quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Paróquia de Itaporanga: 153 anos de instalação


A paróquia de Itaporanga está completando neste dia 11 de julho seus 153 anos de instalação. A história da Cidade de Itaporanga se confunde com a história da Paróquia, que foi instalada cinco anos antes da emancipação política do Município. Naquela época, um dos requisitos para a emancipação política era a instalação de uma Paróquia.
O povoado de Misericórdia, hoje Itaporanga, nasceu à beira do rio Piancó, a partir da chegada de um desbravador português, chamdo Antonio Vilela de Carvalho, que adquiriu junto à Casa da Torre, na Bahia, em 28 de julho de 1765, as terras que mais tarde deram origem ao município.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
A ocupação definitiva das terras aconteceu anos depois com a chegada de Joaquim Fonseca (conhecido por Joaquim Carnaúba), João Madeiro, Padre Lourenço e Alexandre Gomes da Silva, que iniciaram a ocupação do lugar, começando pela construção de uma capela que consagraram a Nossa Senhora do Rosário (atual Igreja do Rosário) e que contava apenas da parte que hoje é a capela-mor.

A capela pertencia à Paróquia de Pombal e, alguns anos depois, passou a pertencer à Paróquia de Piancó. Em torno dela, começaram a surgir as primeiras moradias.

A vila era chamada Misericórdia, posto que a imagem de Nossa Senhora do Rosário que havia sido entronizada na Capela tinha vindo da Santa Casa de Misericórdia, em Lisboa, Portugal.

Papa Pio IX
A vila prosperou de tal modo que, no dia 02 de agosto de 1859, era lido na Assembleia Provincial da Parahyba do Norte o ofício do Bispo de Olinda, Dom João da Purificação Marques Perdigão, comunicando o seu assentimento em elevar a capela de Misericórdia ao termo de Matriz, o que deu ensejo ao presidente da província, Luiz Antonio da Silva Nunes, em sancionar, no dia 11 de julho de 1860, a lei nº 05, que criava a paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Misericórdia. Àquela época, reinava como Sumo Pontífice o Santo Padre o Papa Pio IX.

Juntou-se ao esforço da Igreja, tendo à frente o Padre Lourenço, pároco da Paróquia de Santo Antônio em Piancó, a dedicação do povo de Deus e as pessoas influentes da vila, a fim de conseguirem a criação da paróquia. Para se ter uma ideia, Cajazeiras, atual sede do Bispado, a cuja jurisdição está vinculada a Paróquia de Itaporanga, mesmo com a influência que tinha, por ser a terra do Padre Rolim, ao ponto de ser vista como o centro da cultura paraibana naquela época, tornou-se paróquia apenas um ano antes de Itaporanga. Percebe-se, pois, que o Padre Lourenço tinha certa influência dada pelo povo naquela época, de modo a viabilizar tamanho acontecimento. Foi como que um reconhecimento do muito que ele fez.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Como capela, tínhamos como padroeira Nossa Senhora do Rosário, que era a grande devoção naquela época à Santa Mãe de Deus. Em 1860, ano da instalação da Paróquia, uma outra devoção a Nossa Senhora ganhava corpo: se espalhava por todo o mundo Católico o Dogma da Imaculada Conceição de Maria, proclamado em 1850 pelo Papa Pio IX.

Imagem da Padroeira de Itaporanga
Com a instalação da Paróquia, em 11 de julho de 1860, a devoção à Imaculada Conceição foi levada à Matriz, que passou a ser Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. A imagem da padroeira, detalhada com folhas de ouro e esculpida de madeira maciça, tem valor sentimental incalculável e está exposta no Altar da Igreja Matriz.
Em 27 de abril de 1892, foi criada a Diocese da Parahyba, desvinculando-a da Diocese de Olinda, de modo que a Paróquia de Misericórdia ficou sob essa nova jurisdição eclesiástica. Era Sumo Pontífice o Papa Leão XIII.
No dia 06 de fevereiro de 1914, o Papa São Pio X elevou a Diocese da Parahyba à dignidade de Arquidiocese e criou a Diocese de Cajazeiras, sob cuja jurisdição eclesiástica ficou pertencendo a Paróquia de Misericórdia.

Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho
Em 1960, o Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, então Pároco, celebrou com muita festividade o Centenário da Paróquia. As celebrações foram abertas no dia 11 de julho de 1960 e somente foi encerrada no dia 08 de dezembro daquele mesmo ano. Era Bispo de Cajazeiras Dom Zacarias Rolim de Moura e reinava como Sumo Pontífice o Santo Padre o Papa João XXIII.

Papa João XXIII













Padre Claudio Barros Praxedes
Já em 2010, o Padre Claudio Barros Praxedes, atual Pároco de Itaporanga, também com grande solenidade, celebrou a festa do Sesquicentenário Paroquial. As festividades foram precedidas de peregrinação da Imagem da Padroeira pelas Paróquias criadas a partir da Paróquia de Itaporanga, além novenário festivo, para cujas celebrações foram convidados os Párocos de Pombal e Piancó, paróquias-mãe da Paróquia de Itaporanga. Nesse tempo, estava (como ainda está) à frente da Diocese de Cajazeiras o Senhor Bispo Dom José Gonzalez Alonso, e como Sumo Pontífice o Santo Padre o Papa Bento XVI.






Papa Bento XVI

Dom José Gonzalez Alonso

Da Redação PASCOM
Postado por Paulo César Conserva em 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More