confortáveis; valorizaremos, capacitaremos e treinaremos o nosso magistério, constantemente, para assim, melhor o seu desempenho, como também, daremos total atenção à escola Jacinta Chaves; construiremos quadras de esportes em algumas comunidades rurais e faremos uma reforma completa no Ginásio Poliesportivo “O Demão”, atualmente abandonado; faremos entrega de material didático e merenda escolar de qualidade; vamos destinar sistematicamente nas escolas municipais para nossas crianças a prevenção bucal, com aplicação de flúor, através do Programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, e consultas oftalmológicas, para detectarem problemas de visão, através do Programa “Ver Pra Aprender”; para a Escola Modelo ‘João Silvino’ pretendemos transformá-la num Centro Profissionalizante em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), doando o prédio, caso não vingue, iremos concluí-Ia; iremos fazer exames periódicos a cada seis meses em nossas crianças matriculados nas diversas escolas municipais, o que contribuirá bastante com a evolução e rendimento escolar; por fim, iremos informatizar as escolas do município . 

Na área da saúde teremos preocupação especial com o bom atendimento e eficiente funcionamento. E de cara implantaremos o Programa “Medicamentos em Casa”, onde a atual gestão passará a entregar medicamentos na casa das pessoas, como por exemplo, os de hipertensão arterial, numa ação que evitará que esses pacientes tenham de se deslocar até a farmácia municipal, para buscar o remédio prescrito pelos médicos do PSF. Para a execução do Programa a atual gestão contará com uma equipe de motoboys; deixaremos uma ambulância á disposição dia e noite, em caso de urgência, para a população, como também, iremos adquirir novos veículos e recuperar os já existentes lotados na Secretaria da Saúde, firmaremos convênios com Clínicas Especializadas para a prestação de serviços que não possam ser executados na cidade; a Casa de Apoio, em João Pessoa, continuará disposição do que dela necessitam. 


A Ação Social, sem dúvidas, é a área com a qual o atual prefeito mais se identifica e, por isso; irá merecer atenção especial com execução de diversas ações e obras, como: A implantação de um Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente, através de programa de atenção continuada, que ficará localizado no Loteamento Balduíno de Carvalho com um complexo muito bem preparado para, também receber crianças nos finais de semana, destinaremos atenção especial às creches da rede municipal; e, investiremos pesado nos programas: CRAS, Casa da Família, Pró Jovem, PAIF, com atenção especial as crianças em situação de risco, no combate a prostituição infantil, violência às crianças, combate as drogas, entre outros; através do IGD- Índice de Gestão Descentralização, viabilizaremos Capacitação, Criação de Arranjos Produtivos, recuperação de Prédios, aquisição de Equipamentos, etc, (excluindo somente construções); através do BPC - Beneficiamento de Proteção Continuada, vamos inscrever e acompanhar crianças ou adolescentes portadores de necessidades especiais ou mental, com a destinação de um salário mínimo para cada uma delas; acompanharemos com atenção redobrada o Programa Bolsa Família, recadastrado todas existentes e incluindo  novas, que preencham todos os pré-requisitos.

“...Estarei, a partir de agora, apenas cumprindo com meu dever um papel histórico como administrador público em trabalhar e dar o melhor de mim em prol de Itaporanga”                      * Prefeito Djaci Brasileiro

CONTINUAÇÃO... 

Da mesma maneira faremos em relação à Bolsa Escola, adotando neste programa, palestras com os 'pais de alunos para intensa frequências deles; o mesmo procedimento terá o Bolsa Adolescente, que implantaremos em Itaporanga, uma das poucas a não ter adotado ainda este maravilhoso programa; assim como, com o PETI, que necessita de uma urgente intervenção para o seu melhoramento, já que ele está complemente desestruturado; o P.A será transferido para o centro de produção municipal; solicitaremos junto ao Governo do Estado parceria diversas com programas do Plantec; celebramos convênios com o Governo do Estado, já na próxima semana, para a construção de 250 cisternas nas localidades que ainda não dispõe de água; também na próxima semana, estaremos assinando convênios com o Governo do Estado, via CHEAP, para a construção e reformas de casas populares, através, do Cheque-Moradia e do Pró-Moradia.


Com atenção especial para a geração de emprego e renda em nossa cidade, o atual governo dará apoio integral a todas as micro e pequenas empresas, com incentivo para criação de outras novas; implantaremos Programas de Capacitação para Jovens e Adultos fora do mercado de trabalho; implantaremos Programa para o primeiro emprego; iremos Instalar o escritório do SEBRAE-PB em Itaporanga; faremos reuniões constantes com a Cinep, SEBRAE, Secretaria Estadual de Industria e Comércio, para atrair novos investimentos na área da industria, com a viabilização de ampliar novos horizontes para os produtos locais; vamos implantar a Oficina de Serviços Permanentes.

O homem do campo terá, sem dúvidas, atenção especial do nosso governo, para isso, executaremos ações como: A implantação do API - Arranjo Produtivo Local do Pescado (Projeto Tilápia), através do Centro de Industrialização do Pescado; implantação do Centro de Apoio ao Pequeno Produtor Rural; E teremos no nosso governo o Arranjo Produtivo para a cultura do Arroz Vermelho, em parceria com os governos Estadual e Federal; de imediato faremos o corte de terras dos micro-produtores; recuperação das Estradas Vicinais; construiremos diversas passagem molhada e pequenos açudes em diversas comunidades rurais; vamos ampliar o salário do Seguro Safra; implantaremos projetos para pequenas irrigações; vamos comprar a merenda escolar da rede municipal da produção dos pequenos produtores; daremos total assistência para a melhoria dos rebanhos bovinos, caprinos, etc; 

Prefeito Djaci dará total incentivo para as micro-empresas 
Como forma de modernizar e aperfeiçoar a máquina municipal, executaremos ações como: Recenseamento de todo o funcionalismo municipal para corrigirmos as disparidades e irregularidades existentes; mudaremos a Estrutura Administrativa do Município; criaremos o Instituto Municipal de Previdência; de imediato faremos uma reforma geral na Sede da Prefeitura derrubando todas as portas e paredes que foram colocadas recentemente, que deixou inadequado àquela estrutura física; vamos valorizar por completo o servidor municipal. 

Turismo de Eventos 
Nesta área a principal meta do governo será a construção de um Parque de Festas para, assim, desafogarmos a Avenida Getúlio Vargas, que atualmente, encontra-se obsoleta e não comporta mais a realização de grandes eventos do porte de um São Pedro de Rua. Já estamos trabalhando na aquisição da área para viabilizarmos esse sonho de Itaporanga; para os jovens iremos contratar as melhores atrações musicais e realizar as melhores festas de todo o Estado, como o 9 de janeiro e São Pedro de Rua; em relação a área esportiva, daremos total apoio ao esporte amador, como também, ao profissional; investiremos pesado na realização do “Poeirão” que acontece no dia 1º. De maio, entre outras ações. 


A atual gestão terá atenção especial para o apoio ao esporte amador e profissional, como também fará uma vasta restruturação no “Poeirão”, que é o maior do mundo em participação de atletas. 

Fonte: Revista Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More