sexta-feira, 28 de novembro de 2014

No esporte Itaporanga é um celeiro de talentos que se destaca no Brasil


As atividades esportivas também se constituem em motivo de muita alegria para os itaporanguenses, que participam ativamente dos vários campeonatos e manhãs, tardes e noites de lazer que se desenvolvem nos vários ginásios poli esportivos locais. No estádio José Barros Sobrinho "O Zezão", como é mais conhecido, acontece todos os anos, no mês de maio, a partir do Dia do Trabalhador, o maior campeonato de futebol amador do mundo: “O POERIÀO", com a participação de mais de 150 equipes da cidade e da zona rural, numa promoção do Atlântida Esporte Clube, em mais de 15 dias de competição. 

Em Itaporanga, no entanto, não foi diferente do resto do país, pelos gramados e campos de várzea passaram grandes jogadores, técnicos e desportistas que escreveram com letras de ouro nas páginas impagáveis de nossa história. Tivemos também a generosidade dos Deuses do futebol que nos presentearam com talentos expressivos e inesquecíveis em épocas distintas a exemplo de Eládio Clementino, Peba, André e Joaquim Morato, Beto, Edmundo, Reginaldo Souza, Zé Caiana e tantos outros. 


Também grandes equipes ao longo da história representaram e fizeram a alegria de nosso povo, do passado ao contemporâneo, equipes como o grande Baypendí que contava em seu elenco com majestosos jogadores, como: Nezim Gabriel, Expedito Barreiro, Zé Prudêncio, Eládio Clementino, Zé Pequeno, Bandeijinha e outros. Tudo isso na década de 40, no tempo em que as bolas eram artesanais, feitas a mão por João Severo, que as amarrava com um tipo de cadarço e, as chuteiras feitas por Zé lnácio, Dedé Lacerda e Zé Braz. Depois disso tivemos a satisfação de revelar outra boa safra de jogadores: Joaquim Morato, Manoel Laureano, Diassis Leite, Chico de Badú, Olavo de Sabido, Zé Pereira, Sebastião Morato, Chiquinho, Damião Pereira, etc. 


Em 1970, a segunda etapa de revelações, mostrou-nos: Valdeberto, Bebé (de Diamante), Chico Vigó, Dema, André Morato, Zé de Naséinha, Tamum, Luis Costa, Zé Zambeta, Pedro Morato, Mazola, entre outros, tendo como técnico o mestre Agápio Sertão. Nesta mesma época, tínhamos aqui em nossa cidade grandes equipes de futebol. No campeonato de 1970, participaram seis equipes: Fluminense (de Dr. Juvino), GDI (Ginásio Diocesano), Santos de Centinho, Ita de Raimundo Moisés, Cruzeiro de Ivanó Araújo e Bangu, que depois virou Carcará, do saudoso Heleno Feitosa Costa. Foi campeão deste ano o Fluminense. O Cruzeiro de Ivanó é o mesmo que hoje alegra os torcedores itaporanguenses no Campeonato Paraibano. 

Um detalhe importante que marcou esta geração de craques era o amor ao que faziam dentro de campo, jogavam por prazer, entravam em campo sem pensar em ganhar dinheiro, tanto é assim que muitos que aqui deixaram e recusaram propostas de clubes profissionais do futebol paraibano e brasileiro, alguns por motivos pessoais outros com medo de enfrentar um mundo desconhecido. 


A paixão pelo futebol era tanta que no início dos anos 70 fizeram um apelo ao então prefeito Adailton Téodulo da Silva, para que a Prefeitura adquirisse um terreno para a construção de um campo de futebol. Chegaram ao ponto de alguns clubes e desportistas oferecerem ajuda financeira para aquisição deste terreno onde até hoje é realizada todas as competições de futebol de nossa terra. E por aí fomos, tivemos uma das primeiras rivalidades de nosso futebol:  Carcará e Bem-te-vi, na época mágica do futebol da qual fez parte Heleno Feitosa Costa, que ao ser um dos fundadores do Atlântida Esporte Clube e, logo em seguida mentor do maior torneio de futebol amador do mundo: “O Poeirão”. 

Ita, Cruzeiro, Papagaio, Bela Vista, União, Mil Réis, Ferrari, 9 de Janeiro e Auto Esporte, com muitas dificuldades e força de vontade de seus dirigentes ainda mantém nosso futebol, como o melhor de todo o Vale do Piancó. Pois sempre tivemos bons jogadores, dirigentes, desportistas e equipes, mas faltava estrutura. No início da década de 90, alguns de nossos melhores desportista tiveram a idéia de colocar na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano, uma de nossas equipes e foi escolhida o Mil Réis para esta façanha, Pois bem, se iniciava fase mais difícil da história do futebol de Itaporanga, tínhamos o trabalho de muitos abnegados e a empolgação foi tamanha tendo o comércio local colaborado com os poderes constituídos, em fim, Itaporanga se mobilizava para elevar o nosso futebol a nível estadual. No entanto, faltou-nos experiência para chegar ao êxito e aproveitando desses fatores algumas das raposas do futebol, “macacos velhos”, na língua futebolística, treinadores, empresários, indicavam e ao mesmo tempo ganhavam e dividiam salários com os atletas que na sua maioria não tinham compromisso com nossa terra e às vezes assinavam contrato machucados, os chamados “jogadores bichados”. Os anos passaram e após uma boa segunda divisão ganhamos a tão almejada vaga para a Primeirona, disputamos o paraibano, com uma terrível campanha. Fomos rebaixados com a pior campanha de a todos aqueles que disputaram, que nos rendeu o troféu de pior time do mundo em matéria exibida pela rede de televisão Bandeirantes . 


Ao contrário dessa época o Cruzeiro, ousou tentar a tão sonhada vaga entre os melhores da Paraíba e assim conseguimos chegar lá, sendo campeão da Segunda Divisão em 2007. Disputamos a Primeira Divisão em 2007, mas não logramos êxito e retomamos a segundona. Itaporanga, porém, se orgulha de todo esse processo que desencadeou na descoberta de grandes craques que hoje fazem a alegria de torcedores pelo Brasil a fora como: Márcio (ex-ASA de Arapiraca/AL), Mailson (no IntemacionaI/RS), ambos irmãos, filhos de Deda Viriato; Beto (ex-Treze/CG, Fluminense/RJ), Edmundo (ex-Cruzeiro/MG, Nacional/PB, Cruzeiro-Itaporanga, Vila Nova/MG, Ypiranga/PE, Santa Cruz/PE, entre outros, hoje no Sousa). Sem falar no premiado treinador Reginaldo Sousa, que passou por equipes, como: Atlético de Cajazeiras, sendo vice-campeão da PB: Santa Cruz-PE, Nacional-PB, Ypiranga-PE. entre outros.

Revista "Itaporanga, 144 anos de história"

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More