quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Homenagem a Padre Zé - II

Continuação do Cordel...


Padre Zé todo o tempo 
A sua mão estendeu 
Aos mais necessitados 
Que a ele recorreu 
Nunca negou a ninguém 
Toda vida fez o bem 
Aquele o que procurou 
Fazia de coração 
Ajudava aos irmãos 
Em nome de Nosso senhor.

Eu nunca lá estudei 
Mais meus colegas falavam 
Das coisas do dia a dia 
Que no colégio passava 
Ele era muito engraçado 
Se alguém chegava atrasado 
Mandava voltar pra traz 
Falava dessa maneira: 
“Você me desça essa ladeira 
E por favor não suba mais”. 

Hoje por todo o Brasil 
Tem muita gente formanda 
Médico, engenheiro, juíz 
Promotor, dentista e padre 
Enfermeiro e professor 
Musico também estudou 
Só eu que não estudei 
Porque meu pai não deixou 
Com meus sonhos ele acabou 
Sonhos que eu tanto sonhei. 

Hoje muitos pais de família 
Tem os seus filhos formados 
Muitas pessoas ilustres 
Nesse mundão espalhandos 
Às vezes alguém aparece 
E quando, vem agradece 
Por ser hoje, o que ele é 
Hoje eu só devo favor 
A Jesus Nosso Senhor 
E ao amigo Padre Zé. 

A luta de Padre Zé 
Fez muita coisa mudar 
Até a Igreja Matriz 
Precisava aumentar 
Por que daquele tamanho 
Não dava pra seu rebanho 
Ficar bem acomodado 
Mais um sonho realizou 
A igreja reformou 
Ha muitos anos passados. 

Padre Zé se tornou ídolo 
De toda comunidade 
Não sei como uma pessoa 
Consegui ser tão amado 
Homem, menino e mulher 
Quando fala em Padre Zé 
Falam com muito amor 
Que pena que isso é passado 
Hoje ele vive sentado 
Do lado de Nosso Senhor 

Eu conheci Padre Zé 
E também tive o prazer 
Convivi muito com ele 
No tempo do ECC 
Nós nos tornamos amigos 
Ele continua vivo 
Dentro do meu coração 
Também no meu pensamento 
Eu não esqueço um momento 
Do Padre amigo e irmão.

Padre Zé tinha uma memória 
Igual um computador 
Na missa dominical 
Ele sabia quem faltou 
Depois ele perguntava: 
“Você Domingo não estava 
Na missa que eu não lhe vi”. 
Sempre prestava atenção 
A ausência do irmão. 
Não lhe deixava feliz 

Ele gostava de ver 
A igreja cheia de gente 
Ele pregava a palavra 
Feliz e muito contente 
Depois que a missa acabava 
Ele ainda aconselhava 
A quem um conselho pedia 
Essa era a sua vida 
Voltada para os irmãos 
E para o bem das famílias. 

Eu ainda sinto saudade 
Da festa da padroeira 
Das quermesses e dos leilões 
Que reuniam famílias inteiras 
Que vinham prestigiar 
As crianças vinham olhar 
Bem de perto o pastoril 
Eles ficavam encantados 
Tudo era organizado 
Sempre como ele pediu.

Padre Zé tinha outro sonho 
Um dia ele me falou 
De construir a estátua 
De Jesus Nosso senhor 
Na serra da goiabeira 
Ali vai dar de primeira 
O que eu pretendo fazer 
É o Cristo Redentor 
Ele sempre me ajudou 
Mais uma vez vou vencer. 

Eu pensei que aquilo fosse 
Dele uma brincadeira 
Um projeto desse porte 
Gastava muito dinheiro 
Pra mim isso era impossível 
Mas não pra um homem que vive 
A sua vida a sonhar 
Mas seus sonhos eram verdade 
Pra tornar realidade 
Tinha muito que trabalhar. 

Ele deu o primeiro passo 
Procurando Omar Mangueira 
Pediu aquela chapada 
Da serra da goiabeira 
Dizendo ele: “eu queria 
Quando morrer um dia 
Não deixar só a saudade 
Me dê um sim, por favor 
Quero construir o Cristo Redentor 
Pra abençoar a cidade. 

Seu Omar um homem bom 
Não teve muito a pensar 
Doou aquele terreno 
Logo, logo foi passar 
Para a Igreja o documento 
Padre Zé ficou contente 
E começou a dizer 
Pra toda comunidade 
O Cristo dessa cidade 
Se Deus quiser vou fazer.

Voltou a pedir ajuda 
Aqueles que mais podiam 
Toda ajuda era bem vinda 
Não importava a quantia 
E ele muito empolgado 
Construiu uma estrada 
Para na serra chegar 
Não achava nada difícil 
Não era nenhum sacrifício 
Para quem gosta de trabalhar.

A estrada estava feita 
E terreno planeado 
A planta já toda pronta 
E tudo já em encaminhando 
Ele não tinha preguiça 
Não sabia o que era isso 
Não se achava cansado 
E no domingo a tarde 
Celebrou a primeira missa 
Para muitos convidados.

Veja Também:

Homenagem a Padre Zé
Poeta Bernardini Pinto

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More