terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Itaporanga e UFPB firmam parceria para melhor gerenciar o lixo da cidade

O prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro (PSDB) assinou na tarde de ontem em João Pessoa documento que permitirá a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos Urbano do município. Para elaboração deste plano foi firmado uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itaporanga e o Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Paraíba.

A previsão é de que todo o processo de elaboração do plano seja finalizado nos últimos meses do próximo ano, conforme cronograma de execução apresentado. A elaboração deste plano será realizada nas seguintes etapas: Perfil da geração de resíduos sólidos, Caracterização física dos Resíduos, Avaliação do processo atual de gerenciamento e elaboração do Plano de gerenciamento dos resíduos sólidos do Município.

Esta parceria com a Universidade Federal da Paraíba também servirá como base para a dissertação do mestrando Vanderlan Alves de Lima Júnior do programa de pós-graduação em Engenharia Urbana e Ambiental, que é orientado pelo Prof. Dr. Joácio de Araújo Morais Júnior.

Vanderlan nos informou que são inúmeros os benefícios para o município de Itaporanga. Ele destacou o atendimento às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual prevê que o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Municipais trará prioridade para a liberação de recursos nesta área, nos próximos anos.

 “Além disto, haverá outros benefícios econômicos e sociais, como: a ressocialização dos catadores de lixo; o aumento da vida útil do aterro sanitário, que está sendo implantado no Município; a contribuição para reduzir a extração de recursos naturais, devido ao aumento da reciclagem; a economia de energia e a diminuição da poluição.

itaporanga.net em agosto de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More