terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dos tempos de Misericórdia

Profissões que não mais existem ou em extinção


AS DUAS PROFISSÕES MAIS ANTIGAS

Quando ainda criança, ouvia dos adultos, vez ou outra, se referindo a prostituta como aquela que tem a profissão mais antiga do mundo. Ouvi também que a mais famosa nos idos de Misericórdia era Rosa de Chico Nitão, que não cheguei a conhecer. Dos meus tempos de criança/adolescente, lembro-me de Maria Pequena, amasiada com o Major Ananias e que era quem melhor fazia aqui em nossa terra, o rubacão com costelas de porco. Mulheres estas, que mesmo de um homem só, recebiam esta alcunha por não serem casadas e sim "amancebadas".
                                                                                      
Naquela época era tradição o menino ser encaminhado à vida sexual com mulheres, entre onze e quinze anos, pois antes, como fala Jessier Quirino, existia a mulherização das jumentinhas e outra fêmeas de animais. Vejo a cena como se fosse hoje, quando dobrei a "esquina do cinema", já estava preparado para o embate e o nome da professorinha era Penha, Maria da Penha, e se viva for aposentada ha muito tempo.

Sempre me dei bem com essas pessoas, em geral, "gente fina", respeitadoras, sendo a grande maioria pobres adolescente que ao engravidadem ou se "perderem" com os namorados, os pais as deserdavam e punham prá fora de casa. 

Era muito difícil para uma pessoa deste tipo conseguir a sua própria subsistência, imagina quando esperava uma criança e que teria que arcar com as despesas, sem ajuda dos pais e do pai. Restava-lhe um caminho "fácil", vender seu corpo, para conseguir seu sustento. É tanto que muitos as chamavam de Mulheres de Vida Fácil. E como era dura esta vida!

Trouxe o meu passado até os dias de hoje para expressar como esta profissão tão antiga exerce e ainda tem importância na sociedade atual. Conheci pessoa fabulosos e cito aqui sem querer constranger ninguém, duas grandes amigas, que convivi por muito tempo, quando eramos vizinhos de comércio; Raimunda e Judite (in memórian), que já partiu desta vida.

A segunda profissão mais antiga do mundo é a do político. Esta todos nós conhecemos, são os homens que mandam e desmandam neste país. Assisto nos noticiários diariamente a montanha de sujeira que estes “profissionais” tentam esconder debaixo dos enormes tapetes dos palácios e dos suntuosos prédios públicos, faria corar a mais reles das meretrizes.

Bravas mulheres do passado, que eram obrigadas a venderem seus corpos por falta de opção de uma vida melhor, mas que hoje se organizaram e tem até uma grife famosa. A Daspu.

"Infelizes políticos que ao chafurdarem na lama da corrupção fazem a cada dia um espetáculo cheio de cinismo, sem demonstrarem a menor culpa, mesmo caindo em desgraça diante de toda nação brasileira e do mundo inteiro, pois com a Internet, a cara deles aparecem nos quatro cantos do planeta.

Que DEUS em sua infinita bondade perdoe a todos. Assim como JESUS que defendeu a prostituta de ser apedrejada ao dizer 'Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar a primeira pedra'- João 8-7. Nós temos que aprender a conviver com as diferenças e lutar por um mundo melhor, mais humano e menos corrupto.

Finalizando, entendo que nos dias de hoje as prostitutas deram a volta por cima e conquistaram muito mais credibilidade do que a maioria dos políticos". É tanto que jocosamente há quem aconcelhe: "Nestas eleições votem nas mães, já que nos filhos não deu certo"

Em tempo: Esta é uma profissão que está quase extinta - a prostituição -, mas deu origem a muitas outras atuais mas sem o mesmo romantismo ou credibilidade, como as "Moças de Programas" também chamadas de "Acompanhantes" que vendem o corpo exclusivamente por dinheiro e não por necessidade ou sobrevivência, como antigamente. Hoje em dia tudo tem as suas facilidades, a profissão é até reconhecida pelo Ministério do Trabalho.

Quanto aos políticos, esta é a profissão que mais se prolifera em nosso país, senão vejamos: para as eleições municipas  faltam exatos 379 dias e em nossa cidade já contamos com mais de uma centena de précandidatos a vereador.

Chico Anysio - Velhinha Puta

portaldovale.ne em setembro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More