sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CAPÍTULO IX - Biu de Dedé


Se Fosse Gravar um CD...

Hoje o nosso grande sanfoneiro aposentou, praticamente, a sanfona só fazendo uso dela em dias e momentos bem especiais. 
Assim mesmo perguntei se tivesse oportunidade de gravar um CD que musicas gostaria que fossem paginadas nesta obra. Eis as suas respostas: 

Iª FAIXA - A primeira seria uma valsa que já ficou na história musical, chamada “Saudade de Ouro Preto”, gravada pela dupla Tonico e Tinoco, tendo como compositores: Antenógenes Silva e Alvarenga. 
Essa valsa me emociona muito, principalmente, quando toco para família porque no final todos cantam falando da terra. 
É emocionante, fala dos filhos ausentes e a saudade de sua terra. 
Eis a sua letra: 

Minha querida terra
De ti tenho saudade
És toda minha vida
Todo meu ser, minha vaidade.

Minha terra querida
Que me viu nascer
Debaixo deste céu
Feliz ei de morrer

Minha querida terra
De ti tenho saudade
És toda minha vida
Todo meu ser, minha vaidade.

Minha terra querida
Que me viu nascer
Debaixo deste céu
Feliz ei de morrer

2ª FAlXA - A segunda música é um xote muito gostoso de ser tocado e cantado, intitulado “Cenário de Amor”, da autoria de Petrucio Amorim e gravado por Flavio José e uma porção de bandas, incluindo Mastruz com Leite. A letra é assim: 

Nos braços de uma morena
Quase morro um belo dia,
Inda me lembro de meu cenário de amor,
Um lampião aceso.
O guarda roupa escancarado,
Vestidinho amassado debaixo de um batom,
Um copo de cerveja, uma viola na parede.
E uma rede convidando a balançar,
No cantinho da cama.
Um rádio a meio volume,
O cheiro de amor e de perfume pelo ar,
Numa esteira o meu sapato pisando o sapato dela,
Em cima da cadeira,
Aquela minha bela cela
Ao lado do meu velho alforje de caçador,
Que tentação,
Minha morena me beijando feito abelha, 
A lua malandrinha pela brechinha da telha,
Fotografando o meu cenário de amor

3ª FAIXA - A terceira música chamada “uspiro”é muito antiga; eu acho que só o Vando é que conhece e canta essa musica. (Enquanto Vando canta, todos estão rindo e falando sobre isso). Badu comenta: esta musica Suspiro eu acho que é de tio Vando; eu nunca ouvi ninguém cantar só ele. Já fiz de tudo na internet com cantores antigos e nunca encontrei nada. Olha a voz do homem como é bonita (todos rindo dizendo que a musica é de Wanduí, e que, de tanto cantá-la, as pessoas aprenderam-na). 

Suspiro

Suspiro que vai e vem
Suspiro que vai e vai
Suspiro tão doloridos
Que do meu peito sai

Suspiro que vai e vem
Razão deste meu viver
Suspiro que são saudades
Saudades que eu sinto meu bem querer

Vivo a suspirar, ai, ai!
Vivo a chorar, ai, ail
Vivo a esperar, ai, ai.
Ela me querer

Quando eu morrer, você vai ver
Minha alma vai padecer
Ela vai vagar
Pra depois vigiar você

4ª FAIXA - Eu homenagearia nesta faixa o grande compositor e acordeonista gaúcho Pedro Raymundo que compôs esta belissima música “Escadaria” e que revela, na realidade, quem é bom sanfoneiro, durante a sua execução. Ou toca ou se borra todo. 

5ª FAIXA – “Bicho Carpinteiro”, da autoria de Mario Zan e Ângelo Reali que foi gravado com solo de instrumentos diversos, por muitos artistas e gravado com o ritmo de chorinho e também de baião. 
Faz parte do repertorio do Clã Brasil 

6ª FAlXA – “Sem Ela” de Herivelto Martins (todos cantam a musica) 

Eu era tão diferente
Sem ela
E ela me apareceu de repente
Agora eu vivo com ela contente
Mas a minha mudança
Quem é que não sente
Quem é que não sente
Os amigos me aconselham
Manda essa mulher embora
Ela já soube
Coitadinho como chora
Sem eles não vivo bem
Sem ela muito pior
Mas, contudo
Viver pra ela é melhor

Uma homenagem bem especial ao Dedé. É um forró muito bonito composto pelo meu irmão João Dehon Fonseca que, além de engenheiro agrônomo, é também um excelente escritor, poeta e compositor. Este forró tem letra e música dele. Foi composto em 1990, mas, continua bem atualizado. 
Olha aí, Lucy Alves, esta homenagem para o seu avô e para os tios Biu e Vando. Aproveíte-a no próximo CD. 
A melodia é linda! 

Forró no Cantinho

Seu Dedé pegue seu fole,
Sei que o senhor não é mole,
Um forró vamos fazer;
Peço não venha sozinho,
Pois, forrá lá no Cantinho,
Vai até o amanhecer.
Convide o seu filho Riu,
Para sanfona tocar;
Contrate um bom zabumbeiro,
Vamos limpar o terreiro,
Nessa noite forrozar.
Forrozar, forrozar,
Nessa noite forrozar,
Forrozar. forrozar,
Nessa noite forrozar.

Seu Dedé, seu cabra macho,
Pegue os seus oito baixos,
Pro forrá já começar,
As moças “namoradeira”,
Estão na beira da fogueira,
Esperando prá dançar.
Convide, também, o Vando,
Pro pandeiro ele tocar,
Sei que vai dar muita gente,
Todo muito bem contente,
Vai dançar e forrozar,
Forrozar, forrozar,
Vai dançar e forrozar,
Forrozar, forrozar,
Vai dançar e forrozar.

A moçada do Cantinho,
Faz forrá bem direitinho,
Que até dá gosto ver;
Não tem briga, nem arruaça,
Pois, o cabra que ali caça
Companheiro não vai ter.
No Cantinho de ltaporanga,
Tem forró disciplinado,
Todo mundo animado,
Brinca até o sol raiar,
Brinca até o sol raiar
De forrozar e forrozar,
Brinca até o sol raiar
De forrozar e forrozar.

Do livro Biu de Dedé

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More