quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Relembrando o Parque Lima e a rádio de Crispim


Quem hoje cinquentão não lembras do serviço de som do Parque Lima, que a minha época era montado ao lado mercado público de Itaporanga, na Avenida Pedro Américo, atualmente Deputado Soares Madruga.

O serviço de som anunciava rotineiramente: - Esta m´8sica vai paea uma mocinha de cabelos compridos, vestido azul e bolinha pretas, com um laço de fita na cabeça; que alguém das iniciais OX lhe oferece, O nome do ofertante era Antônio Chofer.

O saudoso Crispim Pessoa, um dos pioneiros na radiodifusão em nossa cidade, seu maior sonho era ter uma rádio legalizada, para isso batalhou até a morte, mas, como sempre os políticos passaram a perna nele e o serviço de radiodifusão foi instalado na vizinha cidade de Conceição, com o nome Rádio Educadora de Conceição.

Crispim tornou-se uma figura folclórica em nossa comunidade, contam que certa vez, ele foi transmitir o desfile do dia sete de setembro do Colégio Padre Diniz, os alunos demoram a formar os pelotões e como ele já havia falado muito e a parada cívica não começava, ele soltou em alto e bom som: Francimar, bota aquela musiquinha! Ao que, seu fiel ajudante e controlista de som, atendeu colocando para tocar o Hino Nacional.

Outra vez, como era de costume, ele foi transmitir a Missa do Galo, que era sempre celebrada no patamar da Matriz, a Missa Campal, transmitida para os sítios pelas ondas sonaras da Rádio Cruzeiro do Sul e para os que ali se encontram; pelo serviço de som da paróquia; tudo corria as mil maravilhas, a´te que alguém resolveu pagar para ele dar um aviso para o sítio; ele, doido por dinheiro, esperou o momento que o celebrante largasse o microfone, isso só aconteceu na elevação do cálice, o Padre soltou o microfone, ergueu o Cálice e Crispim bradou para os ouvintes: Atenção, muita atenção Né Baião, no Sítio Rebolão, mande a burra que compadre Zé chegou.

Esse era o velho Crispa, que costumava fazer a propaganda da Farmácia de Chico da Mãozinha,  um dos patrocinadores de seu prograa de grande audiência, o Cartão Sonoro, Atenção, muita atenção! Relógio que atrasa, não Adianta. Farmácia Nossa Senhora da Guia, informa a hora certa. Falta cinco pro feijão (cinco minutos pra onze horas e arrematava: Bidú, bota o cume na mesa que eu chego já.

Gostava e sempre tocava muito esta música na Rádio Cruzeiro do Sul ou na sua sucessora a Rádio Educadora de Itaporanga, ambas clandestinas; quem não lembra?


E este clássico, A Marcha dos Marinheiros:



Mais a música que ele rotineiramente tocava, quando ele dizia: Bidú, bota o cume na mesa que eu chego já, era A Triste Partida, que dava tempo de ele ir almoçar e voltar pra rádio:


Paulo Rainério Brasilino

1 comentários:

lenbro muito do crispim soudades velhos tempos

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More