segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O APITO FINAL

O APITO FINAL
(João Dehon Fonseca em 31-07-2013)

Cada cidadão de Itaporanga permita-me entrar em sua casa para falar um pouco de um cidadão conterrâneo nosso que teve sua passagem no mundo dos esportes como árbitro de futebol, permitam-me dizer e até dizer modéstia a parte, nós filhos dessa Misericórdia de ontem e dessa Itaporanga de hoje somos pessoas privilegiadas por Deus e só gostamos de fazer as coisas bem feitas. Pois bem, esse itaporanguense foi um bom árbitro de futebol: austero, imparcial, elegante dentro daquele uniforme preto de árbitro, honesto em suas decisões.

Na sua passagem pela arbitragem de futebol, foi considerado o melhor do Vale do Piancó e enquanto esteve em atividade, foi muito amado, mas também deve ter sido muito odiado em alguns momentos de euforia dos apaixonados torcedores e outras vezes por jogadores que eram expulsos diante da autoridade que ele representava. Claro que deve ter errado em alguns momentos e esses erros as vezes se perpetuam, como foi o caso em que apitou um pênalti contra o Fluminense de Itaporanga que jogava contra um time de Coremas. Outra vez expulsou Tenor Benga que fazia a parede humana daquele time junto com o Will Rodrigues, diga-se de passagem, parede humana intransponível. Mesmo com esses erros ele foi o bom, foi o melhor.

Ivan Rodrigues Viana, filho de Sebastião Rodrigues, Ex-prefeito de Itaporanga e de Dona Lourdes Rodrigues, irmão do Saudoso Walter Rodrigues Viana (ex-presidente do Banco do Estado da Paraiba e funcionário do alto escalão do Banco do Nordeste), Ari Rodrigues Viana um dos médicos mais respeitados pela sociedade campinense, pessoa de que preso a amizade, Terezinha Rodrigues, alta funcionária aposentada do Banco do Nordeste e do renomado médico nefrologista Antonio Arivan Rodrigues Viana.

Ivan morreu nesta terça feira, 30 do Julho de 2013, em Campina Grande após lutar contra um câncer. Itaporanguense de nascimento, ele sempre se fez presente aos acontecimentos da terrinha apesar de ter ido morar em João Pessoa na década de setenta. Em João Pessoa fez faculdade e concluiu Administração, tendo sido funcionário do Paraiban onde se aposentou.

Depois de aposentado ficou com um pé em João Pessoa e outro em Itaporanga e sempre se hospedava na casa que pertenceu a sua família onde nas noites de plenilúnio gostava de fazer uma roda de amigos para jogar conversas fora e sempre naquela roda estava seu amigo maior Agapio Sertão.

Casou-se com Luzia Felinto também falecida, mas seu casamento foi feito de amor e sempre que encontrávamos um, lá estava o outro.

Seus amigos de infância e adolescência tais com: José Will, Edmilson Fonseca, Ivomar Vieira, José Olavo Rodrigues, João Pinto, Giseudo, Edson Barreiro e tantos outros se perguntarem a esses que era Ivan, certamente dirão: “Um grande cidadão.”

Como disse antes, foi um grande árbitro de futebol, mas sua paixão maior era o Fluminense de quem era torcedor.

Lembro-me que na Copa do Mundo de 1970, ele instalou uma televisão em preto e branco na sede do Atlantida Clube para que pudéssemos assistir aquele evento.

Itaporanga está de luto, nós amigos de Ivan estamos de luto, de luto estão todas as pessoas que de uma forma ou de outra conheceram essa figura impar que sempre quis o bem estar de Itaporanga e que sempre vibrou com a vitória dos seus conterrâneos.

Descansa em paz meu irmão, com certeza os anjos e arcanjos irão se enfrentar numa linda partida de futebol la nos céus e você será convocado por Deus para ser o árbitro, porque aqui na terra hoje ouvimos o seu Apito Final.

Saudades, muitas saudades

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More