sábado, 14 de fevereiro de 2015

Artista itaporanguese se destaca nacionalmente como “Poeta da Paz”

(Poeta Merlânio Maia / Foto: Marta Ribeiro)

O poeta declamador e construtor de versos, Merlânio Maia, paraibano, natural de Itaporanga, descobriu-se poeta desde muito cedo e na sua cidade tornou-se um declamador e construtor de versos desde menino. Sua poesia cheia da “nordestinagem” nascidas na raiz da cultura popular logo a todos encantou, como encanta até hoje.

Merlânio vem se destacando com sua poesia engajada e tornou-se um “Poeta da Paz”. E como um dos coordenadores do MOVPAZ – Movimento Internacional pela Paz e Não-violência, tem viajado o país levando o conceito de uma construção de consciência de paz através da educação pela paz, encontrando assim, inspiração para mais um livro de Poemas de Paz que está para ser lançado.

Hoje ele tem quatro livros editados, cinco CDs da mais pura poesia nordestina e mais de cinquenta cordéis espalhados pelo país.

Nesta segunda-feira (18), o poeta esteve se apresentando na cidade de Patos-Pb, para uma plateia de diretores e professores, que atendem nas suas escolas no Programa Mais a oficina de Tecnologias Educacionais (Cultura de Paz). O público foi ao delírio com sua declamação cheia de ritmos, sua poesia cabocla recheada de emoção, que faz qualquer plateia vibrar levando a uma reflexão crítica, porém, tudo temperado com uma boa dose do seu bom humor.

(Bom público prestigia o evento / Foto: Marta Ribeiro)

Em entrevista ao Portal Pedra Bonita, o itaporanguense fez questão de destacar que é filho do casal Natércio Maia e Helena Barbosa, e acrescenta: “Tudo que sei de poesia e música aprendi em Itaporanga. Meu pai era declamador e minha mãe contava histórias. Os poetas, cantadores e cordelistas que lá passavam, eu me ligava a eles”.

O poeta ainda acrescenta: “A música aprendi no Ginásio Diocesano, com Padre Zé e Sargento Severino, tudo em Itaporanga. Hoje faço shows e cantorias no Brasil inteiro, inclusive fizemos um show em Itaporanga em novembro/2012 no Festival Itaporanguense de Cultura e Arte – FICA, de Rainério, eu e meu irmão Bebé de Natércio”.

Pedra Bonita

O grande poeta Merlânio Maia e Bebé de Natércio se apresentaram aqui em Itaporanga, em praça pública, para seus conterrãneos, pela primeira vez, no dia 16 de novembro de 2012, no II Festival Itaporanguense de Arte e Cultura - FICA, que é realizado anualmente pelo Portal do Vale, com artistas da terra e o apoio de alguns empresários de itaporanguenses. Eles são irmãos do também cantor e compositor Marcos Maia, que juntamente com Nilton Mendes, criaram a imortal "Rotina Difícil".

Grifo nosso www.portaldovale.ne

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More